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Curso A Potência do Processo Criativo na Moda por FFW Aprender e High Low podcast

13 mar - 2021 • 10:00 > 23 mar - 2021 • 20:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

A Potência do Processo Criativo na Moda - Turma Extra


Curso organizado pelo FFW Aprender e High Low podcast


Descrição


O curso de estreia foi um sucesso com inscrições esgotadas e uma troca riquíssima entre os facilitadores e os alunos e resolvemos lançar a segunda turma para que mais pessoas possam ter a mesma oportunidade.


O curso mergulha na infinidade de experiências de criadores dos mais diversos lugares e backgrounds para estimular os participantes no aprofundamento dos seus próprios processos criativos. Sem achismos, apenas a verdade. 


Entenda como grandes nomes da moda reinventaram a nossa forma de pensar e criar, rejeitando fórmulas preestabelecidas e construindo um caminho virtuoso de originalidade.


O processo criativo na moda muitas vezes é mal interpretado. Diante de tendências bilaterais, que transitam entre lucrativo e massificado ou original e não rentável, há uma gama de nuances autênticas que equilibram expectativas individuais e coletivas. Em um momento onde o pensamento desviante é festejado pelo marketing e pelas redes sociais, nunca foi tão difícil escapar das armadilhas dos discursos padronizados. O processo criativo gera trabalhos únicos, rejeita manuais e passo-a-passos. O curso mostra que é possível entender - pela experiência de outros, em outros contextos - como construir um caminho próprio.


Você vai aprender tudo isso com pessoas que orientam, promovem e projetam marcas de moda do Brasil e do exterior. 


O que você vai aprender neste curso


- Conhecer os benefícios e a importância do prazer e da meditação ativa

- Conseguir aproveitar momentos de pausa como estratégias de inovação 

- Entender a estrutura do sistema de moda e desmistificar seus pontos de resistência que dificultam o sucesso de suas ideias

- Organizar sua marca e coleção de forma a conseguir melhor retorno de seu tempo e investimento criativo

-  Melhorar sua postura profissional diante de oportunidades abertas no mercado

- Entender como se agenciar pelos networking do mercado

- Se preparar para potencializar seu discurso de marca e pessoal


Para quem é indicado


- Jovens empreendedores que procuram entender as dinâmicas do mercado profissional de moda

- Criadores em busca de conhecimento para melhorar seu agenciamento e networking

- Profissionais experientes em busca de oxigenação criativa e novas estratégias para desenvolver suas ideias

- Pessoas de todos os mercados em busca de insights criativos no seu trabalho ou mesmo na sua vida não profissional



Programa


Encontro # 1 (13 março): Isabel Junqueira vai explorar a noção de « ócio » e seus desafios em tempos de redes sociais. A ideia de parar, de não fazer nada, se torna cada dia mais difícil de realizar. A ansiedade da produção constante com objetivos claros e metas a serem realizadas acabam minando um passo importante do processo criativo. Trabalhar a meditação ativa é buscar a tranquilidade em movimentos que despertam insights inesperados. Fugindo da oferta frenética de informações das redes sociais, como podemos “ver” mais, “consumindo” menos? 


Encontro # 2 (16 março): Olívia Merquior falará sobre o “processo” em si: o estúdio, o ateliê, a mão-na-massa e seus obstáculos. Vencer a página em branco parece simples mas, talvez, esse seja o momento mais desafiador do processo criativo. Junto com a concretização de uma ideia, o erro, o problema e a decepção são inevitáveis. Num mundo que oferece manuais e soluções em poucas etapas para tudo, como encarar o fazer artístico sem se equiparar com a hiper-racionalidade das novas tecnologias?


Encontro # 3 (20 março): Augusto Mariotti trará os momentos da “entrega”, nos quais a criação se depara com o público, a crítica, o enfrentamento fora da proteção de seu criador. O processo criativo é uma experiência de gestação onde não temos total controle sobre o momento do nascimento. Deixar nascer, tirar de si e entregar ao mundo é se abrir para o olhar do outro, à crítica e à insegurança do mundo externo. Saber agenciar expectativas e abrir espaço para o trabalho crescer além de você é um exercício que merece ser praticado constantemente.


