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Curso Metodologia Científica Introdutória

8 nov - 2021 • 19:00 > 30 nov - 2021 • 21:00 Ver datas e horários

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Descrição

CURSO METODOLOGIA CIENTÍFICA INTRODUTÓRIA 

INSTRUTOR: Milton Bernardes Junior é sociólogo pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP) é especialista em metodologia da didática do Ensino Superior (Faculdade São Bento da Bahia). Ele também é mestre pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Salamanca (Espanha). Doutor em Antropologia Iberoamericana pela Universidade de Salamanca (Espanha). Atualmente, além de atuar nas áreas de metodologia científica e sociologia jurídica, desenvolve estudos sobre identidade e cultura, estudos de gênero, práticas e representações culturais. Estuda a complexidade dos processos de regulamentação e (des)sacralização da comida de santo em Salvador, Bahia. Portanto, investiga sobre os seguintes temas/áreas: Identidade e diversidade, grupos etnicos, sociologia da alimentação, sociologia religiosa, sociologia jurídica, metodologia cientifica.




AULA

COMPETÊNCIAS

OBJETIVOS

CONTEÚDOS

 

 

 

 

08/11

 

 

 Conhecimento críticos do conteúdo programático da disciplina Metodologia Científica.

Apresentar a estrutura do curso, discutir a importância na pesquisa na formação do aluno, mostrar o papel e a relevância da metodologia na construção do conhecimento científico.

Apresentação da estrutura do  curso. A importância do conhecimento científico.

 

  

10/11

O conceito de conhecimento, o ato de conhecer, a dinâmica na relação do sujeito e objeto na investigação  e a importância dos conhecimentos prévios em relação ao objeto

Apresentar correntes e indicações de teóricos que tratam sobre questões da sociedade, mudanças, transformações e interpretações de mundo.   

O conceito de conhecimento.

A evolução e desenvolvimento

da investigação científica,

notas sobre

 as revoluções científicas.

12/11

O conceito de ciência, traçar uma trajetória histórica do conhecimento e do método científico, expor os tipos de conhecimentos e refletir sobre mudanças de paradigmas nas sociedades.  

Refletir sobre o conceito de paradigma na contemporaneidade. Definir e apresentar os diferentes tipos de conhecimentos e suas características.

O conhecimento e suas

implicações. Modos de conhecer

o mundo. Tipos de conhecimentos.

Sugestão

de referenciais teóricos que

analisam e refletem sobre a

produção científica e as

sociedades na

contemporaneidade.

17/11

Fundamentos, métodos e técnicas de pesquisa na elaboração do trabalho científico

Conhecer métodos e formas de leitura:  economia e eficiência nos estudos

Apresentar a importância da

leitura, seleção e velocidade ao ler.

Destacar a importância do

fichamento. Dos textos,

técnicas de fichamentos e

novas tecnologias no

auxílio às leituras e fichamentos.

19/11

Leitura, compreensão e elaboração de textos com a devida utilização das técnicas e dos métodos pertinentes;

Explicar o conceito de plágio, suas consequências quando utilizados na produção científica.

 

Mostrar de que forma a NBR 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas pode contribuir como ferramenta essencial na produção textual.

A importância da autoria

na produção do conhecimento

científicos, definição de plágio e suas consequências

no meio acadêmico e

profissional. Estudo da

NBR 10520 – Citações.

22/11

A importância do projeto de pesquisa. Contribuição do planejamento e da metodologia no início do trabalho investigativo

Apresentar e definir os principais elementos de um projeto de pesquisa

Apresentação e definição de cada elemento que compõe um projeto de pesquisa com destaque para a importância da elaboração de um projeto de pesquisa. O projeto de pesquisa para trabalhos de conclusão de curso ou processo seletivo de pós-graduação.

24/11

O conceito de verdade, certeza e evidência na construção do objeto de pesquisa

Verificar a definição do conceito de verdade, suas características e tipos. Os fundamentos do conceito de certeza e suas características

Estudo sobre o conceito verdade e certeza. Definições, características e relações com o objeto e a realidade.

26/11

O conceito de problema: os diferentes tipos de problemas, definir a forma de elaborar um problema científico.  

 

Avaliar os conceitos apreendidos pelo texto de Antônio Carlos Gil e fazer uma atividade prática em sala de aula com a finalidade de exercitar a elaboração de perguntas de pesquisa.  

Estrutura do trabalho acadêmico, NBR 14724 . Formas e métodos para a elaboração de uma pergunta de pesquisa. Aula prática sobre problematizações em iniciação científica.

29/11

Exposição dos temas escolhidos para discussão da problemática e estrutura do trabalho acadêmico

Verificar as temáticas criadas a título de simulação de um pré-projeto.

 

Fazer a análise crítica das apresentações com a finalidade pedagógica de construir conhecimento coletivamente.

Exposição dos alunos de temas selecionados ao objeto de pesquisa escolhido (simulação de pré-projeto) para  a exposição do problema de pesquisa e análise das variáveis.  

30/11

 

Exposição dos temas escolhidos para discussão da problemática e estrutura do trabalho acadêmico, finalização do curso.

Analisar os conteúdos apreendidos pelos alunos em relação ao projeto de pesquisa.

 

Pensar sobre os conteúdos apresentados no curso.

Exposição dos alunos de temas selecionados ao objeto de pesquisa escolhido (simulação de pré-projeto) para  a exposição do problema de pesquisa e análise das variáveis.  Considerações finais do curso e troca

de experiências de pontos do curso que contribuíram para o processo de aprendizado dos(as) discentes.


BIBLIOGRAFIAS

GIL, Antônio Carlos.  Como elaborar projetos de pesquisa.  São Paulo:  Atlas, 2010.

KOCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica : teoria da ciência e prática da pesquisa. Rio de Janeiro: Vozes ,1993.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica : a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 3 ed. São Paulo, Atlas, 2010.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Sevilha. Manual de metodologia da

pesquisa no direito. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as Ciências. 11. ed. Porto: Afrontamento, 1999.

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Sobre o organizador

Gabinete Português de Leitura

O Gabinete Português de Leitura (GPL) é uma instituição cultural, literária e de estudos lusófonos situado em Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia, fundado a 2 de março de 1863. Além da Biblioteca, do Gabinete de Leitura propriamente dito, ali situa-se o Centro de Estudos Portugueses - Casa Fernando Pessoa, inaugurado em 23 de maio de 1984. Diversas atividades culturais têm lugar na instituição, dos mais ativos centros culturais de Salvador.

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