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Curso Mente Além do Cérebro ONLINE (26, 27 e 28 de MARÇO)
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Curso Mente Além do Cérebro ONLINE (26, 27 e 28 de MARÇO)

26 mar - 2021 • 19:00 > 28 mar - 2021 • 17:30

Evento Online via Zoom

Descrição

  Nas palavras do físico teórico Steven Weinberg, “quanto mais compreensível parece o Universo, mais sem sentido ele se mostra aos nossos olhos”. A visão de mundo apresentada pelas neurociências, as ciências cognitivas e as filosofias da mente dominantes, ou seja, mais comumente encontradas no sistema acadêmico-científico moderno, parece confirmar/ respaldar o ponto de vista de Weinberg.

 

  Ou seja, nessa visão, a nossa existência não teria significado, e o niilismo, o hedonismo e o cinismo, tão comuns em nossa sociedade moderna, estariam plenamente justificados. A epidemia da depressão, que já atinge quase 10% da população mundial, seria, da mesma maneira, o nosso destino inevitável. Assim, valeria a afirmação do filósofo britânico Bertrand Russel sobre a condição humana, para quem

 

  “O Homem é o produto de causas que não tinham qualquer previsão do fim que estavam alcançando, que sua origem, seu crescimento, suas expectativas e medos, seus amores e crenças são apenas o resultado de posicionamentos acidentais de átomos, que todos os trabalhos das eras, toda devoção, todas as inspirações, todo o brilho esfuziante do gênio humano estão destinados à extinção na vasta morte do sistema solar”.

 

  Caso fôssemos informados pelo melhor conhecimento científico-filosófico de nossos tempos, estaríamos condenados a aceitar e a abraçar a visão de mundo de Steven Weinberg e Bertrand Russel? O problema mente-cérebro, a saber, a questão a respeito da relação entre processos cerebrais e a experiência subjetiva humana da consciência, se coloca na fronteira dessa pergunta.

 

  A natureza última da realidade seria somente material? A consciência seria uma ilusão causada pelo cérebro humano? As nossas vidas seriam sem sentido?

 

  Ou a consciência seria parte fundamental do tecido da realidade? E, seja esse o caso, quais seriam as consequências para as nossas vidas práticas?

 

  O curso apresenta uma visão alternativa às visões de Steven Weinberg e Bertrand Russel, onde a mente, ao invés de ser entendida como um software que roda em um computador (hardware), a saber, o cérebro, é entendida como uma “onda” (substância) que é filtrada/ selecionada/ transmitida pelo cérebro (sem se reduzir a ele).

 

  Portanto, o curso Mente Além do Cérebro apresenta o problema mente-cérebro, desde a destruição de uma visão de mundo clássica, levada a cabo com o surgimento e expansão da ciência moderna, até a nova leva de teorias, modelos e evidências empíricas que sugerem que o cérebro apenas filtra a mente.

 

  Isso significa dizer que, em vez de produzir a totalidade da consciência/ experiência humana, o cérebro apenas delimita as suas condições ou aparência em seus estados ordinários. O que seria, nesse caso, a consciência humana? E qual seria a sua relação com a natureza da realidade?

 

  Essa é a questão central do curso, fruto de uma pesquisa de cinco anos do professor, e baseando-se em uma pesquisa, sem precedentes, de um grupo multidisciplinar de cerca de 40 pesquisadores ilustres, advindos de instituições de excelência acadêmica, que se reuniram por cerca de 15 anos no Centro de Teoria e Pesquisas do Instituto Esalen, no Big Sur, Califórnia, EUA.

 

  Em uma linguagem fácil, clara e acessível para qualquer participante, independente da procedência e background, o curso apresentará um inventário de pesquisas pouco exploradas em torno de experiências extraordinárias da consciência humana, como experiências de quase-morte, fenômenos paranormais, centros secundários de consciência (incluindo transtornos de personalidade múltipla, transtornos dissociativos de identidade, “histeria”, “obsessão” e “mediunidade”), “casos de tipo de reencarnação” (CORT), crises de “aparição”, “visões de leito de morte”, lucidez terminal, casos extremos de influência psicofisiológica (como casos de estigma, anestesia hipnótica, casos extremos de efeito placebo e nocebo, experiências extraordinárias em esportes, artes marciais e práticas espirituais), estados alterados de consciência e experiências místicas, além de casos de capacidade, precisão e profundidade de informação que desafiam as teorias e modelos materialistas (como genialidade, síndrome de savantismo e casos de prodígio – de memória, de cálculo, musical, etc).

 

  O curso oferece suporte filosófico-científico para praticantes de medicina integrativa, psicologia transpessoal, métodos holísticos e alternativos de tratamentos para o corpo físico, mental, emocional e espiritual. O curso nos abre para a possibilidade de uma vida mais rica, mais plena, mais significativa, onde o propósito mais profundo de nossas vidas possa ser despertado, realizado, descoberto.


  Para saber mais sobre o professor/ organizador acesse: https://www.gustavorocha.net.

  Para saber mais sobre o curso acesse: http://www.mentealemdocerebro.com.br

  

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Sobre o organizador

Gustavo Rodrigues Rocha

Gustavo Rodrigues Rocha é professor no Dept. de Física da UEFS e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA/ UEFS , trabalha com história e filosofia das ciências, com ênfase em história da física no século XX. Bacharel em Física e Mestre em História da Ciência pela UFMG. Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA, com doutorado sanduíche no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA, e pós-doc na UC Berkeley, Califórnia, EUA.

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