App Sympla
Baixe agora

Cultura ancestral e competências para o futuro

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

Cultura ancestral e competências para o futuro

Questtonó SP - São Paulo, SP
26 de junho de 2019, 19h-22h

Ingressos

Inscrição
R$ 30,00  (+ R$ 3,00 taxa)
Pague em até 12x
Vendas até 26/06/2019
Encerrado

Descrição do evento

No dia 26 de junho receberemos o bailarino e coreógrafo togolês Raouf Tchakondo e a designer brasileira Renata Mendes em um encontro sobre a cultura matriarcal africana e sua relação com o desenvolvimento de competências humanas. Essenciais para o trabalho do futuro, habilidades como empatia, capacidade de escuta, resolução de problemas complexos requerem mais do que a compreensão do presente. É necessário senti-lo através de um tipo de conhecimento mais profundo, não racional e mais ancestral.

A diversidade de linguagens será abordada a partir da técnica Acogny, baseada nas danças ancestrais (danças do sul do Togo, Benin, Gana e Nigéria e as danças tradicionais do norte do Togo). A técnica é extremamente particular, unindo conhecimentos da dança Ocidental a uma estrutura africana de sentimentos e uso inovador da tradição como inspiração para o novo. Traça um caminho pautado no urbano e no moderno, refletindo a África de hoje, de arranha-céus, de grandes contradições internacionais.

"Dentro do conceito de especialista flexível, teremos que desenvolver softs skills, que são habilidades relacionadas às aptidões mentais, comportamentais e sociais. Serão as habilidades mais exigidas pelo mercado." - Patricia Dalpra, em artigo publicado no blog O Futuro das Coisas


Para quem é a oficina? 
Interessados no assunto, buscadores das tendências inovadoras na educação e no trabalho, sem necessidade de ter experiência em qualquer tipo de dança.

Como será?
Duas horas de vivência com movimentos corporais (música ao vivo) e roda de conversa.  A diversidade de linguagens será abordada a partir da técnica Acogny, baseada nas danças ancestrais (Togo, Benin, Gana e Nigéria). A técnica é extremamente particular, unindo conhecimentos da dança Ocidental a uma estrutura africana de sentimentos e uso inovador da tradição como inspiração para o novo. Traça um caminho totalmente diferente, pautado no urbano e no moderno, refletindo a África de hoje, de arranha-céus, de grandes contradições internacionais.

Chaves: 
Como a mente e o corpo compreendem códigos de outra cultura; Ancestralidade, contemporaneidade e inovação; Desenvolvimento de competências para o futuro.

Quem conduz?
Raouf Tchakondo: coreógrafo, bailarino e professor do Togo. Conhecedor das bases matriarcais pela própria experiência de vida.
Instagram: @raouf.tchakondo

Renata Mendes: designer de processos criativos, trabalha desde 2002 com comunidades artesanais tradicionais do Brasil. É pesquisadora de inovação e futuro. Instagram: @renata1mais 



Local

Questtonó SP
Avenida Pompéia, 723, Vila Pompéia
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.