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Curso: Gestão de Grupos e Espaços Cênicos

www.inspirebr.com.br/ead - Belo Horizonte, MG
18 de outubro de 2018, 07h - 22 de novembro de 2018, 23h55

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Inscrição

R$ 0,00

Inscrição
R$ 250,00  (+ R$ 25,00 taxa)
Pague em até 12x
Inscrições até 26/09/2018
Encerrado

Descrição do evento

O curso Gestão de Grupos e Espaços Cênicos propõe uma reflexão sobre o dia a dia da gestão de grupos e espaços culturais voltado para as artes cênicas. Esse universo será abordado a partir dos temas ligados à organização geral de espaços e grupos, levantando em consideração à sua realidade cotidiana, as questões relacionadas ao planejamento coletivo, às tendências para uma perspectiva de sustentabilidade, a importância da circulação teatral na atualidade.

 

A proposta é criar uma oportunidade para a profissionalização, a reflexão crítica e o intercâmbio de experiências entre os gestores culturais das artes cênicas em âmbito nacional. A multiplicidade de perfil exige uma reflexão profunda sobre o lugar onde estão inseridos e as características dos locais destinados à produção e à fruição das artes, da cultura e do compartilhamento de conhecimentos a partir dos conceitos, práticas e experiências da gestão contemporânea.  

 

Coordenação: Maria Helena Cunha


Público Alvo: Gestores, produtores e artistas que atuam em espaços culturais voltados para as artes cênicas, centros culturais e organização de atividades em espaços públicos, além daqueles profissionais que estão presentes na gestão e produção de grupos teatrais e coletivos que tem como foco a atuação cultural.

 

Informações Gerais

 

                                    INSCRIÇÕES pelo site: www.inspirebr.com.br

     Período de realização: de 18 de Outubro a 22 de Novembro

                                                                             Carga horária: 36h/a

INVESTIMENTO: R$ 250,00


Informações: (31) 99690 4540

 contato@inspirebr.com.br

                  Observação: O curso será aberto com o mínimo de 100 inscrições

 

Conteúdo programático

 

Aula 1 - Ambientação em EAD (4 dias)

Profa. Patricia Faria (Belo Horizonte)

Ementa: Quebrar resistências de uma aprendizagem virtual e estabelecer uma relação amigável com a tecnologia. Analisar os vários pontos da plataforma do curso, otimizar a utilização de seus recursos e explicitar a metodologia de aprendizagem adotada. Por fim, apresentar o curso, detalhar o conteúdo de cada aula, os nomes e currículos dos profissionais envolvidos em sua concepção pedagógica.

 

Aula 2 - Gestão e Planejamento Colaborativo (8h/a)

Profa. Maria Helena Cunha (Belo Horizonte)

Ementa: Esta disciplina tem como objetivo discutir e identificar os desafios e a importância do planejamento como ferramenta de gestão para grupos e espaços culturais, analisando o processo de estruturação de um planejamento estratégico participativo e as possibilidades de construção coletiva. Relacionar o conceito de planejamento estratégico, plano de ação, plano de sustentabilidade, monitoramento e avaliação.

 

Aula 3 - Gestão de Grupos e Espaços das Artes Cênicas (8h/a)

Prof. Chico Pelúcio (Belo Horizonte)

Ementa: A proposta desta disciplina é apresentar algumas das principais questões em debate sobre os caminhos, as tendências, as visões sobre a gestão de grupos e espaços culturais na atualidade. Os desafios concretos na gestão nos leva a considerar a necessidade de reordenação da lógica de funcionamento do setor e a complexidade das relações profissionais. No caso dos espaços,serão considerados os seus processos de curadoria, o diálogo constante com a comunidade onde estão instalados, os dilemas do projeto educativo e o que priorizar na política de atendimento.

 

Aula 4 - Financiamento às Artes Cênicas - alternativas e desafios (8h/a)

Prof. Alexandre Vargas (Porto Alegre)

Ementa: Esta disciplina traz a discussão atual sobre a sustentabilidade da cultura e as especificidades das artes cênicas no Brasil. Quais são as alternativas de desenvolvimento de ações propositivas que levam às realizações teatrais, ressaltar experiências atuais e, ao mesmo tempo, considerar o papel das políticas públicas do Estado para o setor, as leis de incentivo à cultura, editais públicos e privados.

