App Sympla
Baixe agora

Curso de Comunicação Não-Violenta

SIMPLIFY - Porto Alegre, RS
03 de agosto de 2019, 09h - 04 de agosto de 2019, 18h

Inscrição

R$ 0,00

Inscrição
R$ 270,00
Pague em até 12x
Inscrições até 02/08/2019
0

Descrição do evento

COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA

Com o intuito de disseminar a Comunicação Não Violenta (CNV) e práxis das relações humanas, a Simplify traz para Porto Alegre nos dias 03 e 04 de Agosto de 2019, o PhD e especialista em Cultura de Paz, CNV, Práticas Restaurativas, Constelações Sistêmicas e autoconhecimento, prof. Dr. Marcelo L. Pelizzoli, que vem compartilhar sua experiência acadêmica e prática sobre o tema.

CAMPOS DE APLICAÇÃO

Desenvolvido nos anos sessenta, pelo psicólogo Marshall Rosenberg, em meio aos conflitos do movimento pelos direitos civis americanos, o método da Comunicação Não Violenta serve de guia na resolução de conflitos em mais de 65 países ao redor do mundo.

A CNV também é aplicada no desenvolvimento de novos sistemas sociais, orientados em prol da parceria e do compartilhamento de poder, principalmente na área da educação. Outro campo em que também é amplamente aplicada é no caso de Círculos Restaurativos, prática de Justiça Restaurativa aplicada em mais de 11 países, inclusive no Brasil.

ÁREAS ATENDIDAS

Além do âmbito político, conflitos internacionais e mediações na prática da justiça, a CNV também é aplicada em empresas de diversos setores, como tecnologia, administrações, entre outras. É crescente o interesse na aplicação do método tanto no ambiente corporativo como nas relações pessoais, de grupos e instituições.

O CURSO

PRINCÍPIOS - O princípio-chave da Comunicação Não-Violenta ou construtiva é a capacidade de se compreender/escutar e expressar para além de julgamentos morais e imagens alteradas, e dos obstáculos comunicacionais. A ênfase é posta em expressar sentimentos e necessidades, em vez de críticas ou agressividades e rotulações. Por meio de diversas técnicas, a CNV busca despertar a empatia e a compaixão, sentimentos inerentes ao ser humano e que podem levar à ampliação da consciência e aceitação das diferenças, possibilitando o exercício do diálogo e da escuta, levando a um movimento de pacificação.

QUATRO PILARES DA CNV

No curso de Comunicação Não-Violenta (CNV) e sistêmica das relações, o PhD Marcelo L. Pelizzoli tratará, além da compreensão essencial, do método CNV, e abordará os quatro pilares da mesma (Observação, Sentimento, Necessidade e Pedido) e as distinções com suas versões negativas e violentas (juízo de valor, opiniões, estratégias e exigências), através de processos de visualização, meditação, dinâmicas, práticas e estudos de caso.

PÚBLICO

O curso acontece na Simplify (Avenida Bastian, 121 – Bairro: Menino Deus) e é aberto a toda e qualquer pessoa, especialmente para Advogados, Psicólogos, Coaches, Terapeutas Sistêmicos e estudantes dessas áreas que tenha interesse em utilizar as ferramentas, seja em suas relações pessoais ou profissionais.

A Simplify  é um espaço fértil de possibilidades para a manifestação de sonhos conjuntos. Uma grande comunidade ocupada por movimento intergeracional, altamente criativo e proativo, de pessoas que agregam ideias, metodologias e experiências que surgem em vários cantos do mundo para fortalecer nossa capacidade de realizar sonhos conjuntos.

 

No cerne da iniciativa, pulsa o desejo de sustentar conexões humanas que potencializem ao que há de melhor em nós florescer no mundo. Para tanto, como o próprio nome da iniciativa afirma, o grupo busca colocar em prática uma sabedoria ancestral: a Simplicidade, que provavelmente seja uma das virtudes mais necessárias para prosperarmos num mundo… tão complexo.

