O evento já encerrou...
Curso de Metodologia da Pesquisa Empírica em Direito.
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Curso de Metodologia da Pesquisa Empírica em Direito.

23 set - 2021 • 18:00 > 19 out - 2021 • 22:30 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição


Nos últimos anos, a Pesquisa Empírica em Direito se tornou um espaço cativante para o desenvolvimento de um saber jurídico crítico orientado pela observação da realidade. Sem negar o conhecimento produzido pelas tradicionais formas de pesquisar em Direito, consagradas por um vasto repertório doutrinário, a pesquisa empírica amplia o olhar sobre o fenômeno jurídico para entendê-lo como múltiplo e dinâmico, uma realidade que vivamente quer conversar com o/a pesquisador/a e que se abre à modificação proposta pelos resultados achados na pesquisa.

Atenta ao processo de produção normativa, à implementação de normas jurídicas e à apreensão das concepções discursivas que envolvem os diversos atores do sistema de justiça, a pesquisa empírica permite que o Direito perceba as inconsistências de um sistema de ideias jurídicas abstratamente dadas como perfeitas.

Nas Ciências Criminais, em que a fricção entre Criminologias, Políticas Criminais e Dogmáticas Penais e Processuais Penais é algo constante, embora essas historicamente tenham abafado aquelas, a pesquisa empírica se mostra fundamental e fértil para desvelar com amplitude as (dis)funcionalidades do sistema de justiça criminal.

Pensando nisso, o Instituto Baiano de Direito Processual Penal planejou o primeiro Curso de Metodologia da Pesquisa Empírica em Ciências Criminais, para o qual temos a honra de contar com a coordenação científica do Professor Doutor Riccardo Cappi e um time de docentes altamente qualificado. 




Corpo Docente

Poliana da Silva Ferreira - Graduada em Direito pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (2016), Mestre  e Doutoranda em Direito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas- FGV DIREITO SP. Possui Pós-graduação em Direitos Fundamentais pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais/Instituto Ius Gentium Conimbrigae do Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - IBCCRIM/ICG (2018). Foi pesquisadora visitante no Institut pour la Recherche Interdisciplinaire en Sciences Juridiques- JURI da Faculté de Droit et de Criminologie da Université Catholique de Louvain- UCLOUVAIN (2018). Foi Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo- FAPESP (2017-2019). Integra o Grupo de Pesquisa em Criminologia da UNEB e o Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena da FGV Direito SP. Tem experiência na atividade de pesquisa em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito penal, criminologia, metodologia de pesquisa, letalidade policial e violência racial.

Felipe Freitas - Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). É doutor e mestre em Direito pela Universidade de Brasília com concentração na área de Direito, Estado e Constituição na linha de Sociedade, Conflito e Movimentos Sociais. Foi coordenador nacional do Plano de Prevenção à Violência contra Juventude Negra do Governo Federal (2012 - 2014) e Secretario Executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (2015 - 2016). Entre 2019 e 2020 trabalhou junto ao Centro de Formação Jurídica e Judiciária do Governo de Moçambique elaborando diretrizes para o ensino de magistrados nas áreas de penas alternativas à pena de prisão. É diretor da Plataforma Justa, que estuda o financiamento e a gestão do Sistema de Justiça. Atualmente é professor do mestrado profissional em segurança pública da Universidade Federal da Bahia (PROGESP UFBA) e do Programa de Pós Graduação em Direito do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP); membro do Grupo de Pesquisa em Criminologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (GPCRIM UEFS) e pesquisador do Núcleo de Justiça Racial da Fundação Getúlio Vargas São Paulo (FGV/SP). Tem experiência na área de direito, violência e política, com ênfase em teoria do estado e da constituição, pesquisa empírica, direito penal, criminologia e direitos humanos.

