Login
O evento já encerrou...
Cultura e públicos: estratégias de aproximação
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Cultura e públicos: estratégias de aproximação

22 nov - 2021 • 19:00 > 21:30

Evento Online via Zoom

Descrição

Data: 22.11 a 06.12 (2as e 4as). 05 encontros.

Este curso faz parte da campanha Black Friday Sympla, e está com 20% de desconto.


Olá!

Eu atuo na área cultural há 24 anos, e meu foco principal de trabalho e pesquisa nessas mais de duas décadas tem sido as relações e a comunicação com os públicos. Este curso é um resultado dessa trajetória. Nele, eu compartilho o que fui entendendo serem os pontos mais importantes para quem busca ampliar seus públicos e criar uma conexão mais próxima com eles. Vou te oferecer análises, dados de pesquisa, ferramentas práticas, pontos de reflexão e questões estratégicas para que você saia do curso com uma bagagem de conhecimentos que te possibilitará se comunicar melhor com os públicos que você deseja atingir.


Falaremos bastante sobre o online, mas não esqueceremos do presencial. Projetaremos um pouco o futuro dessa comunicação com os públicos, mas a partir do que já podemos perceber no presente e das mudanças trazidas pela pandemia.


Essa nova edição do curso tem um gosto especial pra mim, pois não pretendo realizá-lo mais. Não por falta de interesse, mas porque em 2022 empreenderei uma grande reformulação nos meus temas e atividades de formação. Então será uma última oportunidade para quem deseja alcançar melhor seus públicos.


Mais abaixo você conhecerá o programa do curso, mas já te conto alguns dos conteúdos que você terá:

_o que pode tornar uma oferta cultural relevante e atraente para os públicos, num momento de cada vez mais disputa por atenção e mais opções de lazer e entretenimento dentro de casa;

_por que questões de diversidade impactam no acesso muito mais do que você imagina e podem terminar afastando os públicos do que você oferece;

_o que você precisa saber para oferecer experiências positivas para seus públicos, em todos os pontos de interação com eles;

_técnicas e estratégias para deixar a sua comunicação mais efetiva e gerando mais conexão com seus públicos;

_métodos para você  identificar quem são seus perfis de públicos;

_como os públicos na era digital estão se relacionando com o consumo cultural e o que a pandemia já começou a mudar nesse aspecto.


André Fonseca


DATAS E HORÁRIOS

22.11 (2a), 24.11 (4a), 29.11 (2a), 01.12 (4a) e 06.12 (2a).

19h às 21h30 (com intervalo de 10 minutos).

Carga horária total: 15h (incluindo uma aula gravada de 2h que você receberá de bônus).

15 vagas.


O curso será online e ao vivo e ocorrerá no Zoom. Você receberá o link de transmissão por email no dia do primeiro encontro. Quem não puder participar, terá acesso às gravações até 15.01, mas eu recomendo a participação ao vivo, para que você possa tirar dúvida e possamos trocar ideias.


CONTEÚDO

01 Acesso à cultura no Brasil: desconstruindo equívocos.
Consumo cultural no Brasil: o que podemos entender a partir das pesquisas realizadas. Como o setor cultural tem trabalhado questões de diversidade e como isso impacta no acesso à cultura.


02 Experiências para os públicos: o que estamos oferecendo?
Decolonização dos espaços culturais: por que isso é tão necessário para falarmos de democratização de acesso. Como as experiências oferecidas nos espaços e atividades culturais podem ampliar ou afastar públicos. Os fatores que interferem nas experiências.


03 Atraindo os públicos: como gerar percepção de valor?
Como desenvolver experiências e projetos online, presenciais e híbridos entendendo a "jornada de consumo" dos públicos. Percepção de valor e ofertas culturais relevantes.


04 Públicos: como saber quem são e como se comunicar?

Meios para identificação e pesquisa de perfis de públicos. A importância do branding (gestão de marca) para gerar relações mais próximas com os públicos. Comunicação x divulgação.


05 Conexões com os públicos da cultura: para onde estamos caminhando?

A humanização na comunicação como ferramenta de conexão com os públicos. O que já podemos entender sobre o consumo e comportamento de públicos nos períodos pós-quarentena e pós-pandemia.


BÔNUS

Você receberá ainda a gravação de uma aula com 2h de duração sobre os impactos da era digital nos comportamentos e expectativas dos públicos da cultura.


PARA QUEM PENSEI O CURSO

Pessoas que atuam na área cultura como artistas, pesquisadoras, produtoras, gestoras, curadoras ou como integrantes de equipes de espaços culturais e grupos artísticos. Outras pessoas interessadas pelo tema.


QUEM É ANDRÉ FONSECA?

Sou um profissional independente que atua nas áreas de comunicação, gestão cultural e diversidade. Eu penso, pesquiso e trabalho a comunicação e as relações com os públicos, sempre com um olhar inclusivo e humanizado. Acho que minha trajetória diz mais sobre mim do que minha formação acadêmica, mas sou graduado em comunicação social pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Fui ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2015-2019) e orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, do CELACC USP (2020). Desenvolvi um estudo sobre públicos para o Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo (2018/2019). Já realizei trabalhos para, entre outros: Instituto Brincante, MIS - Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, Circo Zanni, SISEM - Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Registro.

Instagram: @euandrefonseca.


VALOR

Promoção Black Friday Sympla: de R$335,00 por R$268,00 (parcelamento em até 12x no cartão de crédito).

Atenção: a opção de pagamento por boleto é disponibilizada pela Sympla somente até 05 dias úteis antes da data de início do curso, pois esse é o tempo que o processador de pagamentos Sympla e os bancos precisam para validar a transação. Se você perder esse prazo, poderá realizar o pagamento via Pix. Nesse caso, por favor entre em contato comigo antes de se inscrever, pelo email [email protected]


BOLSAS

Inscrições encerradas.


MATERIAIS E CERTIFICADO

Você receberá todo o conteúdo do curso por email, em formato PDF, assim como um certificado de participação (se você estiver presente em pelo menos cinco dos seis encontros do curso).


FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

É só ir até o final da página e clicar em "fale com o organizador".

 

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Cultura e públicos: estratégias de aproximação

André Fonseca

André Fonseca atua de modo independente nas áreas de gestão cultural, comunicação e diversidade e inclusão, desenvolvendo consultorias e ações de formação. É graduado em comunicação social com habilitação em marketing pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.