Login
O evento já encerrou...
Curso Como Criar uma Editora Independente | EAD ao vivo
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Curso Como Criar uma Editora Independente | EAD ao vivo

22 fev - 2021 • 19:00 > 17 mar - 2021 • 21:15

Evento Online via Google Meet

Descrição

SOBRE O CURSO

 

O curso Como Criar uma Editora Independente oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que envolve criar uma editora, desde o pensamento sobre a linha editorial e a formação do catálogo, até como será a estrutura editorial e comercial, questões práticas da abertura de empresas e da negociação com autores, ilustradores, outros colaboradores editoriais, livrarias, gráficas e distribuidoras.

 

Este curso on-line e ao vivo, com 16 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental, tanto a quem já atua no mercado editorial como a quem deseja nele atuar, conhecer a fundo esses aspectos centrais do trabalho do editor independente.

 

OBJETIVO

 

PERMITIR QUE OS EDITORES E AUTORES ESTEJAM APTOS A:

 

  • Que livros vou publicar? Definindo a linha editorial do catálogo e o público ao qual se destina.
  • Como abro uma editora? Contrato social, contabilidade, regime tributário.
  • Que autores e autoras vou publicar? As peculiaridades de livros infantis e livros adultos, autores nacionais e estrangeiros. Os contratos padrão. Remuneração e acertos.
  • Como vou chegar ao meu público? Canais de vendas e marketing. Relacionamento com livrarias, e-commerce, feiras e marketing digital.
  • De que equipe preciso? Principais funções e departamentos.
  • Dores do crescimento.

 

A QUEM SE DESTINA

 

  • Autores
  • Editores
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

 

CONTEÚDO

 

O que você vai ver neste curso:

 

  • O que é e como se forma um catálogo editorial: que tipo de livros posso publicar, a partir do ponto de vista do público.
  • Quem é o público leitor (e quem não é, mas pode ser).
  • O procedimento inicial para abrir editora: contrato social, contabilidade, contratos com autores, regimes tributários e outras informações para quem está começando.
  • Os contratos e demais instrumentos jurídicos necessários para abrir e para a editora funcionar.
  • Que profissionais atuam na área e que tipo de atividade desenvolvem.
  • A diferença entre publicar ficção e não ficção, livros infantis e livros adultos, livros de autores nacionais e livros traduzidos, em termos de produção editorial, de construção de catálogo e de implicações práticas no dia a dia da editora.
  • Os canais de vendas que mais têm a ver com cada linha editorial.
  • A divulgação dos livros para cada tipo de canal e de linha editorial.
  • Como preparar o terreno para crescer desde a abertura da editora.

 

FACILITADORA

 

Profa. Lizandra Magon de Almeida

 

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, tem especialização em Gestão do Conhecimento pelo SENAC-SP. É proprietária da Pólen Editorial desde 2001, empresa criada como um bureau de prestação de serviços editoriais, que atendeu editoras como Publifolha, Summus, Larousse, Globo, entre outras. A partir de 2014, a empresa se tornou editora, hoje Jandaíra, e já tem mais de 80 títulos publicados, incluindo a Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro. Também é tradutora de inglês e espanhol, e integrou a equipe de tradução do jornal El País Brasil por três anos. Hoje também faz parte da equipe da Qura Editora, que edita as revistas HSM Management e MIT Sloan Management Review Brasil, voltadas à gestão de negócios e à tecnologia, e atua como subeditora e diretora de operações. É também vice-presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre).

 

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

 

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

 

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

 

CARGA HORÁRIA

 

16 horas

 

DATAS E HORÁRIOS

 

De 22 de fevereiro a 17 de março de 2021 (segundas e quartas).

Horário das aulas: 19h às 21h.

 

Aula 1 – 22/02/2021

 

Que livros quero publicar?

 

Aula 2 – 24/01/2021

 

Que público quero atender?

 

Aula 3 – 01/03/2021

 

Os requisitos para abrir uma editora

 

Aula 4 – 03/03/2021

 

Linhas editoriais e relacionamento com autores

 

Aula 5 – 08/03/2021

 

Canais de vendas, divulgação e marketing

 

Aula 6 – 10/03/2021

 

Instituições do livro, grupos de apoio e colaboração

 

Aula 7 – 15/03/2021

 

Equipe e profissionais freelancers do mercado editorial

 

Aula 8 – 17/03/2021

 

Preparando o terreno para crescer

 

Bibliografia:

 

Sosnowski, Alice. Empreendedorismo para leigos. São Paulo: Alta Books, 2018.

Osterwalder, Alexander; Pigneur, Yves. Business model generation. São Paulo: Alta Books, 2016.

Epstein, Jason. O negócio do livro – Passado, presente e futuro do mercado editorial. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Yunus, Muhammad. O banqueiro dos pobres. São Paulo: Ática, 2008.

 

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Curso Como Criar uma Editora Independente | EAD ao vivo

Casa Educação

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.