Sobre o Curso Docker Avançado
Docker é uma plataforma opensource que permite construir, distribuir e rodar aplicações de maneira isolada e que está mudando o paradigma da virtualização de ambientes. Focado nas figuras do desenvolvedor e do operador, é praticamente uma API para criar, hospedar, alterar e distribuir contêineres Linux e está mudando o jeito que as empresas hoje fazem o fluxo de desenvolvimento, testes e entrega de aplicações, principalmente aplicações web.
O Curso Docker, tanto o módulo básico como o avançado, preparam o aluno para o exame do DCA (Docker Certified Associate) mas o principal objetivo é capacitar o aluno a trabalhar com essa nova ferramenta.
No Curso Docker Avançado o aluno será apto a instalar o Docker em seus ambientes, configurar, montar imagens manualmente e utilizando Dockerfiles, automatizar essa criação de imagens, trabalhar com repositórios de imagens (registries) como o Docker Hub, Quay.io, ou montar privados. Trabalhar com um ou com vários contêineres rodando simultaneamente usando comunicação via rede e volumes para persistência de dados, seja de maneira manual ou através de ferramentas como Docker Compose. Saber utilizar o Docker Machine para provisionar ambientes locais e até em nuvem, e montar clusters com alta disponibilidade utilizando o modo Swarm além de orquestrar aplicações no modo Swarm. Conhecer as demais ferramentas da Docker como UCP (Universal Control Plane) e DTR (Docker Trusted Registry) que fazem parte da solução enterprise além de dicas de utilização e segurança.
O curso Docker básico é indicado para programadores e administradores de sistemas que querem melhorar o fluxo de trabalho de suas aplicações e desejam aproveitar melhor os recursos de máquina sem deixar de lado a padronização de ambientes.
É necessário ter feito o “Curso Docker Básico ” ou ter conhecimentos similares ao contido na ementa desse curso.
Importante: O aluno deverá trazer seu próprio notebook e carregador.
O que é, diferenças entre ambos, componentes, papéis e conceitos.
Criação dos nós, tipos de nós, adicionando e removendo nós ao cluster, mudando um nó de papel, como manter a alta disponibilidade e como influenciar no agendamento de contêineres.
Criando redes overlay, criando serviços, escalando os serviços, atualizando parâmetros de serviços rodando, atualizando imagens dos serviços rodando, controle do paralelismo e delay e tolerância a falhas ao atualizar um serviço, utilizando o arquivo de configuração do Docker Compose para criar stacks de serviços, simulando falhas em nós do Swarm
Como utilizar funcionalidades do cluster para aumentar a segurança das aplicações.
Planos, como subscrever, como instalar.
Overview, dashboards, funcionalidades, monitorando e adicionando nós
Overview, dashboards, funcionalidades.
Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.