App Sympla
Baixe agora

Cidades Inteligentes e Garantias Sociais

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

Cidades Inteligentes e Garantias Sociais

Galeria de Arte BDMG Cultural - Belo Horizonte, MG
31 de outubro de 2019, 10h-19h30

Descrição do evento

Seminário
Cidades Inteligentes
e Garantias Sociais

Limites e possibilidades

INSCRIÇÕES PELO SYMPLA ENCERRADAS. FAREMOS CREDENCIAMENTO NO LOCAL.



Quando: 31 de outubro, 10h às 19h30
Local: BDMG Cultural - Auditório Paulo Camillo
Endereço: R. da Bahia, 1600 - Lourdes, Belo Horizonte/MG


Para dar visibilidade aos temas do Outubro Urbano, o escritório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos – ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano - uma convocatória para eventos organizados por diversos atores nos temas relacionados ao Outubro Urbano. A 2ª edição do Circuito Urbano, em 2019, terá como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e como pergunta inspiradora “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”. 

Diante disso, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG realiza no Dia Mundial das Cidades, 31 de outubro, um evento onde serão colocados em pauta os desafios e as conquistas frente ao crescimento urbano e as dinâmicas sociais que compõem as cidades, buscando soluções para a melhoria do viver. Vamos promover debates qualificados acerca dos desafios para o desenvolvimento urbano sustentável e de projetos que possam influenciar políticas públicas a melhorarem as condições dos locais que habitamos em relação a: Resíduos; Energia Mobilidade; Transportes; Moradia adequada; Espaços públicos; Segurança urbana; Meio ambiente; e Produção de consumo sustentável.


DOAÇÃO DE ALIMENTOS

No dia do seminário, o CAU/MG estará recebendo dos participantes doações de 1kg de alimentos não perecíveis que serão destinados aos projetos do INDEC, Instituto de Cidadania dos Empregados do BDMG. Uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 1998, que apoia técnica e financeiramente populações em situação de vulnerabilidade econômica e social no estado de Minas Gerais. Clique aqui para conhecer esse trabalho.


PROGRAMAÇÃO


MANHÃ

  • 09h00: Café e credenciamento

  • 10h00: Mesa de abertura com Danilo Batista, Presidente do CAU/MG, Gabriela Moulin, Presidente BDMG Cultural, Alain Grimard, Oficinal Sênior ONU-Habitat, Rodrigo Perpétuo, Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul.

  • 10h30: Palestra Magna com Alain Grimard
    (Oficial Sênior Internacional do ONU-Habitat)

  • 11h30: Debate direcionado

  • 12h00: Intervalo para almoço


TARDE

  • 14h00: PAINEL I – "O que são cidades inteligentes? Quais os limites e estratégias para cidades inclusivas?"

    PALESTRANTES:
    - Roberto Monte-Mór (Professor do CEDEPLAR – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG) 
    - Raquel de Mattos (Demógrafa da Fundação João Pinheiro) 
    - João Freitas
    (Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do CEFET/RJ)
    - Rodrigo Nunes (Gerente de Indicadores da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da PBH
    - Karla Albuquerque (Superintendente do Geoprocessamento Corporativo da Prodabel) 
    MEDIADOR: Felipe Bitencourt (Diretor Way Carbon)

  • 16h00: PAINEL II – "Planejamento urbano inovador e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Quais as possibilidades?"

    PALESTRANTES:
    - Carlos M Teixeira
    (Sócio Diretor da Vazio Arquitetura)
    - Henrique Evers (Gerente de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil)
    - Rodrigo Perpétuo (Secretário-Executivo ICLEI América do Sul)
    - Gisella Lobato (Diretora de Gestão da Política Urbana DGPU/SUPLAN/SMPU)
    MEDIADOR: Hugo Salomão França (Diretor de Relações Internacionais PBH) 

  • 18h00: Considerações e debate

  • 19h00: Encerramento


CONHEÇA OS PALESTRANTES


ROBERTO LUÍS DE MELO MONTE-MÓR
Professor da Cedeplar - UFMG

Graduação em Arquitetura (1970) e Urbanismo (1971) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, mestrado em Planejamento Urbano e Regional (1980) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, e Ph.D. em Planejamento Urbano (2004) pela Universidade da California, Los Angeles - UCLA. Atualmente é Professor Associado no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional -Cedeplar, da Face - Faculdade de Ciências Econômicas e no Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - NPGAU, da Escola de Arquitetura, ambas da UFMG. Leciona e pesquisa nas áreas de Economia e de Urbanismo, com ênfase em Teorias da Urbanização e do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano e regional, planejamento metropolitano, economia regional e urbana, economia popular e solidária, urbanização (extensiva e intensiva), organização do espaço e meio ambiente, produção do espaço entre populações tradicionais, urbanização e alternativas de desenvolvimento na Amazônia.


