App Sympla
Baixe agora

Curso de Justiça Restaurativa

Faculdade de Direito da UFMG - Belo Horizonte, MG
14 de setembro de 2019, 18h15 - 07 de dezembro de 2019, 22h30

Ingressos

R$ 0,00

Pré-inscrição no Curso
Grátis
Vendas até 13/09/2019
Encerrado

Descrição do evento

ATENÇÃO, SÓ FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO SE VOCÊ FOR A TODAS AS AULAS!

SÃO POUCAS VAGAS. PEDIMOS PARA NÃO OCUPAR A VAGA DE QUEM TEM ESSA DISPONIBILIDADE.

O Projeto Ciranda UFMG oferecerá, nos meses de setembro a dezembro, seu curso de Formação em Justiça Restaurativa. Essa iniciativa chega em um momento de grande expansão da Justiça Restaurativa no país, com sua implantação em tribunais, elaboração de programas da educação pública focados no tema e tantas outras iniciativas. Nesse contexto, buscamos, com o curso, propagar conhecimento sobre Justiça Restaurativa tanto ao público interno da UFMG como ao externo, de forma cuidadosa e crítica, garantindo um aprendizado qualificado e compatível com os princípios norteadores da JR.

O curso terá carga horária de 40h e será dividido em cinco unidades de 8 horas. As unidades serão divididas em duas aulas de 4h, com um professor para cada uma dessas aulas. As aulas serão ministradas ao longo de 4 meses, no horário de 8:00 às 17:00. Entre 12h e 13h, haverá um horário de almoço. O local em que o curso será oferecido será a Sala 405 do Edifício Villas-Bôas (prédio da Pós-graduação) da Faculdade de Direito da UFMG, Av. João Pinheiro, 100. Apenas serão certificados alunos com 100% de presença. Para viabilizar o novo formado do curso, não haverá Coffee Break. Convidamos  os participantes a trazerem lanche em todas as aulas do curso para compartilharmos.


Recomendamos o curso para aqueles que querem iniciar seus estudos em Justiça Restaurativa. 


Considerando que o curso é oferecido por uma Universidade pública que tem por dever institucional promover a difusão e democratização do conhecimento, a equipe do Projeto Ciranda,  buscando promover inclusão e solidariedade, decidiu adotar o modelo de corresponsabilização financeira, usado por Dominic Barter, pesquisador de Comunicação Não-Violenta.

Mas, como a corresponsabilização financeira funciona?

Durante o curso, faculta-se a cada aluno, de acordo com sua disponibilidade financeira,  contribuir com  valor que  considerar adequado para a realização do curso. As contribuições serão feitas de forma espontânea e não identificada, por meio de envelopes distribuídos em cada aula. Após cada aula, os envelopes serão abertos e o valor apurado será publicizado, dando transparência ao procedimento. Esses valores serão utilizados para pagar as horas-aula dos professores (R$120,00 h/a + tributo de 11% de INSS patronal como profissionais autônomos). Além disso, almejamos arrecadar bolsas de 400 reais por mês para nossos extensionistas e pesquisadores da graduação.

O Ciranda não dispõe de nenhum financiamento por parte da UFMG para realizar o curso. Dependemos exclusivamente das contribuições dos alunos do curso. Por isso, pedimos que, antes de realizar sua inscrição, considere bem sua disponibilidade de contribuir! 


Sendo assim, o Ciranda decidiu que a sua necessidade de recursos não pode ser um empecilho para que coloquemos em prática um de nossos principais valores: a inclusão de pessoas interessadas em Justiça Restaurativa. Ao mesmo tempo, o Ciranda julga importante dar às pessoas que têm disponibilidade financeira a oportunidade de solidariamente contribuir para o financiamento do Projeto. Assim, elas poderão nos auxiliar em nossa busca de fomentar valores tais como a responsabilidade, a interdependência, a conexão, a partilha, o aprendizado mútuo, a comunidade, ressignificando o conceito de justiça. 

É claro, estamos assumindo o risco de as pessoas se aproveitarem do Projeto e da solidariedade das outras com esse sistema. Julgamos ser um risco que vale a pena ser tomado. O Ciranda aposta no que há de melhor nas pessoas!


