10 abr - 2023 • 19:30 > 20 abr - 2023 • 21:00 Ver datas e horários
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Sinopse: Durante a oficina, serão abordados três temas centrais: um resumo histórico sobre as pioneiras do cinema, uma discussão sobre a participação feminina na direção e uma análise do cinema de autor.
No primeiro tema, serão apresentadas as trajetórias das primeiras cineastas e seus nichos de atuação, contextualizados na história do cinema brasileiro. Em seguida, será discutida a participação das mulheres na direção cinematográfica, considerando tanto o cinema nacional quanto o internacional. Por fim, serão analisados os conceitos teóricos feministas e sua relação com a produção cinematográfica feminina brasileira.
Através desses tópicos, os participantes da oficina terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a história e a presença das mulheres no cinema, bem como sobre as teorias feministas que fundamentam a produção audiovisual feminina.
Programa
A produção feminina no Brasil: cronologia de 1930 até a década de 1970.
A influência dos movimentos feministas e sociais na construção do olhar cinematográfico. Conceitos de Cinema e Feminismos (Laura Mulvey, E.Ann Kaplan, Mary Ann Doane). A década de 1980.
As cineastas na Retomada e os Novos Cinemas. Os anos 1990.
Tendências do Cinema Brasileiro no feminino: as novas janelas de exibição, etnoculturalismo e diversidade.
Luiza Lusvarghi é Professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp (Campinas, SP), é integrante do Grupo Genecine (Grupo de Estudos Sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais), daAssociação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), e membro dos coletivos Elviras de Críticas de Cinema, Manifesta e Mais Mulheres do Audiovisual. Graduada em Jornalismo pela PUC-SP, com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado pela ECA-USP e UFPE. Autora de De MTV a Emetevê (Cultura, 2007), e Narrativas Criminais da Ficção Audiovisual da América Latina (Appris, 2018) e coorganizadora e autora da coletânea Mulheres Atrás das Câmeras. Cronologia das Cineastas Brasileiras de 1930 a 2019 (Estação Liberdade, 2018), finalista ao Prêmio Jabuti em 2019. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Cinema da Intercom e organizadora da Coleção Temas.
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Pontos MIS
O Pontos MIS, Programa de Formação e Difusão Cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, tem como área de atuação o cinema e o audiovisual no interior do Estado. A partir de parcerias com municípios, enviamos mensalmente mostras de cinemas, oficinas, palestras e realizamos, em cada semestre, cursos de formação em gestão cultural para secretários e diretores de cultura nas cidades parceiras.