O evento já encerrou...
Curso "Dialética Radical de Clóvis Moura: contribuições para a historiografia"
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Curso "Dialética Radical de Clóvis Moura: contribuições para a historiografia"

28 jul - 2020 • 19:00 > 30 jul - 2020 • 22:00

Evento Online

Descrição

Dialética Radical de Clóvis Moura: contribuições para a historiografia
Curso online, promovido pelo NEPAFRO - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Afro-América

Encontros: 28 e 30 de julho, às 19h
Plataforma: Google Meets (link será disponibilizado aos inscritos)
Investimento: R$30  - 50% do valor arrecadado será doado para mulheres imigrantes em situação de vulnerabilidade através da Equipe de Base Warmis.  

Ministrante: Ms. Gabriel dos Santos Rocha

O curso tem como objetivo debater os principais temas do livro Dialética Radical do Brasil Negro (1994), de Clóvis Moura, e refletir sobre suas contribuições para a historiografia. O livro consiste em uma síntese da produção histórica e sociológica de Moura iniciada com Rebeliões da Senzala nos anos 1950. O autor tornou-se conhecido por sua interpretação original sobre o processo histórico brasileiro, na qual confere centralidade ao antagonismo entre escravizado e escravocrata; analisando a sociedade escravista a partir das suas relações sociais de produção e da contradição entre suas classes fundamentais.

Dialética Radical do Brasil Negro tem um recorte histórico de longa duração, da primeira etapa do escravismo – caracterizada pelo autor como “Escravismo Pleno” – ao capitalismo dependente brasileiro do século XX. Moura analisa os diferentes períodos históricos vinculando a formação e a dinâmica social aos modos de produção, e demonstra o papel do racismo e sua persistência na composição da sociedade brasileira.

O livro também levanta importantes pontos do debate sociológico sobre as relações raciais e de classes, propondo que uma transformação radical da sociedade deve levar em conta a totalidade das opressões que conformam o sistema capitalista.

Objetivos do curso: 

1. Apresentar um panorama da produção historiográfica e sociológica de Clóvis Moura
2. Destacar e debater os principais temas tratados em Dialética Radical do Brasil Negro
3. Situar a obra do autor nos diferentes contextos históricos em que foi produzida
4. Situar a obra do autor em nossa atualidade


 





GABRIEL DOS SANTOS ROCHA
Historiador e educador. Doutorando em História Econômica pela Universidade de São Paulo, mestre em História Social (bolsista FAPESP) e graduado em História pela mesma instituição. Trabalhou como educador no Museu Afro Brasil, foi professor da rede pública municipal de ensino de São Paulo, e possui experiência profissional de pesquisa e ensino em outras instituições educacionais e culturais. É membro da equipe editorial da Sankofa: revista de História da África e Estudos da Diáspora Africana. Suas áreas de pesquisa e interesse são, dentre outras: história econômica e social do Brasil, escravidão, capitalismo, colonialismo, relações raciais, intelectuais e movimentos antirracismo, marxismo.

Bibliografia básica: 
MOURA, Clóvis. Dialética radical do Brasil negro. (1ª ou 2ª ed.) São Paulo: Anita Garibald: Fundação Maurício Grabois, (1994 / 2014).
Bibliografia complementar
ANDRADE, José Maria Vieira de. Sem candura nas palavras: Clóvis Moura e os dilemas intelectuais do antirracismo no Brasil (1959-1995). Tese de Doutorado, Ceará: UFCE, 2019.
FARIAS, Márcio. Clóvis Moura e o Brasil. São Paulo: Dandara, 2019.
FERREIRA, Mary Vânia Nogueira. “Raça” e classe no pensamento social brasileiro: uma abordagem sobre a obra de Clóvis Moura. Dissertação de Mestrado, Alagoas: UFAL, 2013.
MALATIAN, Teresa. “Um jornalista combatente: Clóvis Moura e a política cultural do PCB (1951-1952)”, in: História (São Paulo) v.37, 2018.
MESQUITA, Érika. Clóvis Moura: uma visão crítica da história social brasileira. Dissertação de mestrado, São Paulo: Unicamp, 2002.
OLIVEIRA, Fábio Nogueira. Clóvis Moura e a sociologia da práxis negra. Dissertação de mestrado, Niterói: UFF, 2009.
SILVA, Ana Paula Procopio da. O contrário de “Casa Grande” não é Senzala. É quilombo! A categoria Práxis Negra no pensamento social de Clóvis Moura. Tese de Doutorado, Rio de Janeiro: UFRJ, 2017.
SOUZA, Gustavo Orsolon de. “Rebeliões na Senzala”: diálogos, memória e legado de um intelectual brasileiro. Dissertação de mestrado, Rio de Janeiro: UFRRJ, 2013.
VIEIRA, Cleber dos Santos. “Clóvis Moura e a fundação do IBEA – Instituto Brasileiro de Estudos Africanistas”, in: Revista da ABPN, v. 9, n. 22 • mar. – jun. 2017.
Termos e políticas

Como acessar o evento

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

NEPAFRO - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Afro-América

O Núcleo de Estudos e Pesquisas da Afro-América tem como objetivo estabelecer uma agenda teórica e política que pressupõe a centralidade da Diáspora Africana para a formação do mundo moderno. Desde 2014, quando foi fundado, o NEPAFRO desenvolve ações de pesquisa (grupos de estudos), ensino (cursos e palestras) e extensão (consultoria, projetos culturais e educativos).

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.