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Cidade, Patrimônio Cultural e Inventário Participativo

IABsp - São Paulo, SP
28 de junho de 2019, 19h - 05 de julho de 2019, 21h

Ingressos

R$ 0,00

Sócio ou Amigo IABsp
R$ 160,00  (+ R$ 16,00 taxa)
Pague em até 12x
Vendas até 29/06/2019
0
Não Sócio IABsp
R$ 230,00  (+ R$ 23,00 taxa)
Pague em até 12x
Vendas até 29/06/2019
0

Descrição do evento

CIDADE, PATRIMÔNIO CULTURAL E INVENTÁRIO PARTICIPATIVO


INFORMAÇÕES

 

Período: 28/06 a 05/07- sextas-feiras (das 18h30 às 22h30)

Local: Sede do IABsp, Rua Bento Freitas, 306 – Mezanino

Custo: Sócio ou Amigo IABsp R$160

Não Sócio IABsp R$230

 

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RESPONSÁVEIS

 

João Lorandi Demarchi e Mariana Kimie Nito

 

APRESENTAÇÃO

 

Refletir sobre as formas de abordar a memória e a história da arquitetura e da cidade é fundamental para discutirmos qual patrimônio cultural estamos preservando. Somado a isso, é crescente o discurso sobre participação social nas políticas de preservação. No entanto, poucos são os meios e as formas de valorização de outros significados do patrimônio. Neste cenário, o método de Inventários Participativos de Referências Culturais se apresenta como um potencial instrumento para desenvolver processos participativos de preservação, a que se somam outros valores na argumentação da importância dos bens culturais. Por meio dele se constrói um conjunto de dados que é a imagem complexa de um território, a partir da mobilização coletiva e do diálogo entre os diferentes atores. No curso apresentaremos o método de Inventários Participativos, a partir de debates sobre a construção do campo do patrimônio cultural e estudos de casos, com foco na possibilidade de construção de outras perspectivas para o patrimônio cultural nas cidades.

 

OBJETIVO

 

O curso tem como objetivo de possibilitar a compreensão e a emersão de outros significados do patrimônio cultural a partir do método de Inventário Participativo de Referências Culturais.


EMENTA

 

Refletir sobre o patrimônio cultural nas cidades, buscando outros significados a partir da metodologia de Inventário Participativo de Referências Culturais. Apresentar bases históricas e conceituais, problematizando a construção do campo do Patrimônio Cultural, bem como compartilhar experiências de inventariar.

 

CRONOGRAMA

 

Aula 1 - Por que preservamos?

 

Reflexão sobre memória social e a historiografia do campo do patrimônio no Brasil fundamentada em suas problemáticas contemporâneas.

 

Aula 2 - A relação entre educação e inventários participativos 


Discussão sobre educação patrimonial, em que contexto se inserem os inventários participativos, e início da apresentação do método.

 

Aula 3 - Compreendendo as referências culturais


 

Apresentação sobre o conceito de referências culturais e as categorias utilizadas no inventário participativo e exercício prático.

 

Aula 4 - Olhares a contrapelo ao patrimônio urbano 


 

Estudos de casos sobre abordagens de inventário participativo no contexto urbano.


 

APRESENTAÇÃO DOS MINISTRANTES

 

João Lorandi Demarchi é mestrando em Geografia Humana, pela Universidade de São Paulo (USP). Leciona no Ensino Médio. Graduado em História (licenciatura e bacharelado) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Integrante da Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica com bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

 

Mariana Kimie Nito é conselheira na Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) da prefeitura de São Paulo, na cadeira de representação da sociedade civil pelo IAB/SP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade, mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e especialização em Gestão de Restauro e Prática de Obras de Conservação do Patrimônio

Cultural pelo Ceci/UFPE. É membro do conselho gestor da Repep.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA


CHUVA, Marcia R. R. Arquitetos da Memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos 1930-1940). 2 ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2017.

 

DEMARCHI, João Lorandi. Perspectivas para atuação em educação patrimonial. Revista CPC, São Paulo, n. 22, p. 267-291, dec. 2016.

 

Outros significados do patrimônio arquitetônico. In: Casa & Jardim (digital). Disponível em: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-

Jardim/Arquitetura/noticia/2018/09/outros-significados-do-patrimonio-arquitetonico.html

 

IPHAN. Educação Patrimonial: inventários participativos - manual de aplicação. Brasília- DF, 2016. Disponível em: goo.gl/IIJn0H

 

Educação Patrimonial – Histórico, conceitos e processos. Brasília, 2014.Disponível em: <goo.gl/tVFoNW>.

 

FONSECA, Maria Cecília Londres. Referências Culturais: Base para Novas Políticas de Patrimônio. In: O Registro do Patrimônio Imaterial: dossiê final das atividades da Comissão e do Grupo de Trabalho do Patrimônio Imaterial. Brasília: IPHAN,2003. p. 83- 95.

 

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Repovoar o patrimônio ambiental urbano. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. n. 36, p.39 -52, 2017. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/revpat_36.pdf

 

NITO, M. K.; SCIFONI, S. O patrimônio contra a gentrificação: a experiência do

Inventário Participativo de Referências Culturais do Minhocão. Revista Do Centro De Pesquisa E Formação, n .5, p. 38-49 set. 2017.

 

TOLENTINO, Átila. O que não é educação patrimonial: cinco falácias sobre seu conceito e sua prática. In: IPHAN. Educação patrimonial [recurso eletrônico]: políticas, relações de poder e ações afirmativas. João Pessoa: IPHAN-PB; Casa do Patrimônio da Paraíba, 2016. – (Caderno Temático; 5), p.38-48.

 

VARINE, Hugues de. As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre: Medianiz, 2013.

Sobre o produtor

Plataforma de Ensino IABsp

O IAB INSTITUTO DOS ARQUITETOS DO BRASIL É UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO ENGAJAMENTO POLÍTICO DOS ARQUITETOS NAS CAUSAS SOCIAIS E CULTURAIS DA CIDADE. DURANTE DÉCADAS, GERAÇÕES DE ARQUITETOS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DE MANEIRA ATIVA DO DEBATE SOBRE O URBANO PASSARAM POR SUA DIRETORIA. PARTICIPE, ASSOCIE-SE

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