App Sympla
Baixe agora

CIRCUITO NACIONAL DE SEMINÁRIOS SOBRE DISTROFIA DE DUCHENNE. EDIÇÃO SUDESTE: BELO HORIZONTE - MG

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

CIRCUITO NACIONAL DE SEMINÁRIOS SOBRE DISTROFIA DE DUCHENNE. EDIÇÃO SUDESTE: BELO HORIZONTE - MG

Centro de Atividades Acadêmicas da Biologia - UFMG. - Belo Horizonte, MG
21 de julho de 2018, 08h-12h

Inscrição

Estudante
Grátis
Inscrições até 21/07/2018
Encerrado
Profissionais
Grátis
Inscrições até 21/07/2018
Encerrado
Associações/Famílias
Grátis
Inscrições até 21/07/2018
Encerrado

Descrição do evento

CIRCUITO NACIONAL DE SEMINÁRIOS SOBRE DISTROFIA DE DUCHENNE. 
EDIÇÃO SUDESTE: BELO HORIZONTE (MG). 

O Circuito Nacional de Seminários sobre  Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é um projeto realizado pela Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (AFAG) e será realizado em 5 edições que contemplam as 5 regiões geográficas brasileiras: Norte, Nordeste, Sul, Sudestre e Centro-Oeste. 

A edição do Sudeste do Brasil será realizada em Belo Horizonte no Centro de Atividades Acadêmicas da Biologia da UFMG  no dia 21 de julho às 08h. A programação é dividida de forma a atender as áreas multiprofissionais que mais impactam o atendimento do pacientes. Além disso, famílias e pacientes terão um espaço para compartilhar vivencias e a sua história de vida.

O Circuito Nacional de Palestras sobre DMD  tem como público alvo: pacientes, familiares, cuidadores, profissionais de saúde, estudantes, assistentes sociais e outros envolvidos no atendimento ao paciente. As inscrições são gratuitas e o evento conta com certificação com carga horária de 4 horas. 

Programação

08:00: Credenciamento.
08:20: Abertura. 
08:30: Os aspectos genéticos da DMD. Dra. Maria Raquel Santos Carvalho, médica pela PUC-RS, Mestre em Genética pela UFRGS, Doutora em Biologia Humana pela LMU-Munique. Professora Associada III e Orientadora Plena do Programa de PG-Genética,  do Departamento de Biologia Geral, ICB, UFMG. 
08:50: Abordagem neurológica da DMD e Triagens terapêuticas. Dra. Juliana Gurgel Giannetti. Profa. Associada da UFMG. Coordenadora do Ambulatório de Doenças Neuromusculares na Infância e Adolescência
09h30: Discussão.
09h45: Intervalo 
10h00: Reabilitação Neurofuncional. 
10h20: Fisioterapia respiratória. Fabíola Ramos Fernandes.Fisioterapeuta pela PUC Minas; Pós-graduada em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela PUC Minas; Fisioterapeuta Respiratória do Ambulatório da Neuromuscular do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte.
10h40: Aspectos Neuropsicológicos da Distrofia Muscular de Duchenne. Giulia Moreira Paiva, Psicóloga pela UFMG, Mestranda em Neurociências pela UFMG.
11h00: Cuidado multiprofissional no atendimento a DMD.  Dra. Geisa dos Santos Luz, consultora científica da AFAG e docente em saúde comunitária. 
11h20: Discussão. 
11h40: Percepções da famílias: Juliana Oliveira, representante da AFAG e Margareth Galdos, representante do Grupo de Mães Duchenne Becker. 
12h00 Encerramento.


Sobre o produtor

Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (AFAG)

A AFAG é uma entidade não governamental de abrangência nacional. Desde o ano de 2005, atua na defesa dos direitos das pessoas acometidas por doenças graves e raras. Faz parte de sua missão atuações que visem à promoção do bem-estar dos pacientes, além de informar e orientar todos os segmentos da sociedade envolvidos nesta relação. Atualmente, milhares de pacientes são atendidos diretamente pela AFAG em todos os Estados brasileiros.

Local

Centro de Atividades Acadêmicas da Biologia - UFMG.
Avenida Presidente Antônio Carlos 6627, 6627, Pampulha
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.