App Sympla
Baixe agora

Como um cientista pode subir degraus e implodir pedras!

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Como um cientista pode subir degraus e implodir pedras!

CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - Rio de Janeiro, RJ
30 de abril de 2019, 16h-18h

Ingressos

único
Grátis
Vendas até 30/04/2019
Encerrado

Descrição do evento

Lia Coelho, zootecnista e CEO da Cashemre Brasil, é a convidada de estreia do Ciclo Trajetórias, criado pelo NIT-Rio para compartilhar com o público a experiência de cientistas que empreendem ou atuam em projetos com a indústria.


Lia contará a história da descoberta da cashmere brasileira, feita durante seu mestrado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e como tem atuado desde então no desenvolvimento de toda a cadeia de produção da fibra - da pesquisa da morfologia do fio ao contato com os criadores de cabra. 


Fibra de altíssima qualidade, produzida por cabras criadas principalmente na região Nordeste do Brasil, a cashmere brasileira é mais fina e mais confortável do que a cashmere conhecida no mundo e que abastece o mercado da moda de alto luxo. A pesquisa com a fibra já rendeu seis patentes e parcerias com instituições públicas e privadas.


BIO

Lia Coelho é doutora, zootecnista, colaboradora do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, e CEO da Cashmere Brasil. A empresa, que nasceu de suas pesquisas, já levou a cashemere brasileira a importantes eventos internacionais, como a Textile Institute World Conference (TIWC), maior congresso têxtil do mundo, e a Conferência Internacional em Fibras Naturais (ICMF). À frente da Cashmere Brasil, Lia construiu parcerias com atores dos setores público e privado, como o governo da Paraíba, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Cetiqt). Seu trabalho em ciência, no desenvolvimento da tecnologia que permite a produção do fio e na construção da cadeia produtiva da lã gerou seis depósitos de patentes.


SERVIÇO

Ciclo Trajetórias

Palestra: Como um cientista pode subir degraus e implodir pedras!

Palestrante: Lia Coelho, zootecnista e CEO da Cashmere Brasil 

Data: terça-feira, 30 de abril

Horário: 16h

Local: Espaço Oliveira Castro, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)

Endereço: rua Lauro Müller, 455. Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

Entrada gratuita. 

Sobre o produtor

NIT-Rio

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Rio), vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), apresenta o café com Elas, momento dedicado a um bate-papo informal com temas variados, e tem como proposta auxiliar especialmente as mulheres da academia, bolsistas, a complementarem seu conhecimento, com um novo olhar para a vida.

Local

CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Rua Doutor Xavier Sigaud, 150, Espaço Oliveira Castro - Térreo - Prédio CBPF, Urca
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.