App Sympla
Baixe agora

Comer Bem e Proteger o Planeta: redução do Desperdício de Alimentos como aliada da sustentabilidade

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Comer Bem e Proteger o Planeta: redução do Desperdício de Alimentos como aliada da sustentabilidade

Unibes Cultural - UCULT 360º - São Paulo, SP
22 de agosto de 2019, 14h-15h30

Inscrição

Comer Bem e Proteger o Planeta
Grátis
Inscrições até 22/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

Alimentar adequadamente uma população que chegará aos 10 bilhões de pessoas até 2050 é um dos maiores desafios da humanidade. Neste painel, especialistas discutem como o combate ao desperdício de alimentos pode ser um aliado em alimentar melhor o mundo sem destruí-lo.


Painelistas

Juliana Aparecida Fracarolli - Unicamp


Engenheira Agrícola, com Doutorado em Máquinas Agrícolas e Professora da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP desde 2014 de graduação e pós-graduação. A prioridade do meu trabalho é a formação ética, humana e profissional dos alunos para a solução de problemas que atendam ao mercado, institutos de pesquisa e atendam à sociedade, contribuindo para um mundo mais justo e sustentável. Organizei o Fórum Permanente PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS: CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA PÓS-COLHEITA E UM OLHAR PARA O FUTURO. Desde 2019 represento a Unicamp como membro da International Association of Universities (IAU) Global Cluster on Agenda 2030 Sustainable Development Goals (SDG) Team 1: No Poverty.



Juliana Elorza - TRIX

 

Facilitadora de diálogos e consultora de empresas para desenvolvimento de pessoas, com base em clareza de mensagem, acordos possíveis e satisfação profissional. Usa sua experiência corporativa com técnicas de comunicação e negociação de conflitos. Preparadora de palestrantes do TEDxSãoPaulo, curadora de conteúdo e preparadora de palestrantes no formato TEDTalks para empresas. Tradutora de palestras TED. Formada em Direito pela PUC/SP, mestrado (LLM) na NYU/Law e NYBar. Advogada empresarial por 20 anos, em grandes escritórios de São Paulo e Nova York.


Gabriel Monteiro - ONG Banco de Alimentos 

 

Gabriel Monteiro especializou-se em jornalismo científico, empreendedorismo de impacto social e está a frente do setor do Comunicação e Marketing do Banco de Alimentos,  organização fundada em 1998 pela economista Luciana Chinaglia Quintão com o firme propósito de combater a fome e o desperdício de alimentos no Brasil por meio do conceito de colheita urbana e do aproveitamento integral dos alimentos. A ONG Banco de Alimentos complementa a alimentação de 20 mil pessoas na cidade de São Paulo, e Gabriel trabalha pensando estratégias para inspirar pessoas e fortalecer o trabalho da organização.


Lucio Vicente Silva - Head de Assuntos corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil

 

Formado em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi, possui

pós-graduação em Gestão de Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado –

FAAP, especialização em Socionomia pela FEBRAP e Gestão de Projetos pela

Fundação Vanzolini. Atualmente, é Head de Assuntos corporativos e

Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, maior rede de varejo alimentar do

país, após 12 anos liderando as áreas de Comunicação e Sustentabilidade do

Atacadão, uma das empresas do grupo. Com sua equipe conquistou de 2014 à 2018,

cinco prêmios consecutivos pela Revista Época Reclame Aqui, como melhor

atendimento ao cliente entre as redes de supermercados e atacados do país.

Lucio tem passagens pelo Banco PanAmericano e ABN Amro Bank. Também é diretor

de comunicação da Associação Brasileira de Psicodrama, ABPS.

 

 

Patrícia Quadri Coelho - Remelí 


Empreendedora com graduação em psicologia, Patricia adora comer bem, odeia desperdício, e tem influenciado pessoas e marcas a olharem para o planejamento de refeições e compras como grande aliado do consumo consciente. Afirma que olhar a geladeira para decidir a próxima refeição é um mau hábito: "Não devemos confiar na inspiração para usar os ingredientes que temos em casa, pois se ela falha, alimentos bons para o consumo acabam estragando." Para evitar que isto aconteça, desenvolveu a remeli.com.br, ferramenta gratuita e colaborativa para criação de cardápios semanais e listas de compras automáticas que reduzem o desperdício e a monotonia culinária, recebendo o título de Friends of Champions 12.3 (da coalizão internacional para atingirmos o ODS 12.3).

 

Raissa Gradim - Bis2Biz 

 

Raissa Gradim é advogada que virou empreendedora (wannabe/aspirante). Atualmente trabalha na idealização da Bis2Biz, startup em formação com foco na redução do Desperdício de Alimentos nos supermercados. Com especialização em Gestão da Sustentabilidade, pela FGV-SP, e em Desenvolvimento Sustentável e Inovação Social, pela HEC-Paris, Raissa tomou coragem e mudou de lado na mesa de reunião. Antes de se lançar no empreendedorismo, formada em Direito pela PUC-SP, com mestrado pela Universidade Paris 2 Panthéon-Assas, Raissa atuou como advogada para ONGs, Fundações e Negócios Sociais por quase 10 anos. Trabalhar com propósito e impacto social sempre foi algo importante. Raissa mora em São Paulo, é esposa do Chico e mãe do pequeno Tomas.

 

Moderador


Salvador Iglesias Ramalho - SaveAdd 


Salvador é Founder da Startup Saveadd, cuja solução é de implementação de uma inteligência para potencializar os resultados referentes aos estoques excedentes do varejo, indústria de alimentos e bens de consumos. Formado em Marketing com especialização em Inovação Social, atuou em empresas do setor bancário, tendo em sua carreira o case do aplicativo Itaú light, além de outras implementações na área de segurança digital e ofertas baseados em relacionamento digital. Seu histórico de empreendedor começa na Itália no Social Roots em 2015, realizado na Expo Milano, onde apresentou a solução Realimentar, focada na gestão de doações de alimentos. O seu propósito de vida é de gerar oportunidades e direcionar caminhos para empresas e a sociedade na redução dos excedentes dando um direcionamento social e sustentável para todos, gerando oportunidades onde havia apenas desperdício.



CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Adulto

CATEGORIA: Painel

ACESSIBILIDADE: Cadeirante 

ODS 12  - Consumo e Produção Responsáveis

 

Sobre o Fórum Virada Sustentável 2019


Negócios de impacto, mobilidade urbana, economia colaborativa, economia circular, moda sustentável, mudanças climáticas, meio ambiente e inovação social, entre outros temas, fazem parte do Fórum Virada Sustentável 2019, uma ocupação de dois dias inteiros na Unibes Cultural, com mais de 50 atividades, 150 palestrantes, onde você poderá saber tudo que há de novo sobre respostas e soluções para os desafios contemporâneos da Humanidade, além, é claro, de muita arte e celebração. O evento integra a programação oficial da Virada Sustentável - São Paulo 2019.


SUJEITO À LOTAÇÃO.

TOLERÂNCIA DE 10 MINUTOS DE ATRASO.

Sobre o produtor

Virada Sustentável

Somos um movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, que tenham em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade. Conheça a programação completa em: viradasustentavel.org.br

Local

Unibes Cultural - UCULT 360º
Rua Oscar Freire, 2500, 5º andar, Sumaré
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.