 

Aula 5 - Circulação Teatral e as Experiências dos Festivais (8h/a)

Prof. Marcelo Bones (Belo Horizonte)

Ementa: O papel histórico dos festivais de artes cênicas no Brasil e suas relações internacionais para o desenvolvimento do setor. A importância da circulação como possibilidade de real intercâmbio, de troca de experiências, de exibição e fruição. O público como foco desse processo de circulação. Quais são esses festivais e suas agendas.   

 

 

Currículos de professores

 

Prof. Alexandre Vargas (Porto Alegre)

Artista de teatro, empreendedor cultural, pesquisador e curador de artes cênicas de Porto Alegre. Por mais de 27 anos desenvolve uma intensa atividade relacionada às artes cênicas, especialmente no teatro, como criador, intérprete, diretor e gestor cultural. Criador e diretor artístico do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, colabora em comissões de seleção e curadorias independentes para outros festivais no Brasil. Idealizou e coordena a 1a Bienal de Dramaturgia Qorpo Santo e é diretor do Centro de Pesquisa Teatral do Ator (CPTA). É representante da La Red de Promotores Culturais da América Latina e Caribe no Rio Grande do Sul e integrante da Rede Brasileira de Festivais de Teatro, na qual é um dos articuladores do SIFTB. Atualmente é o diretor do Intercena.

 

Prof. Chico Pelúcio (Belo Horizonte)

Ator e diretor de teatro, integrante do Grupo Galpão. Formado em Administração de Empresas com especialização em cinema, dirigiu vários espetáculos do Centro Cultural Galpão Cine Horto, do Grupo Galpão e de outras Companhias, entre elas, Cia Burlantins, Camaleão Grupo de Dança, Circo roda de SP. Coordenador geral do Galpão Cine horto desde 1998 também atuou na área de produção e gestão do Galpão e em edições Festivais Internacionais de Teatro de Rua/ FIT-BH.  Em 2005 e 2006, esteve à frente da presidência da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes.  Integrante do Conselho Editorial da Revista Sub Texto, Autor do livro “Do Grupo Galpão ao Galpão Cine Horto: Uma história de Gestão Cultural” em parceria com Romulo Avelar.

 

Prof. Marcelo Bones (Belo Horizonte)

Programador, consultor e assessor de importantes festivais teatrais brasileiros. Idealizador e coordenador do Observatório dos Festivais (festivais.org.br), organização para a difusão de informações, reflexões e pesquisas sobre festivais de teatro no Brasil. Diretor Executivo da Platô – Plataforma de Internacionalização do Teatro, consórcio de quatro grupos teatrais que se reuniram para ações de internacionalização (Luna Lunera, Teatro Invertido, Teatro Andante e Espanca!). Foi Diretor de Artes Cênicas da FUNARTE de 2009 a 2011. Licenciado em Ciências Sociais, é professor, diretor e fundador do Grupo Teatro Andante. Foi entre 2015 e 2016 consultor na área do teatro da Política Nacional das Artes do Ministério da Cultura.

 

Profa. Maria Helena Cunha (Belo Horizonte)

Diretora da Inspire| Gestão Cultural e da DUO Editorial, Mestre em Educação (FAE/UFMG), Especialista em Planejamento e Gestão Cultural (PUC/MG). Foi coordenadora acadêmica do curso de pós-graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário UNA (2004/2011). É membro do Corpo Editorial da revista on-line Política Cultural em Revista. Publicou o livro Gestão Cultural: Profissão em Formação. Foi coordenadora pedagógica do Programa Competências Criativas, 2014/2015. Fez a coordenação de Planejamento do Programa de Soluções Estratégicas para as Artes Cênicas (Teatro Andante/ SEBRAE-MG), 2015. Foi coordenadora de conteúdo e pedagógica do EAD – Curso de Gestão e Políticas Culturais, realizado pelo Observatório Itaú Cultural, 2017. Faz a coordenação geral da EAD|Inspire e da Inspire Biblioteca Virtual, especializada em um acervo sobre gestão e políticas culturais.

 

Profa. Patricia Faria (Belo Horizonte)

Graduada em Psicologia pela UFMG, é especialista em Planejamento e Gestão Cultural pelo IEC/PUC-Minas. Desde 1992 é Coordenadora da  Escola Livre COMUNA S.A., que em 2007 tornou-se  um Pontão de Cultura com o projeto "Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura" de todo Brasil.

 

Sobre o produtor

Inspire Gestão Cultural

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Local

www.inspirebr.com.br/ead
Rua Santo Antônio do Monte, 476
Belo Horizonte, MG

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