8 nov - 2021 • 19:00 > 30 nov - 2021 • 21:00 Ver datas e horários
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CURSO METODOLOGIA CIENTÍFICA INTRODUTÓRIA
INSTRUTOR: Milton Bernardes Junior é sociólogo pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP) é especialista em metodologia da didática do Ensino Superior (Faculdade São Bento da Bahia). Ele também é mestre pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Salamanca (Espanha). Doutor em Antropologia Iberoamericana pela Universidade de Salamanca (Espanha). Atualmente, além de atuar nas áreas de metodologia científica e sociologia jurídica, desenvolve estudos sobre identidade e cultura, estudos de gênero, práticas e representações culturais. Estuda a complexidade dos processos de regulamentação e (des)sacralização da comida de santo em Salvador, Bahia. Portanto, investiga sobre os seguintes temas/áreas: Identidade e diversidade, grupos etnicos, sociologia da alimentação, sociologia religiosa, sociologia jurídica, metodologia cientifica.
AULA |
COMPETÊNCIAS |
OBJETIVOS |
CONTEÚDOS |
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08/11
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Conhecimento críticos do conteúdo programático da disciplina Metodologia Científica. |
Apresentar a estrutura do curso, discutir a importância na pesquisa na formação do aluno, mostrar o papel e a relevância da metodologia na construção do conhecimento científico. |
Apresentação da estrutura do curso. A importância do conhecimento científico.
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10/11 |
O conceito de conhecimento, o ato de conhecer, a dinâmica na relação do sujeito e objeto na investigação e a importância dos conhecimentos prévios em relação ao objeto |
Apresentar correntes e indicações de teóricos que tratam sobre questões da sociedade, mudanças, transformações e interpretações de mundo. |
O conceito de conhecimento. A evolução e desenvolvimento da investigação científica, notas sobre as revoluções científicas. |
12/11 |
O conceito de ciência, traçar uma trajetória histórica do conhecimento e do método científico, expor os tipos de conhecimentos e refletir sobre mudanças de paradigmas nas sociedades. |
Refletir sobre o conceito de paradigma na contemporaneidade. Definir e apresentar os diferentes tipos de conhecimentos e suas características. |
O conhecimento e suas implicações. Modos de conhecer o mundo. Tipos de conhecimentos. Sugestão de referenciais teóricos que analisam e refletem sobre a produção científica e as sociedades na contemporaneidade. |
17/11 |
Fundamentos, métodos e técnicas de pesquisa na elaboração do trabalho científico |
Conhecer métodos e formas de leitura: economia e eficiência nos estudos |
Apresentar a importância da leitura, seleção e velocidade ao ler. Destacar a importância do fichamento. Dos textos, técnicas de fichamentos e novas tecnologias no auxílio às leituras e fichamentos. |
19/11 |
Leitura, compreensão e elaboração de textos com a devida utilização das técnicas e dos métodos pertinentes; |
Explicar o conceito de plágio, suas consequências quando utilizados na produção científica.
Mostrar de que forma a NBR 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas pode contribuir como ferramenta essencial na produção textual. |
A importância da autoria na produção do conhecimento científicos, definição de plágio e suas consequências no meio acadêmico e profissional. Estudo da NBR 10520 – Citações. |
22/11 |
A importância do projeto de pesquisa. Contribuição do planejamento e da metodologia no início do trabalho investigativo |
Apresentar e definir os principais elementos de um projeto de pesquisa |
Apresentação e definição de cada elemento que compõe um projeto de pesquisa com destaque para a importância da elaboração de um projeto de pesquisa. O projeto de pesquisa para trabalhos de conclusão de curso ou processo seletivo de pós-graduação. |
24/11 |
O conceito de verdade, certeza e evidência na construção do objeto de pesquisa |
Verificar a definição do conceito de verdade, suas características e tipos. Os fundamentos do conceito de certeza e suas características |
Estudo sobre o conceito verdade e certeza. Definições, características e relações com o objeto e a realidade. |
26/11 |
O conceito de problema: os diferentes tipos de problemas, definir a forma de elaborar um problema científico.
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Avaliar os conceitos apreendidos pelo texto de Antônio Carlos Gil e fazer uma atividade prática em sala de aula com a finalidade de exercitar a elaboração de perguntas de pesquisa. |
Estrutura do trabalho acadêmico, NBR 14724 . Formas e métodos para a elaboração de uma pergunta de pesquisa. Aula prática sobre problematizações em iniciação científica. |
29/11 |
Exposição dos temas escolhidos para discussão da problemática e estrutura do trabalho acadêmico |
Verificar as temáticas criadas a título de simulação de um pré-projeto.
Fazer a análise crítica das apresentações com a finalidade pedagógica de construir conhecimento coletivamente. |
Exposição dos alunos de temas selecionados ao objeto de pesquisa escolhido (simulação de pré-projeto) para a exposição do problema de pesquisa e análise das variáveis. |
30/11
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Exposição dos temas escolhidos para discussão da problemática e estrutura do trabalho acadêmico, finalização do curso. |
Analisar os conteúdos apreendidos pelos alunos em relação ao projeto de pesquisa.
Pensar sobre os conteúdos apresentados no curso. |
Exposição dos alunos de temas selecionados ao objeto de pesquisa escolhido (simulação de pré-projeto) para a exposição do problema de pesquisa e análise das variáveis. Considerações finais do curso e troca de experiências de pontos do curso que contribuíram para o processo de aprendizado dos(as) discentes. |
BIBLIOGRAFIAS
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
KOCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica : teoria da ciência e prática da pesquisa. Rio de Janeiro: Vozes ,1993.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica : a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 3 ed. São Paulo, Atlas, 2010.
MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Sevilha. Manual de metodologia da
pesquisa no direito. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as Ciências. 11. ed. Porto: Afrontamento, 1999.
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Gabinete Português de Leitura
O Gabinete Português de Leitura (GPL) é uma instituição cultural, literária e de estudos lusófonos situado em Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia, fundado a 2 de março de 1863. Além da Biblioteca, do Gabinete de Leitura propriamente dito, ali situa-se o Centro de Estudos Portugueses - Casa Fernando Pessoa, inaugurado em 23 de maio de 1984. Diversas atividades culturais têm lugar na instituição, dos mais ativos centros culturais de Salvador.