Saulo Mattos -  ex-promotor de justiça do MP/PR, promotor de justiça do MP/BA, pós-graduado em Ciências Criminais pela Unyana, mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela UFBA. Mestrando em Raciocínio Probatório pela Universidade de  Girona (Espanha). Doutorando em Criminologia pela UNB.  Professor de processo penal da pós-graduação em Ciências Criminais da Universidade Católica de Salvador. (UCSAL). Conselheiro estadual do Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP).Líder adjunto do Grupo de Pesquisa sobre Racismo Institucional no MP/BA. Autor do  livro Ministério Público, Persecução Penal e Tráfico de Drogas: Achados Empíricos. Editora Tirant  Lo Blanch e do livro O ônus da prova na ação penal condenatória. Editora Empório do Direito. Colunista do Portal Migalhas (Coluna Olhares Interseccionais).

Fernando Masanori - Graduação em Computação pela Universidade de São Paulo (IME-USP) e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Realizou pesquisas na área de Ciência da Computação em Teoria dos Grafos, Pesquisa Operacional, Informática na Educação e Bancos de Dados. Possui experiência profissional em desenvolvimento de Sistemas para Instituições Financeiras como ITAÚ BankBoston, Credicard Mastercard e PriceWaterhouseCoopers. Atualmente é docente da FATEC São José dos Campos. Interesses: Algoritmos, Estrutura de Dados, Business Intelligence, Data Warehouse, Python, Pentaho, NoSQL, Google Technology. Junto com a PyCursos criou o primeiro MOOC para ensino de programação em português, Python para Zumbis http://pycursos.com/python-para-zumbis/ Nos três primeiros anos tivemos 60 mil alunos inscritos gerando mais de 180 palestras e minicursos proferidos em quinze países distintos em quatro continentes.

Lais Avelar - Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade de Brasília e Mestra em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília. Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Possui experiência nas seguintes temáticas: teoria do direito, sociologia jurídica, história do direito, direitos humanos, constitucionalismo e colonialidade, direito e relações raciais, metodologia da pesquisa e criminologia. É pesquisadora integrante do grupo de pesquisa Programa Direito e Relações Raciais - (PDRR - UFBA) e do Maré - Núcleo de Estudos em Cultura Jurídica e Atlântico Negro, da Faculdade de Direito da UnB. Destaca-se do caminho profissional percorrido até aqui, a docência em instituições de ensino superior (pública e privada), o ensino em cursos de formação em Direitos Humanos junto ao Juspopuli - Escritório de Direitos Humanos, a experiência como coordenadora de referência do projeto "Formação em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos" (convênio entre o Juspopuli e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) e, ainda, como assistente de pesquisa na Rede de Estudos Empíricos em Direito - REED. Em 2018, foi coordenadora do Laboratório de Ciências Criminais do IBCCRIM - regional Brasília.

Jader Alves - Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2003) e Mestrado em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela Universidade Federal da Bahia (2017). Atualmente é professor da Faculdade Batista Brasileira e promotor de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Criminologia. Autor do livro Vozes dos invisíveis - Atuação Policial na Perspectiva de Jovens Negros, publicado Dialética, fruto de uma pesquisa empírica. 

Riccardo Cappi - Doutor em Criminologia - Université Catholique de Louvain (2011), mestrado em Ciências Econômicas - Université Catholique de Louvain (1988), graduação em Licenciatura para Habilitação para Ensino pela Universidade Católica de Louvain (1992), graduação em Criminologia - Université Catholique de Louvain (1992), . Atualmente é professor titular da Universidade do Estado da Bahia, professor colaborador da Universidade Federal da Bahia, professor colaborador da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: criminologia, direitos humanos, delinquência juvenil, racionalidade penal moderna e educação.


Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Curso de Metodologia da Pesquisa Empírica em Direito.

IBADPP - Instituto Baiano de Direito Processual Penal

Entidade (sem fins lucrativos) formada professores de Direito das principais Universidades e Faculdades Baianas, tendo entre seus integrantes magistrados, membros do Ministério Público, advogados e defensores públicos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.