KARLA ALBUQUERQUE DE VASCONCELOS BORGES
Superintendente de Geoprocessamento Corporativo - Prodabel 

Doutora em Ciência da Computação pelo DCC/UFMG, Mestre em Administração Pública: Sistemas de Informação e Gestão pela Fundação João Pinheiro, Engenheira Civil pela PUC-MG. Atualmente é Superintendente de Geoprocessamento Corporativo da PRODABEL e Coordenadora da Infraestrutura de Dados Espaciais da Prefeitura de Belo Horizonte (IDE-BHGEO). Atua a mais de 25 anos na área de geoprocessamento urbano e é professora convidada do curso de Especialização em Geoprocessamento do Instituto de Geociências da UFMG. 


RAQUEL DE MATTOS VIANA
Professora e pesquisadora da Fundação João Pinheiro

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e doutorado em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar/UFMG.) Atualmente trabalha na Fundação João Pinheiro (FJP). Tem experiência na área de planejamento urbano e regional e demografia.


GISELLA CARDOSO LOBATO
Diretora de Gestão da Política Urbana na Subsecretaria de Planejamento Urbano - DGPU/SUPLAN/SMPU 

É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte, com pós-graduação em Gestão de Empreendimentos em Arquitetura e Construção - IEC PUC Minas. Atua na área de Planejamento Urbano junto à Prefeitura  de Belo Horizonte desde 2011 e diretamente em todo o processo de discussão e elaboração do Novo Plano Diretor.


RODRIGO PERPÉTUO
Secretário-executivo do ICLEI América do Sul.


Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Geral (PUC-MG), com especializações em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e em Cooperação Descentralizada pela Universidade Aberta da Catalunha. Em sua trajetória foi Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais, Secretário Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte, além de ter sido professor em instituições como Ibmec, Fundação João Pinheiro e UniBH.



RODRIGO NUNES FERREIRA

Gerente de Indicadores da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Belo Horizonte.

Geógrafo, Doutor em Geografia pela UFMG, tendo como tema de pesquisa a seleção e a avaliação de indicadores de bem-estar social para os municípios brasileiros. Atualmente exerce o cargo de Gerente de Indicadores na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, onde coordena atividades de sistematização de indicadores para monitoramento de políticas públicas municipais, incluindo o Projeto Observatório do Milênio, voltado ao monitoramento das metas locais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao longo da carreira profissional, coordenou diversos projetos de sistematização de indicadores urbanos multitemáticos, dentre eles a atualização do Índice de Qualidade de Vida Urbana de Belo Horizonte (IQVU-BH) e a elaboração do o Índice de Vulnerabilidade Juvenil de Belo Horizonte (IVJ-BH). 


HENRIQUE EVERS
Gerente de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil

Henrique é Gerente de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil onde atua nas áreas de planejamento urbano e financiamento de cidades. Atualmente trabalha em projetos de apoio à revisão de planos diretores, Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), habitação de interesse social e qualidade do ar. Também atua com foco no financiamento e coordenação de projetos entre setor público privado e no desenvolvimento de instrumentos alternativos de financiamento para projetos urbanos.

Antes de trabalhar no WRI Brasil, se envolveu em projetos de acessibilidade, avaliação da qualidade de calçadas e sistemas de navegação. Henrique é Mestre em Ordenamento Territorial e SIG pela Universidade de Málaga (Espanha) e formado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


JOÃO ALCANTARA DE FREITAS
Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do CEFET/RJ

Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) na Fundação Getúlio Vargas, com período sanduíche na Drexel University, Filadélfia (2017). Mestre pelo mesmo programa (2014) e bacharel em Turismo pela Universidade Federal Fluminense (2011). 



CARLOS MOREIRA TEIXEIRA
Sócio Diretor da Vazio Arquitetura

Carlos é arquiteto pela EA-UFMG e mestre em urbanismo pela Architectural Association. Publicou os livros “História do vazio em BH” (CosacNaify, 1999), “Espaços colaterais” (Instituto Cidades Criativas, 2008)” e "Ode ao vazio" (Nhamérica), e fundou o escritório Vazio S/A em 2001. 


REALIZAÇÃO:

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG

Colegiado de Entidades Estaduais dos Arquitetos e Urbanistas – CEAU: Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – AsBEA-MG; Instituto dos Arquitetos do Brasil – Dpto. Minas Gerais – IAB-MG; Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Minas Gerais – Sinarq-MG

APOIO INSTITUCIONAL:

ONU-Habitat • Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG • Prefeitura Municipal de Belo Horizonte • WRI Brasil • ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade • Way Carbon


Outros eventos em Minas Gerais

Acesse o arquivo com a listagem dos eventos que acontecem durante o Outubro Urbano:

http://bit.ly/circuito-urbano-mg



Sobre o produtor

CAU/MG

Realizando eventos relevantes para o desenvolvimento da Arquitetura e do Urbanismo no território mineiro.

Local

Galeria de Arte BDMG Cultural
Rua da Bahia, 1600, Auditório, Lourdes
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.