CIRCUITO NACIONAL DE SEMINÁRIOS SOBRE DISTROFIA DE DUCHENNE. EDIÇÃO SUDESTE: BELO HORIZONTE - MG

Centro de Atividades Acadêmicas da Biologia - UFMG. - Belo Horizonte, MG
21 de julho de 2018, 08h-12h

Compartilhar:

Inscrição

R$ 0,00

Estudante
Grátis
Inscrições até 21/07/2018
0
Profissionais
Grátis
Inscrições até 21/07/2018
0
Associações/Famílias
Grátis
Inscrições até 21/07/2018
0

Descrição do evento

CIRCUITO NACIONAL DE SEMINÁRIOS SOBRE DISTROFIA DE DUCHENNE. 
EDIÇÃO SUDESTE: BELO HORIZONTE (MG). 

O Circuito Nacional de Seminários sobre  Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é um projeto realizado pela Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (AFAG) e será realizado em 5 edições que contemplam as 5 regiões geográficas brasileiras: Norte, Nordeste, Sul, Sudestre e Centro-Oeste. 

A edição do Sudeste do Brasil será realizada em Belo Horizonte no Centro de Atividades Acadêmicas da Biologia da UFMG  no dia 21 de julho às 08h. A programação é dividida de forma a atender as áreas multiprofissionais que mais impactam o atendimento do pacientes. Além disso, famílias e pacientes terão um espaço para compartilhar vivencias e a sua história de vida.

O Circuito Nacional de Palestras sobre DMD  tem como público alvo: pacientes, familiares, cuidadores, profissionais de saúde, estudantes, assistentes sociais e outros envolvidos no atendimento ao paciente. As inscrições são gratuitas e o evento conta com certificação com carga horária de 4 horas. 

Programação

08:00: Credenciamento.
08:20: Abertura. 
08:30: Os aspectos genéticos da DMD. Dra. Maria Raquel Santos Carvalho, médica pela PUC-RS, Mestre em Genética pela UFRGS, Doutora em Biologia Humana pela LMU-Munique. Professora Associada III e Orientadora Plena do Programa de PG-Genética,  do Departamento de Biologia Geral, ICB, UFMG. 
08:50: Abordagem neurológica da DMD e Triagens terapêuticas. Dra. Juliana Gurgel Giannetti. Profa. Associada da UFMG. Coordenadora do Ambulatório de Doenças Neuromusculares na Infância e Adolescência
09h30: Discussão.
09h45: Intervalo 
10h00: Reabilitação Neurofuncional. 
10h20: Fisioterapia respiratória. Fabíola Ramos Fernandes.Fisioterapeuta pela PUC Minas; Pós-graduada em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela PUC Minas; Fisioterapeuta Respiratória do Ambulatório da Neuromuscular do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte.
10h40: Aspectos Neuropsicológicos da Distrofia Muscular de Duchenne. Giulia Moreira Paiva, Psicóloga pela UFMG, Mestranda em Neurociências pela UFMG.
11h00: Cuidado multiprofissional no atendimento a DMD.  Dra. Geisa dos Santos Luz, consultora científica da AFAG e docente em saúde comunitária. 
11h20: Discussão. 
11h40: Percepções da famílias: Juliana Oliveira, representante da AFAG e Margareth Galdos, representante do Grupo de Mães Duchenne Becker. 
12h00 Encerramento.


Sobre o produtor

Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (AFAG)

A AFAG é uma entidade não governamental de abrangência nacional. Desde o ano de 2005, atua na defesa dos direitos das pessoas acometidas por doenças graves e raras. Faz parte de sua missão atuações que visem à promoção do bem-estar dos pacientes, além de informar e orientar todos os segmentos da sociedade envolvidos nesta relação. Atualmente, milhares de pacientes são atendidos diretamente pela AFAG em todos os Estados brasileiros.

Comentários

Local

Centro de Atividades Acadêmicas da Biologia - UFMG.
Avenida Presidente Antônio Carlos 6627, 6627, Pampulha
Belo Horizonte, MG

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.