App Sympla
Baixe agora

CURSO: AVALIAÇÃO COGNITIVA: Provas Operatórias e suas implicações nas dificuldades de aprendizagem.

HOTEL MERCURE - Rio de Janeiro, RJ
15 de dezembro de 2018, 08h - 16 de dezembro de 2018, 08h

Compartilhar:

Ingressos

R$ 0,00

PRIMEIRO LOTE
R$ 397,00
Pague em até 12x
Vendas até 29/11/2018
Encerrado
SEGUNDO LOTE
R$ 497,00
Pague em até 12x
Vendas até 15/12/2018
0
TERCEIRO LOTE
R$ 597,00
Pague em até 12x
Vendas até 15/12/2018
0

Descrição do evento

CURSO DE CAPACITAÇÃO

AVALIAÇÃO COGNITIVA: Provas Operatórias e suas implicações  nas dificuldades de aprendizagem.

JUSTIFICATIVA

O Psicopedagogo é o profissional de educação e desenvolvimento humano responsável por auxiliar, avaliar, prevenir e intervir nos processos de aprendizagem.  O fracasso escolar é um dos fatores de insucessos na aprendizagem e precisamos atuar enquanto profissional através do processo de avaliação psicopedagógica visando compreender os aspectos que podem estar atrelados ao fracasso.

Os aspectos que conduzem à causa do fracasso escolar podem ser detectados através da avaliação psicopedagógica, quando analisada em suas diferentes perspectivas, pois toda avaliação psicopedagógica é uma investigação, uma pesquisa, sobre determinada queixa, tendo seu objetivo principal identificar os desvios e os obstáculos básicos no Modelo de Aprendizagem, que segundo WEIS, 2012, define como “o conjunto dinâmico que estrutura os conhecimentos que o sujeito já possui, os estilos usados nessa aprendizagem, o ritmo, e as áreas de expressão da conduta, (...)”.

O uso de testes e provas numa avaliação psicopedagógica é um complemento, um recurso a mais e essencial no processo. Entre os testes e provas que o psicopedagogo pode utilizar, destacamos o Diagnóstico Operatório para investigar as dificuldades escolares, pois estas podem estar relacionadas às ausências de estruturas cognitivas essenciais ao processo de aprendizagem.

Ao professor, cabe entender sobre os estágios da construção da inteligência para que possa melhor compreender as dificuldades e/ou as necessidades de sua classe em respeito a cada etapa e estruturar seu planejamento de modo que atenda e estimule tais estágios do desenvolvimento para uma construção do conhecimento mais significativa.

Percebemos que é preciso que professores e profissionais ligados diretamente à educação, possam estar em aprendizagem contínua, a fim de encontrar prazer em ensinar e despertar o prazer em aprender. A má qualidade do ensino gera desestímulo e dificuldades na aprendizagem.

Segundo WEIS, 2012, as provas operatórias têm como objetivo principal determinar o grau de aquisição de algumas noções-chave do desenvolvimento cognitivo, detectando o nível da estrutura cognitiva que a criança opera.  Sendo assim, o curso, AVALIAÇÃO COGNITIVA: Provas Operatórias e suas implicações nas dificuldades de aprendizagem, tem como objetivo instrumentalizar o profissional com mais uma ferramenta para suas observações sobre o funcionamento cognitivo da criança e assim auxiliá-la. Ao professor, permite um olhar mais apurado sobre seus alunos e desta forma possa adequadamente  apresentar os conteúdos escolares respeitando a fase de seu desenvolvimento cognitivo.

OBJETIVO GERAL

Apresentar o desenvolvimento cognitivo e as dificuldades escolares à luz da Neurociência, instrumentalizando os profissionais com estratégias psicopedagógicas/pedagógicas para ampliar a Estrutura Cognitiva do sujeito, a partir da avaliação e interpretação das Provas Operatórias.

CARGA HORÁRIA:  16h/a

PROGRAMA DO CURSO

NEUROCIÊNCIA DA APRENDIZAGEM

  • O QUE É APRENDIZAGEM?

  • O que é inteligência

  • DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA

CONDIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM

  • FATORES QUE VIABILIZAM A APRENDIZAGEM

  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVAS (COGNITIVA/AFETIVA E SOCIAL)

  • Importância da estimulação das habilidades operatórias desde as etapas iniciais

  • EPISTEMOLOGIA GENÉTICA (PIAGET) VERSUS APRENDIZAGEM MEDIADA (FEUERSTEIN)

PROVAS OPERATÓRIAS

MECANISMOS DE INTELIGÊNCIA

- Pensamento figurativo

- pensamento operativo

- Categorias Lógicas e Infralógicas

- Estágio da construção da inteligência

APRESENTAÇÃO DAS PROVAS DO DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO

  • Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos.

  • Conservação das quantidades de líquidos

  • Conservação de quantidade de matéria

  • Conservação do comprimento

  • Conservação do peso

  • Conservação de superfície

  • Conservação de volume

  • Classes - mudança de critério (Dicotomia)

  • Combinação de fichas

  • Permutação de fichas

  • Quantificação da inclusão de classes

  • Interseção de classes

  • Seriação de Bastonetes



A DEFASAGEM COGNITIVA E AS DIFICULDADES ESCOLARES

ESTRATÉGIAS E JOGOS UTILIZADOS PARA AMPLIAR A ESTRUTURA COGNITIVA

  • PRÁTICA COM JOGOS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS



PARA QUEM É ESSE CURSO:

Psicopedagogos, estudantes de Psicopedagogia e professores.



QUEM VAI MINISTRAR AS AULAS?

Carla Silva - Psicopedagoga em Campo Grande

PSICOPEDAGOGA CARLA SILVA

Psicopedagoga Clínica, Institucional e Hospitalar, especialista em Educação Infantil e Educação Especial, Pós-Graduada em gestão escolar; Mediadora do PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental - Método israelense para desenvolvimento humano) pelo ISELP . Cidade: Rio de Janeiro / RJ. Screener - habilitada pelo Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, Belo Horizonte -para avaliação da Síndrome de Irlen (Dificuldade de Aprendizagem relacionada à visão). Atuação:Psicopedagoga Clínica, Palestrante de cursos de capacitação para professores e profissionais de educação. Multiplicadora do Método das Boquinhas no Rio de Janeiro.


PSICOPEDAGOGA MARIA DO CARMO GERMANO

Pedagoga pela Universidade da Cidade; Psicopedagoga pela Universidade Gama Filho; Mediadora do PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pela NDPC; Screener - habilitada pelo Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, Belo Horizonte -para avaliação da Síndrome de Irlen (Dificuldade de Aprendizagem relacionada à visão). Especialista em Neurociências Aplicada à Aprendizagem pela UFRJ  Cidade: Rio de Janeiro / RJ.


Sobre o produtor

Oficina da Inteligencia

Psicopedagogia para Pais e Professores www.oficinadainteligencia.com

Comentários

Local

HOTEL MERCURE
Av. do Pepê, 56, Sala de conferências, Barra da Tijuca
Rio de Janeiro, RJ

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.