6 abr - 2021 • 18:30 > 6 mai - 2021 • 20:00 Ver datas e horários
Videoconferência via Sympla Streaming
Com a pandemia, tanto as várias instituições de memória quanto os projetos culturais de diferentes gêneros artísticos foram confrontados com a repentina necessidade de mergulharem profundamente nas águas da mídia digital. É fato que um grande número de museus e outras instituições de memória não detêm conhecimento suficiente para desenvolverem um programa coerente e eficaz de comunicação, educação, divulgação, captação e desenvolvimento de público nas mídias sociais. Muitos produtores culturais, artistas e artesãos sentem dificuldade semelhante.
Para atender a essa crescente demanda, uma museóloga e uma designer se uniram para criar um curso virtual que possa dar aos alunos uma visão ampla de um plano de comunicação para as mídias digitais. Um programa que seja coerente com a missão e os objetivos da instituição (ou do projeto, ou do artista), criativo o suficiente para destacar-se das milhares de outras iniciativas online sobre cultura e lazer, e planejado de forma a alcançar as metas estabelecidas por seus criadores.
Eye Design - Desenvolvimento de Marcas
Gestores e produtores culturais, museólogos, arquivistas, bibliotecários, artistas, artesãos e outros profissionais e instituições que precisam compreender como desenhar estratégias e planos de comunicação nas mídias digitais que se sobressaiam e que tenham potencial de obter os resultados desejados.
Os alunos irão responder pesquisas referentes a:
As respostas auxiliarão UseMuseu e Eye Design no aprimoramento da oficina.
O curso será realizado por meio da plataforma Zoom.
Claudia El-moor é designer gráfica, co-fundadora da Eye Design|Consultoria Criativa. Seu estúdio ajuda negócios e instituições a se conectarem com o público ideal usando design e comunicação como ferramentas estratégicas. É apaixonada por comunicação, marketing e design thinking, usando sua habilidade em resolver problemas para apresentar o melhor de cada negócio ao mercado. Estudou Design Gráfico no Brasil e na Itália, e Gestão do Design no Canadá. É autora da identidade visual da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico e membro ativo da ADG Brasil e Adegraf (associação nacional e regional de design gráfico, respectivamente).
Claudia Porto é museóloga com MBA em Gestão Empresarial (UFRJ). Coordena o festival online global MuseumWeek no Brasil, leciona estratégias de mídia social no MBA Gestão de Museus (UCAM/ABCG) e é consultora de museus em projetos de parceria institucional, comunicação digital e mídia social no Brasil e no exterior. Dirigiu por 10 anos estúdio de conteúdo web com clientes como a Funarte e o IBGE. Concebeu o site do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro e o app São Cristóvão Cultural. Foi Coordenadora de Artes e Intercâmbio do British Council e diretora da Casa da Marquesa de Santos. Ao lado de um parceiro, levou para o Oi Futuro a iniciativa de inovação #MuseumsShowoff. É membro do COMCOL - Comitê Internacional do ICOM para o Desenvolvimento de Coleções -, e do Conselho Administrativo do ICOM Brasil. É servidora pública do Congresso Nacional, no Departamento de Preservação Digital.
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
Use Museu
A Use Museu desenvolve projetos na área de museus no Brasil e em outros países desde 2013. Nossas linhas de ação: reinterpretação de coleções, conteúdo online, estratégias para as mídias sociais, papel social do museu, ética de acervos. Realizamos edit-a-thons (maratonas de edição na Wikipedia), cursos, workshops e sessões de coaching, produção de eventos e criação de produtos sobre e para museus. Contato via website ou pelo Instagram @usemuseu