Encontro # 4 (23 março): Troca coletiva de processos em grupo. Nesse último encontro convidamos os participantes para apresentarem seus trabalhos e compartilharem insights sobre desafios e soluções em seus próprios processos. Nessa dinâmica, o grupo contribuirá para uma nova percepção dos processos individuais.  



Certificado Digital

No final do curso, os alunos recebem um certificado digital


Aulas Gravadas

As aulas transmitidas pelo zoom ficarão disponíveis por 48 horas após o curso.


Sobre os facilitadores: Você vai aprender tudo isso com pessoas que orientam, promovem e projetam marcas de moda do Brasil e do exterior. 


Augusto Mariotti é fundador e diretor criativo do site e plataforma FFW. Também atua com comunicação, branding, produção e estratégia de conteúdo digital, consultoria e produção de eventos tendo realizado diversos projetos para clientes nacionais e internacionais entre elas São Paulo Fashion Week, Melissa, Cecilia Prado, Miu Miu, Sebrae, Arezzo entre outros. Hoje se divide seu tempo entre o Brasil e a Europa.


Isabel Junqueira é jornalista e criadora de conteúdo especializada em moda e cultura, formada em comunicação social (PUC-Rio) e história da arte (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne). Radicada em Paris há mais de uma década, colabora com diversos veículos (Casa Vogue, piauí, Folha de SP, Veja Luxo, Madame Figaro, Air France Madame, Rika) cobrindo os acontecimentos e encontrando as figuras mais interessantes do universo criativo parisiense. Correspondente da Vogue Brasil desde 2010, entrevista grandes nomes da moda como Alber Elbaz, Jean-Paul Gaultier, Natacha Ramsey-Levy, Anthony Vaccarello, Nicolas Ghesquière, Olivier Rousteing, Angela Missoni, Laudomia Pucci, Silvia Fendi, Peter Lindbergh, Delphine Arnault e Alexandre de Betak. Apresenta junto com Olivia Merquior o podcast High Low.


Olivia Merquior é diretora da agência Dacri Deviati, coordenadora de moda do Première Vision Paris na America Latina e responsável pelo desenvolvimentos das marcas do projeto TOP 5 Sebrae e Projeto Estufa na SPFW. Realiza trabalhos de consultoria e mentoria criativa para empresas como Lenny Niemeyer, Cantão, Melissa, Grupo Soma, entre outros. No exterior desenvolveu projetos para TopShop e Louis Vuitton. É presidente do Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuário desde 2017 e co-fundadora da primeira plataforma de desfiles com tecnologias imersivas, o BRIFW. Desde 2019 apresenta o High Low Podcast.


Veja o que disseram os alunos da primeira turma sobre o curso:


“Passar oito horas com esses profissionais do mercado de moda, aprendendo, trocando conhecimento, e muitas vezes tirando dúvidas, me fez questionar ainda mais todo o sistema de moda e desejar buscar ainda mais conhecimento para me tornar uma parte, mesmo que pequena, da força para mudança positiva do mercado brasileiro de moda.

E que venham os próximos!” Karen Beatriz Nascimento


“Este curso foi determinante na minha vida pessoal e profissional por estes facilitadores impecáveis. Principalmente no que tange a filosofia, ao pensar e refletir. Que bela escolha eu fiz.”  Ana Paula Gatti


“Depois desse curso sinto que sou capaz de tudo. Foi libertador. Muitos dos meus questionamentos mais difíceis foram respondidos e me sinto mais confortável em mostrar meu eu pro mundo.” Helena Takashima


“Uma experiência inesquecível com direito a muitas trocas, visões, vivências, aprendizado e paixão no final de tudo! Um grande marco de inspiração.” Antonio Moser

Termos e políticas

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Sobre o organizador

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FFW Aprender

O FFW Aprender é o braço de cursos e masterclasses do site e revista FFW. Lançado em 2009, o site FFW se torno o principal destino online sobre moda no Brasil. A plataforma FFW é composta pelo site FFW.com.br, a publicação especial e bianual FFWMAG, eventos proprietários e projetos especiais. A convergência de todos os formatos da plataforma somam o prestígio e autoridade da revista impressa, a satisfação instantânea e alcance do digital e a experiência vivida nos eventos.

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