Login
O evento já encerrou...
Como (re) significar culturalmente a Água?
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Como (re) significar culturalmente a Água?

31 mar - 2021 • 19:00 > 21:00

Evento Online via Facebook

Descrição

Como (re) significar culturalmente a Água: 
Um novo olhar sobre o ciclo da água e a despoluição dos rios
Em comemoração ao Dia Mundial da Água e trazendo um pouco das ações para atingirmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a ABRAPS apresenta como debate o tema: “Como (Re)Significar a Água Culturalmente”. Abordando os novos olhares para esse recurso primordial e apresentando como ideia para a live assuntos sobre as mudanças na despoluição no Rio Pinheiros, ações dos Jardins de Chuva pela cidade e projeto de despoluição de rios na Paraíba. É bastante claro que é preciso uma visão ampla e assertiva para o problema que temos em nossos rios. Muitos, ainda, bem poluídos e com dificuldades para serem totalmente limpos. O intuito da live também é discutir as ações que podem ser feitas para evitar que esse ciclo continue acontecendo.

Para o encontro virtual, teremos as coordenadoras do Grupo de Trabalho da ABRAPS de Saneamento e Recursos Hídricos Patricia Moreno e Olívia Gavioli e os debatedores Rubens Filho do Trata Brasil, Guilherme Castagna da Fluxus, Deise Coelho da Condominium e Cristina Crispim da Universidade Federal da Paraíba.

A transmissão do evento será realizada ao vivo através das redes sociais da UNIBES e das contas oficiais no Facebook, YouTube e LinkedIn da ABRAPS.

Participantes
Deise Coelho
Engenheira civil pela Universidade Católica de Pernambuco com especialização em saneamento ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco, é ponto focal da SuSanA Latinoamérica e diretora da empresa Condominium. Já atuou na Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), e em planos/projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em diversos estados do Norte e Nordeste, entre outros projetos internacionais. Difundiu na América Latina, para o BID, o Sistema Condominial, formulou manuais para o BIRD (Moçambique) e KFW (Ceará). Atualmente está no programa de despoluição do Rio Pinheiros em SP na sub-bacia Águas Espraiadas, coordenando os projetos dos sistemas de coleta de esgotos em 49 comunidades (favelas) inseridas na região.

Cristina Crispim
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado em Ecologia e Biossistemática pela Universidade de Lisboa e pós doutorado na área de ecologia aplicada. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: zooplâncton, semiárido, biodiversidade, conservação de espécies, aquicultura, gestão ambiental, biorremediação, ecoturismo e educação ambiental. Realiza projetos de extensão junto a comunidades pesqueiras e rurais, na área de aquicultura familiar e construção de fossas ecológicas.

Guilherme Castagna
Sócio-fundador da Fluxus Design Ecológico, desde 2006 integra sua formação acadêmica como engenheiro civil à visão sistêmica da permacultura na elaboração de projetos de sistemas inovadores de manejo integrado de água. É autor de publicações técnicas e didáticas, incluindo material audiovisual para o público leigo, como as video-aulas ""Esgoto como fonte de recursos"", e ""Reidratando a paisagem urbana com água de chuva"". É co-fundador e apoiador de ONG´s e iniciativas abertas que visam a livre disseminação de conhecimento sobre o manejo inteligente de água no ambiente construído.

Olívia Gavioli
Tecnóloga em Hidráulica e Saneamento Básico pela Fatec São Paulo, Especialização em Tecnologias Ambientais pelo Centro Paula Souza e Mestre em Entomologia em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente trabalha com projetos para saneamento básico, planos de gerenciamento de resíduos sólidos e controle de vetores com mapa de risco. É coordenadora do Grupo de Trabalho Saneamento e Recursos Hídricos da ABRAPS (Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável), colaboradora voluntária da organização do projeto Prêmio Jovem da Água de Estocolmo e das Câmaras Técnicas Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas da ABES SP.

Patrícia Moreno
Tecnóloga em Hidráulica e Saneamento Ambiental pela Fatec-SP e em Sistemas de Gestão Ambiental pela Estácio de Sá, com especialização em Perícia Ambiental pela Osvaldo Cruz. Educadora ambiental, consultora técnica em planos municipais de saneamento com foco na área rural e em projetos de tratamentos de sistemas alternativos de esgotos domésticos. Uma das autoras do livro colaborativo com a ABES-SP e a FEC-UNICAMP : “Tratamento de esgotos  domésticos em comunidades isoladas : referencial para a escolha de soluções” e da elaboração do Termo de Referência para o Saneamento Rural para a BH- PCJ. Professora responsável pelo Curso online de ODS 6 da Escola Aberta do Terceiro Setor. Colaboradora voluntária como coordenadora do GT Saneamento e Recursos Hídricos da ABRAPS, do Comitê Lixo Zero (ABRAPS) e da Câmara Técnica Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas da ABES-SP, atuando profissionalmente com eficiência hídrica com foco em reúso industrial como assessora técnica comercial do Grupo Rotoplas. Engajada nos temas ambientais, em especial: ODS 6, tratamento de esgotos em pequenas comunidades, resíduos sólidos, preservação das áreas verdes e parques, além de atuar com a promoção da educação sanitária e ambiental não formal. Tem experiência com implementação de sistemas de tratamento de esgotos em comunidades isoladas, capacitação em gestão, em especial com cooperativas de catadores de material reciclável e em implantação de tecnologias para otimizar a gestão no processo de comercialização de seus resíduos, gerenciamento de projetos, elaboração de planos, programas, estudos bibliográficos, diagnósticos ambientais, relatórios, banco de dados, planos de saneamento e organização de eventos ambientais. Conhecimento e experiência na área comercial, em acompanhamentos de performance, monitoramento e avaliações de cenários e indicadores, bem como, planejamento estratégico com foco em resultados.

Rubens Filho
Jornalista formado pela Universidade de Taubaté (SP) e mestre em Sustentabilidade, Saúde e Meio Ambiente pela Universidade de São Paulo. Desde o segundo semestre de 2013 coordena a comunicação do Instituto Trata Brasil, trabalhando diretamente com as estratégias de divulgação dos estudos e projetos sociais, além de ser conferencista e palestrante de eventos de saneamento básico para governos estaduais, municipais, federal e universidades por todo o Brasil. Em 2019, liderou o grupo de Comunicação do Comitê de Organização Internacional do 19ª World Toilet Summit Brasil 2019, que ocorreu na América Latina pela primeira vez, com as presenças da Fundação Bill & Melinda Gates, Water.org, SuSanA, World Toilet Organization, entre outros.

Apoio e realização: Unibes Cultural

Confira a programação online da Unibes Cultural!
Acesse o site e descubra shows, palestras, encontros e demais eventos online nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.

Parceiros:

   
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Como (re) significar culturalmente a Água?

ABRAPS

A ABRAPS - Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável é uma instituição sem fins lucrativos, empenhada em fortalecer a atuação de quem trabalha pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS da Agenda 2030 da ONU, de maneira diferenciada e complementar a que vem sendo abordada por outras instituições e profissionais que atuam neste tema.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.