App Sympla
Baixe agora

Convidados 2 - Congresso de Guias

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Convidados 2 - Congresso de Guias

Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura - Nova Friburgo, RJ
24 de agosto de 2019, 10h - 25 de agosto de 2019, 10h

Ingressos

Convidados 2
Grátis
Vendas até 24/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

O Estado do Rio de Janeiro está recheado de áreas protegidas e um dos maiores destinos de turismo de natureza e aventura da região sudeste. A Cidade de Nova Friburgo, com vários Parques e Atrativos Naturais, não poderia ser mais ideal para receber o Congresso Brasileiro de Guias de Turismo Especializado em Atrativos Naturais.

O evento acontecerá nos dias nos dias 24 e 25 de agosto (Sábado e Domingo)  de 2019 no Centro de Convenções Laércio Rangel Ventura – Nova Friburgo. O objetivo do encontro é levantar discussões sobre melhores técnicas de guiamento de turistas em atrativos naturais, harmonizando a cultura da vida ao ar livre, gerando conhecimentos e estimulando o intercâmbio entre profissionais qualificados com os que buscam aperfeiçoamentos unindo empresários, lideranças e formadores de opinião.

O objetivo maior é buscar o compromisso de realizar guiamentos com mais responsabilidades, tornando as atividades de forma mais sustentável e natural.

Com a realização da Escola Técnica de Turismo CIETH e com o Apoio da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo, destacamos a seguinte programação;

Programação / Line UP 

Dia 24 de Agosto de 2019 – Sábado (Primeiro Dia)

8:30 – Welcome com a entrega das credenciais e check in no Centro de Convenções Laércio Rangel Ventura 

9:00 – Abertura Solene e composição da Plenária com a Presença do Secretário de Cultura de Nova Friburgo Mário José Bastos Jorge.

9:20 – Palestra: “Empoderamento Feminino: Mulheres no Guiamento  em Atrativos Naturais”. Palestrantes Tannila Vieira Rocha ( Guia de Turismo Especializada em Atrativos Naturais e CEO do Projeto “Primeiros Passos” ).  

11:20 – Palestra: “Como se Certificar em Montanhismo.”  Palestrante: Rapha Raine ( Bacharel em Turismo. Mestre em Ciências Ambientais. Instrutor de Escalada Profissional certificado pela AGUIPERJ, com certificação internacional em Primeiros Socorros em ambiente selvagem pela NOLS. Guia de Turismo CADASTUR Especializado em Atrativos Naturais.

Oficina: Gestão de Risco em Turismo de Aventura.

 

13:00 – Intervalo


14:30 – Work shop Top Spin: equipamentos para Trekking e Escaladas.


15:30 – Palestra: “Comunicação Não Violenta frente aos Conflitos e práticas cooperativas.”  Palestrante Sônia de Pontes Leandro Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, Geógrafa com ênfase em Meio Ambiente, Pedagoga da Cooperação e Metodologias Colaborativas.


16:30 – Palestra: “Guia de Atrativos Naturais X CADASTUR.” Palestrante: Arnaldo Bichucher – Guia de Turismo e representante Legal da Liga Independente dos Guias de Turismo/RJ (LIGUIA)


17:00 – Palestra “FORA DA ROTA: desenvolvendo novos roteiros” – Palestrantes Thiago Silva Conceição (Geógrafo, Guia de Turismo Especializado em Atrativos Naturais/Trilhas) e John Michael Tejada – Guia de Turismo Especializado em Atrativos Naturais/Trilhas, Fotógrafo)

 

Dia 25 de Agosto de 2019  – Domingo - (segundo dia)

8:30 – Welcome e check in no Centro de Convenções Laércio Rangel Ventura


09:00 – Reabertura solene dos Trabalhos com a composição da Plenária. 


9:30– Palestra: “ Econeomalthusianos e os impactos ambientais.”  Palestrante Suzy Amantino – Professora, Geógrafa e Guia de Turismo Especializada em Atrativos Naturais.


