App Sympla
Baixe agora

CICLO LITERÁRIO YEHUDA AMICHAI - SARAU com poemas de Yehuda Amichai

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

CICLO LITERÁRIO YEHUDA AMICHAI - SARAU com poemas de Yehuda Amichai

Midrash Centro Cultural - Rio de Janeiro, RJ
20 de maio de 2019, 20h-22h

Inscrição

Inscrição
Grátis
Inscrições até 20/05/2019
Encerrado

Descrição do evento

CICLO LITERÁRIO YEHUDA AMICHAI
SARAU com poemas de Yehuda Amichai

Organização de Rosália Milsztajn

Com os poetas Rosália Milsztajn, Christovam de Chevalier, Paulo Sabino, Tanussi Cardoso, Thereza Rocque da Motta e William Soares dos Santos

20 de maio | segunda | 20h | gratuito

  

Poetas brasileiros emprestam suas vozes e sensibilidades na leitura de poemas inéditos do poeta israelense Yechuda Amichai, editado pela primeira vez no Brasil pela editora Bazar do tempo, revelando a universalidade daquilo que o poeta em qualquer parte do mundo expressa, rompendo as barreiras linguísticas, geográficas, étnicas, na sintonia de uma única linguagem de compreensão universal que é a Poesia.

 

MINI BIOGRAFIA

Yehuda Amichai foi um dos maiores poetas da língua hebraica. Nasceu em 1924 em Würzburg, na Alemanha, com o nome Ludwig Pfeuffer. Em 1935, quando tinha 11 anos, sua família fez aliá, e acabou se instalando em Jerusalém. Amichai se alistou ao exército britânico durante a Segunda Guerra, e serviu no Egito. Na Guerra de Independência em 1948 lutou com o Palmach na Brigada do Negev. , na Guerra do Sinai, em 1956, e na Guerra do Yom Kipur, em 1973, ao mesmo tempo em que se tornava professor, atividade exercida durante toda a sua vida profissional, ao lado da literatura.

Depois que saiu do exército, Amichai estudou Literatura e Mikrá (bíblia hebraica) na Universidade Hebraica de Jerusalém. Com o incentivo de um de seus professores da universidade, publicou em 1955 seu primeiro livro "Agora e nos outros dias - Achshav Uve-Yamim HaAharim". Ele fazia parte da geração de escritores e poetas que participaram da Guerra de Independência (entre eles Nathan Alterman, Haim Gouri e Natan Yonatan), e foi o primeiro deles a ganhar o prestigioso Prêmio Israel em 1982. Os juízes do prêmio explicaram que Amichai "criou com sua poesia um novo movimento na poesia hebraica" e que "causou uma mudança revolucionária na linguagem poética, uma junção da substância poética com a substância inspirada no dia a dia".

Amichai criava camadas sutis de significados em suas poesias com o uso de palavras antigas no lugar de palavras comuns, para conferí-las conotações bíblicas. "Eu cresci em uma casa muito religiosa, então as rezas, a própria linguagem das rezas se tornou uma linguagem natural para mim", conta Amichai. "Eu não tento, como às vezes alguns poetas o fazem, 'enriquecer' a poesia colocando mais material cultural ou mais material étnico dentro dela. Isso vem naturalmente."

Em suas poesias, Amichai trata de assuntos do dia a dia, e também de assuntos filosóficos e do significado da vida e da morte. Sua obra foi traduzida para mais de trinta línguas. Morreu em Jerusalém no dia 27 de Setembro de 2000.

Sobre o produtor

Midrash Centro Cultural

O Midrash Centro Cultural é um espaço que difunde arte, cultura e pensamento. Localizado em um charmoso prédio no Leblon, projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld, contemplado com o iF product design award 2010, conta com avançados recursos tecnológicos multimídia, ar condicionado central, internet sem fio em todo o prédio, acessível, com rampa e elevador.

Local

Midrash Centro Cultural
Rua General Venâncio Flores, 184, Leblon
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.