Como inovar dentro de uma grande empresa

Evento online
01 de agosto de 2018, 12h

Compartilhar:

Inscrição

R$ 0,00

Aula Gravada
R$ 69,00
Inscrições até 01/08/2018
0

Descrição do evento

A AULA
COMO INOVAR DENTRO DE UMA GRANDE EMPRESA

Quem já tentou executar um projeto inovador em uma grande empresa sabe: entre 70 e 90% dos projetos de inovação corporativa falham. E um número ainda maior de boas ideias nem é aprovado.

E o desafio não está na fase de ideação, mas sim na capacidade de executar o projeto. Ou, antes, na capacidade de convencer a corporação de que aquela inovação faz sentido.

A inércia das corporações para continuar fazendo o que sempre fizeram do jeito que sempre fizeram é grande. E continuará sendo assim. Eis, portanto, as duas fases mais críticas para um projeto de inovação. Primeiro, a fase da venda: convencer a empresa a fazer diferente, a correr o risco de sair da sua zona de conforto e inovar. Depois, a fase da entrega: executar bem o projeto que você conseguiu aprovar, gerar resultados concretos para a companhia. Portanto, o próprio inovador corporativo precisa escolher bem os projetos em que vai apostar a sua reputação - e, muitas vezes, o seu emprego.

Algumas questões são chave:

Como identificar as reais chances de sucesso de uma oportunidade?
Com avaliar o potencial de geração de resultado de um novo produto, de um novo processo, de um novo serviço, de um novo modelo de negócios?
Será que as técnicas do “business case” ou do estudo de viabilidade são as melhores ferramentas à disposição?
Como diminuir o grau de incerteza dos projetos para o inovador?
Como aumentar as possibilidades de êxito dos projetos?

Ou o inovador corporativo encontra boas respostas para essas questões, e "prova" que tudo vai dar certo (mesmo seja impossível obter "certeza" sobre isso), ou a empresa não alocará os recursos necessários para executar o projeto. Ou o inovador trata de adequar suas ferramentas aos contextos que enfrenta (e deixa de procurar situações que lhe permitam aplicar suas técnicas preferidas), ou sua taxa de fracasso tenderá a aumentar.

Lean Startup e Design Thinking são algumas das ferramentas que migrarm do ecossistema das startups para as salas de reunião das corporações. Mas como ir além do conceito e efetivamente aplicar esses métodos de experimentação (prototipação, piloto, testes A/B) de forma estratégica no seu dia a dia?

Em sua aula, Maximiliano Carlomagno irá apresentar uma visão pragmática e aplicada sobre a teoria da Experimentação 2.0 como um mecanismo de gestão de projetos inovadores. A aula, que também oferecerá um menu de experimentos para você usar no dia seguinte em sua carreira ou à frente do seu negócio, passará pelos seguintes pontos:

1. As limitações do modelo tradicional de gestão de projetos
2. O passo a passo de transformação de uma ideia em inovação
3. Como avançar sua ideia inovadora de um conceito para um projeto com foco em experimentação
4. Learning plan: a abordagem de gestão mais eficiente para projetos inovadores
5. Técnicas de experimentação e prototipação você pode usar para testar a viabilidade da sua ideia
6. Um Menu de Experimentos – o que e como fazer
7. Os cuidados básicos para experimentos confiáveis
Isso tudo por meio da exposição de conteúdo, cases e ferramentas e da realização de uma atividade prática de prototipação durante a aula.

Essa é uma aula essencial para inovadores corporativos. Para quem tem o desafio de levar a inovação para dentro da sua empresa - ou para quem quer levar esses novos ares para dentro do seu ambiente profissional.Garanta já a sua vaga!

O PROFESSOR
MAXIMILIANO SELISTRE CARLOMAGNO

Sócio-fundador da Innoscience, consultoria em gestão da inovação que já atendeu 12 das 100 empresas mais inovadoras do Brasil, empresas como Coca-Cola, Grendene, Boticário, Avon, Roche, Sanofi, ArcelorMittal.Administrador, mestre em Administração com ênfase em estratégia e inovação (PUCRS).
Recebeu o Certificate em Estratégia e Inovação no MIT/Sloan e realizou cursos em Stanford, Berkeley e Columbia.
Foi executivo no mercado financeiro e empreendedor digital no boom das pontocom nos anos 90.
É autor dos livros Gestão da Inovação na Prática, vencedor do Troféu Cultura Econômica, e Práticas dos Inovadores: Tudo que você precisa saber pra começar a inovar.
Foi professor de Estratégia e Inovação em cursos de graduação em MBA e capacitou mais de 10 000 executivos nas ferramentas de inovação.
Atua como investidor anjo de startups e é mentor de empreendedores na Endeavor.



Sobre o produtor

Comentários

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.