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Curso EAD Mindfulness para Sala de Aula - Abril

22 abr - 2021 • 15:00 > 23 abr - 2021 • 16:00

Evento Online via Moodle

Descrição

O Programa de Ensino a Distância da MindKids, veio para tornar a formação Mindfulness para Sala de Aula acessível a todas as pessoas, em todos os lugares do Brasil, onde quer que estejam. Além da comodidade de poder fazer a formação onde estiver, sem se deslocar, o participante tem possibilidade de seguir a formação nos horários que lhe forem mais convenientes, de acordo com sua agenda.

O conteúdo é exatamente o mesmo aplicado no nosso programa de formação (Workshops), a pessoa recebe conteúdo através de material digital, em formato de textos, vídeos, exercícios de reflexão, além dos momentos de troca, onde os alunos daquela turma trocam dúvidas e insights entre si e com a MindKids. A cada módulo cumprido, o participante recebe o programa de aulas do currículo da MindKids referente àquele módulo, com roteiros de aulas de mindfulness apropriadas para cada segmento: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.

A cada módulo, serão ensinadas habilidades e competências que serão capazes de proporcionar uma visão mais ampla da utilidade e aplicabilidade da meditação na área de atuação do profissional, seja ele educador, da área da saúde, e, também mães e pais, possibilitando que a o trabalho com crianças e adolescentes seja feito com maestria, construindo um ambiente muito propício ao aprendizado, à troca de experiências e sentimentos e por consequência, ao bem-estar.



SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO

O programa EaD está dividido em 6 módulos:

  1. Introdução ao Mindfulness
  2. Foco e Atenção
  3. Presença Plena
  4. Empatia e Compaixão
  5. Equilíbrio Emocional
  6. Mente Saudável

SOBRE A PLATAFORMA INTERATIVA

  • Metodologia expositiva e interativa
  • Apostilas com conteúdo teórico
  • Programa curricular das aulas de mindfulness dividido por faixa etária
  • Áudios de meditação guiadas
  • Troca de experiência entre os participantes
  • Vídeos com aulas reais de mindfulness para crianças e adolescentes em escolas brasileiras

Cada módulo está distribuído em 4 semanas. Idealmente, é esperado que cada módulo seja concluído em 4 semanas, porém, caso o participante não consiga concluir nesse prazo, serão adicionadas 2 semanas de prorrogação.

O conteúdo da semana é liberado sempre às quintas feiras e o participante terá até a próxima quarta feira para concluir aquele conteúdo. Para ter acesso ao conteúdo da semana seguinte, o pré-requisito é que tenha finalizado todo o material da semana anterior, incluindo vídeos, leituras, exercícios de reflexão e perguntas do fórum. 

SOBRE OS MÓDULOS

MÓDULO 01: INTRODUÇÃO AO MINDFULNESS 

E neste primeiro de Introdução ao Mindfulness o participante aprenderá:

  • O que é mindfulness?
  • Origens e história recente
  • Por que mindfulness nas escolas?
  • Benefícios da prática dentro e fora ambiente educacional
  • Como começar a praticar?
  • Obstáculos e como lidar

Além disso, serão abordadas dicas de como incorporar na rotina e princípios das práticas com crianças e adolescentes. 

MÓDULO 02: FOCO E ATENÇÃO

Você já teve a sensação de que 24h não são suficientes para um dia?

Muito comum nos dias de hoje que as pessoas sintam dificuldade em realizar tarefas sem se distrair e perder o foco. A quantidade de estímulos e informação que recebemos a todo momento, acaba sendo um fator desfavorável nesse sentido, tanto para alunos quanto para professores, fazendo com que se leve muito tempo para realizar coisas que poderiam ser feitas rapidamente.

Mas você sabia que as práticas de mindfulness ajudam a treinar a habilidade de estar mais consciente, atento e presente?

Desta forma, conseguimos nos organizar e preparar a mente para executar tarefas com mais FOCO E ATENÇÃO, evitando momentos de estresse sem necessidade, inclusive em sala de aula, onde o dinamismo exige que estejamos atentos a todo instante.

MÓDULO 03:PRESENÇA PLENA

Muitas vezes nos perdemos em meio a tantas coisas que temos para fazer. Entramos no modo “piloto automático” e saímos fazendo tudo simplesmente, porque temos que fazer. 

Mas você já parou para pensar quantos ensinamentos e momentos positivos cada situação pode nos trazer se estivermos realmente presentes de corpo e alma naquela situação? Quanto nos tornaremos menos reativos, mais conscientes, prontos e abertos para o que quer que surja, principalmente em sala de aula, onde novos desafios surgem a cada instante?

As práticas de atenção plena ao corpo podem ajudar a trazer a consciência para a experiência do momento presente, estando mais inteiros para responder ao que se apresente de maneira pensada.

MÓDULO 04: EMPATIA E COMPAIXÃO

Você sabia que a base de um cérebro saudável é a bondade? Sim, esta é uma das grandes descobertas das pesquisas recentes em neurociência, feita por Richard Davidson, neurocientista eleito como uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Time.

E o melhor de tudo? Com base em evidências científicas, as pesquisas mostram que bondade e empatia são habilidades que podem ser treinadas em qualquer idade, trazendo inúmeros benefícios para o dia a dia em sala de aula, tanto para os profissionais de educação, quanto para alunos. Neste módulo abordamos práticas de “heartfulness” que ajudam a estimular empatia e compaixão em nós, educadores, e como estas práticas foram adaptadas para sala de aula.

MÓDULO 05: EQUILÍBRIO EMOCIONAL

As emoções são parte da natureza humana e ter habilidade de lidar com elas é um grande desafio, desde que somos bebês. Somos ensinados a pensar que pessoas boas não sentem raiva, angústia ou qualquer outra emoção tida como negativa. Mas engana-se quem pensa desta maneira. É possível aprender uma maneira mais saudável de lidar com suas emoções.

Neste módulo, é abordado como a prática de mindfulness ajuda a nos relacionar melhor com as emoções e como promover práticas de equilíbrio emocional com crianças e adolescentes. 

MÓDULO 06: MENTE SAUDÁVEL

Neste módulo, através de práticas de atenção plena aos pensamentos, treinamos esta habilidade de estar mais consciente dos conteúdos da mente e como esta isso pode nos ajudar a fazer melhores escolhas, deixando ir, com gentileza, pensamentos que só nos atrapalham e cultivando aqueles que são úteis e construtivos. Se quisermos que o processo de aprendizagem aconteça, precisamos cuidar das mentes envolvidas nele, cultivando uma mente saudável tanto no educador, quanto no aluno.

Neste módulo, você vai entender como mindfulness ajuda a construir e manter a mente saudável, tornando assim, a rotina escolar mais fácil e agradável.

Termos e políticas

Evento online

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Sobre o organizador

Curso EAD Mindfulness para Sala de Aula - Abril

Daniela Degani

Daniela Degani é instrutora certificada pelo Mindfulness Training Institute da Inglaterra e única no Brasil a ter concluído o programa de certificação da Mindful Schools/EUA, referência mundial em mindfulness no ambiente educacional. Trabalhou por anos em empresas multinacionais e hoje dedica-se integralmente a ensinar a prática de meditação a crianças e adolescentes, pais e professores, por acreditar ser assim possível dar uma pequena contribuição para criar um mundo melhor, com seres humanos

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