22 jan - 2021 • 10:00 > 19 fev - 2021 • 12:00
Evento Online via Google Meet
// OBJETIVO
O objetivo deste curso é abordar as diversas tendências estéticas teatrais na contemporaneidade. Cada ministrante tratará o assunto de acordo com a sua experiência e suas pesquisas.
O curso de caráter teórico/prático tem carga horária total de 20 horas, sendo 10 horas pela plataforma Google Meet. As demais horas serão para realização de trabalhos e atividades propostas, que servirão de avaliação.
// DATA E LOCAL
Sextas feiras das 10h às 12h.
De 22 de janeiro a 19 de fevereiro de 2021.
Curso online com transmissão pelo Google Meet.
O link da transmissão será enviado por e-mail após a inscrição no evento.
A participação no evento vale horas complementares, com certificado emitido pela PROExC (Pró Reitoria de Extensão e Cultura - UNIRIO). Haverá controle de frequência, sendo necessário 75% de presença para recebimento do certificado.
// TEMAS E PROFESSORES
1. Teatro Negro - Estímulos para uma dramaturgia coletiva (22/01)
Lucas Costa Licenciado pela UFMG em Teatro, tem interesse particular em Teatro Épico Brechtiano, Teatro do Oprimido e ensino de teatro para crianças e adolescentes. Atualmente atua como pesquisador em ensino de Teatro Épico brechtiano, teatro do oprimido, Teatro Negro e uso de jogos teatrais para impulsionar a escrita poética na Zona de Arte da Periferia – ZAP 18.
2. Teatro-Cabaré: o desafio de se (re) descobrir essa história (29/01)
Christina Streva PhD. em Teatro, Professora Associada no Departamento de Interpretação da Escola de Teatro da UNIRIO e no Programa de Pós-Graduação em Teatro – PPGAC. Atua como diretora teatral e pesquisadora especializada em performance popular, teatro de rua, cabaré político e metodologias colaborativas. Fundou e coordena o projeto Cabaré Incoerente, desde 2014.
3. A prática laboratorial da criação de études no Sistema de Stanislávski (05/02)
Michele Almeida Zaltron Professora e pesquisadora de teatro. Formada em Direção e em Interpretação Teatral pela UFSM (2002-2003). Possui doutorado em Artes Cênicas, pela UNIRIO (2016), com estágio doutoral na Escola-estúdio do Teatro de Arte de Moscou - Rússia (2014-2015), e mestrado em Ciência da Arte, pela UFF (2011). É idealizadora e organizadora, junto de Tatiana Motta Lima, do Seminário Stanislávski, evento de âmbito nacional que já realizou duas edições, no Rio de Janeiro. Desde 2018, é membro do conselho artístico do CLAPS – Centro Latino Americano de Pesquisa Stanislávski. Atualmente realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO e ministra disciplinas como Professora substituta junto ao Departamento de Interpretação Teatral dessa mesma Instituição.
4. Entre ver e ouvir: viés e desvios do textocentrismo (12/02)
Maria Clara Ferrer Diretora, dramaturga, tradutora e professora nos cursos de graduaçāo e pós-graduaçāo do Departamento de Artes da Cena da UFSJ. É Doutora em Artes Cênicas pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, onde também lecionou entre 2008 e 2015. Sua tese, orientanda por Joseph Danan, intitula-se « O devir-paisagem da cena contemporânea : o desnorteamento do drama » e aborda o conceito de cena-paisagem. Coordena o grupo de pesquisa e extensāo Caixa Preta, com o qual desenvolve atualmente o Projeto Fotocênico, um estudo de linguagem envolvendo as relaçōes entre a composiçāo fotográfica e cênica, e DE COR, uma investigaçāo voltada para as práticas de memorizaçāo textual no ofício do ator. Dirigiu e participou da criaçāo de vários espetáculos, dentre eles : Levantes, açōes para estar sobre a Terra ; Por visōes ; Motriz ; Le Grand Projet ; Dire ce qu’on ne pense pas dans des langues qu’on ne parle pas (assistência de direçāo de Antônio Araújo). Traduziu peças de Jean-Luc Lagarce, Copi, Newton Moreno e Rodrigo de Roure.
5. A cena do Théâtre du Soleil: criação e pedagogia (19/02)
Ana Achcar Atriz, pesquisadora de teatro e professora na graduação e pós-graduação do curso de Atuação Cênica da UNIRIO. Doutora em Teatro, é coordenadora do Programa Enfermaria do Riso onde desenvolve projeto de ensino para palhaços que atuam em hospitais há 23 anos. Coordena o Grupo de Estudos da Máscara no Núcleo do Ator - Investigação e Documentação Teatral desenvolvendo ações de pesquisa sobre a dramaturgia e treinamento com a máscara teatral. Tem diversas publicações em revistas e livros, nacionais e estrangeiros. Como atriz seu trabalho mais recente foi em As Comadres sob a direção da diretora francesa Ariane Monuchkine. Atualmente desenvolve projeto de pós doutoramento no Centre National de Recherche Scientifique (CNRS-Franca) sob a supervisão de Béatrice Picon Vallin.
// COORDENAÇÃO
Jane Celeste Guberfain é Professora Titular da Escola de Teatro da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Fonoaudióloga, Especialista em Voz. Mestra e Doutora em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da UNIRIO. Possui experiência na área de Atuação para o Teatro com ênfase em metodologias para o trabalho vocal do ator, poéticas da interpretação teatral e encenação para o Teatro. Preparadora vocal de elencos em espetáculos teatrais e de diversos cantores e atores. Publicações: Voz em Cena volumes 1 e 2 (editora Revinter); A voz e a poesia no espaço cênico, (editora Synergia); Práticas, poéticas e devaneios vocais (organizado com o prof. da UNB Cesar Lignelli) - editora Synergia. Ministra cursos de aprimoramento vocal e de comunicação em diversas instituições.
// TERMOS DE RESPONSABILIDADE
Estou ciente que o evento poderá ser gravado e que a minha participação poderá ser inclusa no vídeo, posteriormente postado nas redes sociais oficiais da Cultura Unirio.
Estou ciente também que conheço as Diretrizes da comunidade do YouTube e da Cultura Unirio e sendo assim irei respeitá-las.
Menores de 18 anos somente poderão participar deste curso com autorização prévia do responsável, enviada ao organizador do evento e deverá sempre estar acompanhado do mesmo em sua aparição.
Cultura Unirio