 

A Simplify é um local de colaboração, e por esse motivo entendemos que aqui é um ótimo lugar para falarmos também de Comunicação Não Violenta (CNV). Com esse propósito intencionamos realizar esse curso.


Pedimos gentilmente aos participantes que tragam algo para nos alimentarmos, durante esses dois dias faremos uma pausa para lanche de manha e a tarde, e convidamos você a trazer comidas e bebidas para compartilharmos e organizá-lo coletivamente. 

 

Ao trazer as comidas e bebidas pedimos que evite, sempre que possível, o uso de plástico descartável ou outros materiais que possam ficar como lixo. Procure trazer os alimentos em recipientes que leve com você ao final e que possa utilizar novamente, a natureza agradece o teu e o nosso cuidado. 

 

Não esqueça de trazer: prato/talher ou o que for necessário para compartilhar o lanche e sua caneca ou garrafinha reutilizável. Aproveitamos para informar que não temos geladeira na casa, por esse motivo escolha alimentos e bebidas que não precisem ficar refrigerados.


O curso ocorrerá nos dias 03 e 04 de Agosto, no sábado e domingo das 09 às 18 hrs, com uma hora de intervalo.

 

 METODOLOGIA

Curso reflexivo-dialogal e prático com elementos de circularidade. Uso de processos de visualização e comunicativos. Dinâmicas pedagógicas, exemplos e casos. Uso de bonecos representacionais e personas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A carga horária do curso é de 16 horas.

1. Entrosamento, concentração, contextualização, bases teóricas, ética e justiça.

2. Reflexões sobre relações e conflitos. A construção do olhar e consciência. Equilíbrio e asserções (in)corretas.

2.1 Etiologias e Funções do Conflito (existenciais, crescimento, necessidades, autodefesa e defesa do grupo (gueto), campo conflitivo/pacificador, responsabilização interdependente.

3. Escuta Transformadora e perguntas esclarecedoras, casos e exemplos.

4. Diálogo, presença, escuta ativa, aspectos comunicacionais – o essencial, dinâmicas.

5. O método da CNV–abordagem pragmática nas relações e conflitos. Exercícios de comunicação e percepção emocional e empatia.

6. Papeis sociais e personalidades. Visão e Leis sistêmicas - (des)ordem no Campo familiar e de grupo. Restauração e efeitos sistêmicos; recomposição de tecido, reequilíbrio, dar e receber. Escola como Sistema.

7. Ligação da CNV com Mediação e Circularidade.

TRAINER Marcelo Luiz Pelizzoli é PhD; pós-doutor em Ética Prática/bioética; formado em terapia corporal e familiar; Formado com Marshall Rosenberg criador da CNV (2005); constelador sistêmico, formado com Kay Pranis em Círculos da Justiça Restaurativa; professor, escritor (17 livros), entre outras atribuições. Tem sido a prática da Comunicação Não Violenta que tem pautado seus movimentos acadêmicos e sociais. É coordenador do Espaço de Diálogo e Reparação da UFPE (EDR), primeiro espaço universitário de práticas restaurativas para conflitos do país, ligado a Comissão de Ética Pública. É facilitador e capacitador em Resolução de Conflitos, CNV e co- coordenador do Projeto de Implantação da Justiça Restaurativa na Vara da Infância e Juventude de Pernambuco. Além das ocupações educacionais, Pelizzoli se coloca na prática da busca efetiva da CNV e pacificação, como nos encontros que mantêm com os presos do Complexo Prisional do Curado, antigo Presídio Aníbal Bruno em Recife (PE). Nesses momentos ele vai armado com um violão e todas as ferramentas da CNV e das Constelações Sistêmicas Familiares.

Sobre o produtor

Patricia Pancotto

Caso precise de algum auxílio fico a disposição! Com carinho, Paty

Comentários

Local

SIMPLIFY
Avenida Bastian, 121, Menino Deus
Porto Alegre, RS

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.