Além das vagas pagas, temos 4 vagas necessariamente gratuitas para Fumpistas com "carência sócio-econômica" (nível 1, 2 e 3), servidores e funcionários terceirizados da Universidade, em cumprimento a Resolução nº 07/2004 do Conselho Universitário. Se esse for o seu caso ou havendo dúvidas, entre em contato com a gente! 


ATENÇÃO, SÓ FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO SE VOCÊ FOR A TODAS AS AULAS!

SÃO POUCAS VAGAS. PEDIMOS PARA NÃO OCUPAR A VAGA DE QUEM TEM ESSA DISPONIBILIDADE.


CRONOGRAMA DO CURSO


Unidade 1 – Introdução à Justiça Restaurativa - 14/09/2019 

Professores: Fernando Jayme e Mayara de Carvalho

Conteúdo das aulas:

Breve histórico do movimento de Justiça Restaurativa – raízes ancestrais e contemporaneidade. O conceito de Justiça Restaurativa: desafios da limitação conceitual, a construção da abordagem plural e ampla de JR. Princípios da Justiça Restaurativa. A Justiça Restaurativa como mudança paradigmática na realização da Justiça. Normativas nacionais e internacionais sobre Justiça Restaurativa.


Unidade 2 – Teoria do Conflito e Mapeamento de Conflito - 05/10/2019 

Professores: Lucas Jerônimo e Elisa Tamantini

Conteúdo das aulas:

Teoria do conflito e mapeamento de conflitos: noções fundamentais. Aspectos construtivos e destrutivos e os padrões de historicidade do conflito. Técnicas de rapport. Mapeamento de conflitos.


Unidade 3 – Comunicação Não-Violenta -  09/11/2019 

Professores: Flávia Resende e Aline Almeida

Conteúdo das aulas:

Noções introdutórias sobre Comunicação Não-Violenta (CNV). A comunicação tradicional e CNV. A CNV como mudança de paradigmas na construção de diálogos. Os diferentes formas de comunicação. Observação sem julgamento. Identificação de necessidades. Identificação de sentimentos. Formulação de pedido ativo. Escuta empática; Aplicação da CNV em situações conflitivas.


Unidade 4 – Metodologias e práticas restaurativas - 30/11/2019

Professores: Danielle Arlé e Fernanda Valladares

Conteúdo das aulas:

Conferências Restaurativas e Mediação Vítima-ofensor: características, diferenciações, aplicações práticas e o papel do facilitador em cada uma dessas práticas. Introdução aos Processos Circulares. Etapas dos processos circulares: pré-círculo, círculo e pós-círculo. Perguntas restaurativas. Técnicas autocompositivas da construção de soluções para os conflitos. Elementos e tipologias dos círculos. Rodadas dos círculos. Plano de ação e acordo restaurativo.


Unidade 5 – Vivência de práticas circulares - 07/12/2019

Professores: Rafaella Malta e Gabriel Batista

Conteúdo das aulas:

Experiência prática dos processos circulares. Oficina de elaboração de roteiros de círculo em dupla ou grupos a partir de casos específicos.



Ressalta-se, por fim, que este curso acontecerá mediante a confirmação de inscrição de quórum mínimo. Caso o quórum não seja atingido, as pré-inscrições serão canceladas. Ao realizar a inscrição, atenção! Coloque o nome como quiser que apareça em seu certificado! É a partir dos dados pessoais fornecidos por você que iremos fazê-lo. O seu certificado também é da sua responsabilidade.


Para mais informações sobre os professores, fiquem atentos às redes sociais do Ciranda nos próximos dias!


ATENÇÃO, SÓ FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO SE VOCÊ FOR A TODAS AS AULAS!

SÃO POUCAS VAGAS. PEDIMOS PARA NÃO OCUPAR A VAGA DE QUEM TEM ESSA DISPONIBILIDADE.


Sobre o produtor

Projeto Ciranda - Justiça Restaurativa UFMG

O Projeto Ciranda é um grupo que vem atuando com Justiça Restaurativa e processos circulares pela Faculdade de Direito da UFMG desde 2015

Comentários

Local

Faculdade de Direito da UFMG
Av. João Pinheiro, 100, Ed.Villas Bôas Sl405, Centro
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.