App Sympla
Baixe agora

CURSO BIOGRAFIAS E DOCUMENTÁRIOS AULA 1

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

CURSO BIOGRAFIAS E DOCUMENTÁRIOS AULA 1

Midrash Centro Cultural - Rio de Janeiro, RJ
16 de maio de 2018, 19h30-22h

Inscrição

Inscrição
R$ 60,00
Pague em até 12x
Inscrições até 09/05/2018
Encerrado

Descrição do evento

CURSO

BIOGRAFIAS E DOCUMENTÁRIOS 
Como uma grande vida pode se tornar um grande filme?

Nelson Hoineff [Cineasta]
Fillippo Pitanga [Crítico e Curador]

R$60,00 por aula

 

"Biografias e Documentários - Como uma grande vida pode se tornar um grande filme" - Uma análise de cinebiografias em documentários a partir da obra do cineasta Nelson Hoineff, especialista no assunto, e que já biografou nomes em filmes de sucesso que vão de Cauby Peixoto a Santos Dumont, de Chacrinha a Paulo Francis, e ora Agnaldo Timóteo, em novo filme ainda inédito prestes a estrear.

Análise dos filmes com cenas inéditas, contando com o próprio cineasta Nelson Hoineff para decodificar sua linguagem, e o complemento do colega crítico Filippo Pitanga para agregar a dialética a partir da triangulação do olhar.


Nelson Hoineff é cineasta, roteirista, jornalista, produtor e crítico de cinema. Especializou-se em cinema pela New York University, e em novas tecnologias da televisão pela New School for Social Research (NY). É crítico de cinema desde 1968. Além de fundador e por quatro vezes presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, Hoineff é fundador, junto com Marco Altberg, da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão, da qual foi vice-presidente por duas gestões. Participou ainda da fundação do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro. É membro do Conselho Consultivo da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Foi membro do Conselho Superior de Cinema da Presidência da República e do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de TV Digital. Na televisão, dirigiu o Departamento de Programas Jornalísticos da Rede Manchete e foi diretor de programas jornalísticos no SBT, Rede Bandeirantes, GNT, TV Cultura e TVE do Rio. Dirigiu a série Documento Especial. Foi editor-executivo do Jornal do Brasil, além de ter passado por veículos como Veja, O Globo, Folha de S.Paulo, Bravo!, Última Hora, Diário de Noticias, O Jornal, O Cruzeiro, Observatório da Imprensa, entre muitos outros. Foi crítico e correspondente no Brasil da Variety, dos EUA. Como cineasta, dirigiu sucessos premiados de público e crítica como "Caro Francis", "Alô, Alô, Terezinha", "Cauby - Viveria Tudo Outra Vez", "82 Minutos" e o recente "Eu, Pecador", ainda inédito e prestes a estrear.

 

Filippo Pitanga é advogado e jornalista, atuando como crítico e professor de cinema. Membro da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do RJ), realizando Mostras, catálogos e debates. Professor na AIC-RJ (Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro), na Escola de Filosofia Passagens fundada por Marcia Tiburi, no Estação NET, no Projeto AmadureSer e no Ilumina, e em Oficinas no Tempo Glauber, onde também é curador do Cineclube Ação e Reflexão e do Tempo de Cinema junto com Cavi Borges e a Cavídeo Produções. Editor-chefe do site "Almanaque Virtual - UOL", com coberturas e entrevistas exclusivas em Festivais e Mostras Nacionais e Internacionais. Colaborador na coluna Justificando da Carta Capital e da Revista Moviement. Redator de Cinema na revista "Conceito A". Participou como membro de Júris do Canal Brasil em Festivais Nacionais, do Júri FIPRESCI do Festival Internacional de Cinema do Rio, Festival Internacional Pequeno Cineasta, entre outros. Comentarista de Cinema convidado no programa "Você na MPB" da rádio MPB-FM e do programa Cine Rooftop do canal Paramount. Coautor do livro "Lágrimas entre Caixas" em conjunto com o jornalista e produtor André Romano.

Sobre o produtor

Midrash Centro Cultural

O Midrash Centro Cultural é um espaço que difunde arte, cultura e pensamento. Localizado em um charmoso prédio no Leblon, projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld, contemplado com o iF product design award 2010, conta com avançados recursos tecnológicos multimídia, ar condicionado central, internet sem fio em todo o prédio, acessível, com rampa e elevador.

Local

Midrash Centro Cultural
Rua General Venâncio Flores, 184, Leblon
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.