Circuito de Música Acustica


Compartilhar:

Próximos eventos
Eventos passados

Sobre

SELECIONADOS PARA “CIRCUITO DE MÚSICA ACÚSTICA” PREPARAM-SE
PARA APRESENTAÇÕES EM MUSEUS E PRAÇA DA LIBERDADE

PRIMEIRA APRESENTAÇÃO SERÁ COM “ASSANHADO” E “JAZZCORDE-ON”,
 NO DIA 24/9, ÀS 20H, NO MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

 

Alexandre Andrés, Assanhado, Desvio, Fabrício Conde, Guanduo, Gustavito Trio, Invisível e Jazzcorde-on, são os oito selecionados para o Circuito de Música Acústica, promovido pela Gerdau e Governo do Estado de Minas Gerais, e já estão afinando os instrumentos para as apresentações que serão realizadas no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e no Museu de Artes e Ofícios.  A iniciativa busca valorizar os talentos mineiros e encontrar uma nova sonoridade acústica no estado.

Os primeiros a se apresentarem são "Assanhado" e "Jazzcorde-on", no dia 24, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. O “Assanhado” é formado por André Milagres, Lucas Ladeia, Rodrigo Heringer e Bruno Vellozo. O quarteto surgiu a partir de uma proposta coletiva de execução do repertório de choro com uma formação pouco convencional, utilizando instrumentos como baixo-acústico, bateria e vibrafone, somados aos tradicionais violão de sete cordas e cavaquinho.

O “Jazzcorde-on”, formado por Marx Marreiro, Natália Mitre, Pedro Gomes, PC Guimarães e Carol Serdeira, traz uma proposta inovadora de explorar as diversas raízes que possui o acordeon. O resultado é uma mistura de gêneros e estilos clássicos típicos desse instrumento (tango, valsa e baião), às novas concepções e tendências que influenciam cada um dos músicos, vindas do jazz e música brasileira.

"Conseguimos uma programação de muita qualidade que inclui choro, jazz, cantautores, folk, pop, experimental, instrumental brasileiro e percussão. Estamos muito animados para as apresentações”, conta Patrícia Tavares, uma das curadoras do projeto. Nas próximas quatro quintas-feiras consecutivas, sempre às 20h, acontecem os shows da primeira etapa do Circuito, com os grupos e solistas pré-selecionados.

Os selecionados receberão uma ajuda de custo para se apresentarem nessa primeira etapa. Destes oito, dois grupos ou artistas solo passarão para uma segunda etapa, e irão receber três mil reais como prêmio, além de se apresentarem na Praça da Liberdade ao lado de um músico de renome nacional. Neste dia será definido o vencedor do Circuito.

 

SERVIÇOS

CIRCUITO DE MÚSICA ACÚSTICA

24 de setembro - "Assanhado" às 20h; "Jazzcorde-on" às 21h - MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, Praça da Liberdade - Funcionários, Belo Horizonte.

29 de setembro - "Fabrício Conde" às 20h; "Gustavito Trio" às 21h - Museu das Artes e Ofícios, Praça Rui Barbosa, 600 - Centro, Belo Horizonte.

01 de outubro, 20h - "Desvio", às 20h; "Guanduo" às 21h - Museu das Artes e Ofícios, Praça Rui Barbosa, 600 - Centro, Belo Horizonte.

08 de outrubro, 20h - "Alexandre Andrés" às 20h; "Invisível" às 21h - MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, Praça da Liberdade - Funcionários, Belo Horizonte.

17 de Outubro, apresentação na Praça da Liberdade com os dois finalistas do Circuito e show de artista nacional.

Entrada: Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no http://www.sympla.com.br/circuitomusicaacustica ou na portaria dos museus, duas horas antes do evento. Sujeito a lotação.

 

SOBRE O CIRCUITO

O edital do Circuito recebeu 79 inscrições, de 10 a 30 de agosto. Os curadores buscaram solistas e bandas que apresentassem um repertório com instrumentação acústica e de qualidade. O objetivo é valorizar novos instrumentistas de Minas Gerais, incentivando a inovação no campo da composição, técnica e estética musical e, acima de tudo, proporcionar a descoberta de novos talentos.

O Circuito de Música Acústica é realizado pela Do Brasil Projetos e Eventos e pela Agência de Produção, com gestão cultural da AltiPlano Projetos Culturais e patrocínio da Gerdau e do Governo de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoiam o Circuito Praça da Liberdade, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e o Museu de Artes e Ofícios.

SOBRE A GERDAU

A Gerdau segue os princípios do desenvolvimento sustentável e acredita que o crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao relacionamento ético e socialmente responsável com todos os públicos com os quais se relaciona. Com mais de 114 anos de história e presente em 14 países, por meio de operações que atuam nas várias etapas da indústria do aço, a Empresa tem trabalhado em iniciativas voltadas à educação, mobilização voluntária e qualidade em gestão. Em Minas Gerais, que possui riquezas históricas e culturais, a Gerdau também apoia projetos voltados à preservação do patrimônio.

A Companhia é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais nas Américas.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.