10:00 – Palestra: "Cicloturismo: o que você precisa saber para começar!". Palestrante: Ramon Cunha (Guia de Turismo Especializado em Atrativos Naturais. Fundador da CicloMacacu (Organização dos Ciclistas de Cachoeiras de Macacu. Conselheiro Municipal de Turismo em Cachoeira de Macacu. Produtor de Eventos. Fotógrafo Profissional.


10:30 – Mesa “Educação Ambiental no Turismo e suas práticas de Mercado” Palestrante Frederico Cascardo Alexandre da Silva ( Professor Adjunto do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Professor da Universidade Veiga de Almeida. Guia de Turismo CADASTUR especializado em Atrativos Naturais. Desenvolveu trabalho de assessoria acadêmica na Pós Graduação em Gestão Empresarial de Transportes de Passageiros COPPE/UFRJ. Integrou o Observatório de Turismo da FGV tendo participado das aulas e trabalhos acadêmicos nos anos de 2007/08 - ênfase em Marketing Turístico. Formação: Mestre em Engenharia de Transportes pelo PET/COPPE/UFRJ. Possui graduação em Turismo pela Universidade Estácio de Sá, com especialização em Docência do Ensino Superior (UNESA) e especialização em Políticas Territoriais do Estado do Rio de Janeiro - ênfase em meio ambiente e turismo (UERJ). Tem experiência na área de Agenciamento e Transportes Turísticos, Ética do Turismo e Hotelaria; consultor de empresas de Turismo de Aventura na elaboração de Planos de Marketing, Pareceres técnicos e Promoção da empresa.

11:15 - Tema " A responsabilidade Legal do Guia de Turismo Especializado em Atrativos Naturais" - Palestrante Alfredo Augusto B. Silva ( Guia de Turismo Regional Especializado em Atrativos Naturais/Nacional/Internacional - Biólogo - Paramédico, Lisboa - Portugal r Bacharelando em Direito)

13:00 – Intervalo

14:30 – Palestra: Estratégias de nutrição para percursos em trilhas e montanhas. Palestrante Gabriela D´Angelo (Nutricionista em Personal Diet e Atendimento Nutricional voltado para Estética, Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Clínica.

17:00 A importância das Técnicas de Salvamento e Resgate na formação do Guia de Turismo em Atrativos Naturais? Palestrante - Rodrigo Santos (Técnico em Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Resgatista especializado em área de difícil acesso, altura, espaço confinado e busca e resgate em Estrutura Colapsada. 

 17:40 - Palestra: Desafios e perspectivas do Desenvolvimento do Turismo Rural com bases sustentáveis. Rocha Julianna Rocha ( Formada em Comunicação. Guia de Turismo CADASTUR categoria Regional/RJ - Nacional e Internacional - Diretor da Agência de Turismo Ecoplay Tour, que atua como foco no segmento de Turismo de Experiência e Rural.Indicada ao Prê,io Nacional de Turismo 2018 na Categoria Turismo de Base e Produção Associada por participar da implantação e desenvolvimento do Turismo Rural na Região de Bonsucesso em Teresópolis. 

Investimento:

Guias de Turismo CADASTUR / Profissionais de Turismo: R$ 245,00

Estudantes de Turismo e Turismólogos Adimplentes ABBTUR: R$ 155,00


Inclui:

Participação em todas as palestras, oficinas e workshops

Validação de Horas como Atividades Complementares para Estudantes de Turismo e Hotelaria

Certificação de participação no Congresso Estadual de Guias de Turismo Especializados em Atrativos Naturais.

Bolsa de Estudos de 50%% em todas as Mensalidades no Curso de Especialização em Atrativos Naturais da Escola Técnica de Turismo CIETH para profissionais  CADASTUR e 25% de Bolsa de Estudos em todas as mensalidades do Curso de Guia de Turismo Categoria Regional/Nacional com Especialização em Atrativos Naturais para condutores não CADASTUR.

