10 set - 2020 • 17:00 > 18:30
Evento Online
O Congresso e-Socialize é um evento para compartilharmos boas práticas pedagógicas e experiências de sucesso realizadas pelos professores do Colégio Santo Américo. É gratuito e aberto a educadores de todo o País.
Nessa edição, teremos duas palestras e seis painéis. Em cada painel, faremos três apresentações e uma rodada de perguntas.
Programação Painel 1
Duas avaliações de leitura em meio ao isolamento
Janaína Arruda da Silva
É difícil acompanhar a evolução da leitura dos alunos, principalmente no contexto de isolamento em que estamos inseridos, por isso, o objetivo dessa comunicação é mostrar duas verificações de leitura bem sucedidas, realizadas no segundo trimestre. Os livros a que se referem são: “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, e “Os Lusíadas”, de Camões.
Avaliação por rubricas e pautas formativas: uma abordagem colaborativa
Livia Maria Botin
Em meio à pandemia, muitas escolas se viram forçadas a olhar para a sua prática pedagógica e avaliativa. Fica evidente, neste novo contexto, a necessidade de revisitar os objetivos de aprendizagem e dos conteúdos curriculares, entre outros. E, a partir disso, redimensionar a ênfase e os processos. A avaliação, portanto, não pode ficar restrita ao modelo tradicional, pautada na memorização, no "certo ou errado", no "verdadeiro ou falso". A pergunta que se faz é: “Que práticas avaliativas fazem sentido em um ambiente on-line?” Se a ideia é investir em práticas pedagógicas que trabalhem competências e habilidades, faz-se necessário criar avaliações que verifiquem tais processos.
Trabalho sobre a Valorização da Ciência
Gabriela Kirsten e Regina Bitelli
Como fazer com que os alunos compreendam a importância da Ciência e do fazer científico? Este foi um grande projeto de Ciências do Ensino Fundamental 2. Nas aulas de Ciências do sexto ao oitavo ano, os alunos, em duplas ou trios, escolheram um dos conteúdos trabalhados durante o 1º semestre para realizar um experimento ou criar um modelo em casa que explicasse algo sobre ele, utilizando o método científico. O produto final foi um banner e um vídeo ou uma edição de fotos com a realização do experimento. Nas aulas de Biologia do nono ano, os alunos assistiram a um debate sobre Ciência e Mídia e, em duplas ou trios, eles tinham que escolher uma forma de fazer a cobertura de imprensa do debate,relacionando-o aos conhecimentos adquiridos durante o primeiro semestre.
O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.
Colégio Santo Américo