App Sympla
Baixe agora
Evento encerrado

Cozinha Ventre

A Horta da Cidade - Belo Horizonte, MG
14 de julho de 2019, 09h-15h

Ingressos

Investimento
R$ 340,00
em até 12x R$ 34,14
Vendas até 14/07/2019
Encerrado

Descrição do evento

O que é a Cozinha Ventre?

Essa experiência é um convite ao autoconhecimento feminino a partir das relações com a comida, ao longo do ciclo menstrual. Você saberia quais plantas usar durante a tensão pré menstrual? Quais receitas se associam mais ao bom humor ou ao cansaço do corpo durante os dias de sangramento? No período fértil, algum tipo de ingrediente é mais ou menos viável para seu corpo? Como alimentar seu corpo e emoções a partir das lunações?

Estas questões nos abrem caminhos muito diversos e singulares para respondê-las. A vivência com a Cozinha Ventre é uma permissão que nos damos para descobrir um pouco mais sobre como acessar, dinamizar, melhorar certas funções de nosso organismo (quanto aos princípios fisiológicos, emocionais e energéticos) a partir de especiarias, plantas medicinais e outros alimentos, reconhecendo maneiras adequadas de potencializar a saúde de cada um deles em algumas receitas para nosso corpo.

Iremos conversar, cheirar, tocar, degustar, cozinhar, confrontar o conforto de um ou outro ingrediente afim de promover mais intimidade entre o universo da alimentação e o universo feminino.

Para nós, a alimentação é a primeira forma de comunicação de nosso corpo com o mundo. É por meio dele que existimos e é o modo como o alimento atua em nós que resistimos aqui.

Sobre o nosso paladar, há muito mais sabores para serem descobertos, pois o nosso corpo é uma grande papila. Precisamos descobrir receitas que nos fazem generosas com nós mesmas e as panelas que fortalecem nossa integridade.

Está tudo na nossa cozinha: o nosso ventre.

Vagas Sociais

Este curso se dedica ao auto conhecimento feminino e à preocupação com as formas desgastadas e desiguais às quais a mulher tem sido submetida ao longo de sua história. Faz parte de nossa bandeira garantir a acessibilidade de mais mulheres a toda forma de saber, sobretudo, aquelas dinamizadas pela alimentação. Disponibilizamos, assim, vagas sociais ilimitadas para mulheres negras e mães solo que não puderem arcar com o valor integral deste curso. Homens transsexuais também são bem-vindos e têm direito às vagas sociais. 

Se você é uma mana que quer usar a vaga social, fale conosco através dos Instagram @cebolanamanteiga e @lais.velloso

Sobre as receitas ensinadas

A Cozinha Ventre prioriza receitas que não fazem uso de ingredientes de origem animal (vegana), pensamos sempre em uma alimentação horizontal, na qual todas as pessoas podem partilhar da refeição sem ressalvas de dietas.

Partiremos de algumas especiarias e plantas medicinais para alicerçar as receitas que faremos. Neste  sentido, você sai do curso compreendendo as possibilidades desses alimentos enquanto medicina para seu ciclo menstrual, bem como as principais formas de acessar o princípio ativo na cozinha.

Programação (sujeita a alterações)

Café da manhã receptivo

Vivência meditativa para o despertar da conexão com os sentidos

Elaboração 6 receitas práticas alinhadas ao ciclo menstrual e ao ciclo lunar, com indicações de desdobramentos para outras preparações

Conversa sobre comida, arquétipoos e os ciclos menstruais

Almoço coletivo

O que o curso inclui?

E-book com as receitas

Degustação de todas as preparações

Gentilezas, generosidades, cuidado com a mulher

Conversa pela horta sobre as principais plantas femininas

A Cozinha Ventre é formada por

Carolina Dini, autodidata do universo culinário, autora do livro Cozinha Extrassensorial e criadora do www.cebolanamanteiga.com

Dá dicas culinárias no @cebolanamanteiga e acredita que #cozinharmudaomundo

Para saber mais

No Instagram, @cebolanamanteiga, você consegue acessar o Destaque “cursos”. Assim terá uma ideia do que vai rolar nessa experiência.

Laís Velloso é escritora de comida, com formação em Letras pela Ufmg e em cozinha pelo Senac Minas, autodidata das plantas medicinais e de experiências e ações poéticas com a comida. Acredita que cozinhar cura.

No Instagram @lais.velloso e no Facebook lais velloso

Direito de imagem

Ao participar dos cursos, você concorda em ceder de forma gratuita seu direito de imagem quanto às fotografias tiradas para fins de divulgação. Caso não concorde com isso, fica obrigado(a) a enviar um e-mail informando que não gostaria que sua imagem seja utilizada para o seguinte endereço: carolinandini@gmail.com

Dúvidas?

Fale conosco través do e-mail carolinandini@gmail.com / vellosolas@gmail.com  ou pelos Instagram @cebolanamanteiga / @lais.velloso

Sobre o produtor

Carolina Noé Dini

Local

A Horta da Cidade
Rua Lua, 340, Santa Lucia
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.