Kit Congresso dos Guias de Turismo Especializados em Atrativos Naturais: • Kit congressista / Certificado de Participação.

O certificado de participação Congresso de Guias de Turismo Especializados em Atrativos Naturais será emitido em nome do(s) inscrito(s) e que procedeu a apresentação presencial nos dois dias do evento. Qualquer imprevisto estará sujeita a avaliação pela Comissão Organizadora

Como me inscrever no Congresso Estadual de Guias de Turismo Especializados em Atrativos Naturais?

A inscrição no CONGRESSO ESTADUAL DE GUIAS DE TURISMO ESPECIALIZADOS EM ATRATIVOS NATURAIS garante a participação no evento, não incluindo hospedagem, alimentação, traslado ou quaisquer outros serviços de terceiros. Disponibilizamos no site da Escola Técnica de Turismo CIETH uma plataforma que permitirá realizar a inscrição. 


1. Todos os interessados em participar deverão apresentar no ato do check in do evento, os documentos comprobatórios de acordo com a categoria identificada. Se estudante, comprovação de vínculo institucional atualizado;


2. Os valores das inscrições variam de acordo com a categoria especificada acima. 


3. O pagamento da inscrição só será feito via cartão de débito ou crédito através da Plataforma SYMPLA, com possibilidade de parcelamento, com ou sem juros do cartão, ou através de boleto bancário;


4. Após o processo inicial da inscrição, receberá a confirmação. Caso não receba no prazo de uma semana, entre em contato com a coordenação do Congresso Estadual de Guias de Turismo Especializados em Atrativos Naturais através do e-mail: 
turismo.cieth@gmail.com.  Por conta disso, é obrigatório o registro de um e-mail atualizado no ato do preenchimento do formulário digital de cadastro;


5.  Os dados cadastrados devem ser preenchidos com bastante atenção, pois também poderão servir para inscrições em atividades como workshops e Mesas de Trabalho. Observe os campos obrigatórios dos dados pessoais para preenchimento no formulário de inscrição;


6. No dia do evento não esquecer de levar impresso seu comprovante de inscrição, que será automaticamente gerado pelo sistema de inscrições, ou apresentar o mesmo no celular;


7. Se a categoria de inscrição for Estudante, que pode ser de nível técnico ou nível superior (graduação ou pós-graduação) deverão apresentar uma das três opções: declaração de matrícula do período da inscrição com identificação da instituição; comprovante de pagamento da última mensalidade ou Carteira de Estudante 2019;


08. O certificado de participação estará condicionado ao pagamento de inscrição e sua participação nos dois dias do Evento;


09. Servirá como documento para análise comprobatória da categoria escolhida uma declaração, comprovante de matrícula, carteira de trabalho, contrato de trabalho.

 

Como proceder para efetivar a sua inscrição no

CONGRESSO ESTADUAL DE GUIAS DE TURISMO ESPECIALIZADO EM ATRATIVOS NATURAIS.

Leia com bastante atenção e Seja bem vindo!

 

Insira os dados solicitados, verifique se estão todos corretos e finalize a inscrição.

O comprovante irá para o seu e-mail.

Aguarde demais instruções diretamente no seu e-mail. IMPORTANTE:

O participante somente terá direito ao reembolso do valor da taxa de inscrição com o cancelamento da participação neste projeto com cinco (05) dias úteis de antecedência, através do e-mail turismo.cieth@gmail.com.

CATEGORIAS DE INSCRIÇÕES:

O CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente.


O Certificado fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será informado sobre as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar e imprimir seu certificado de participação no site.

Inscrições somente pelo

Sobre o produtor

CIETH - Escola de Turismo

Local

Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura
Rua Salusse, 616, Centro
Nova Friburgo, RJ

Ver mapa

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.