App Sympla
Baixe agora

Capital Moral: O poder de conexão da sociedade - Dr. Roel Kuiper

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

Capital Moral: O poder de conexão da sociedade - Dr. Roel Kuiper

Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo, SP
31 de outubro de 2019, 18h30-21h30

Inscrição

Inscrição Gratuita
Grátis
Inscrições até 31/10/2019
Encerrado
Total
R$ 0,00

Descrição do evento

ROELOF KUIPER, nascido na cidade de Mariënberg (Países Baixos) em 1962, é historiador, filósofo, político e professor universitário. Foi membro do Senado Holandês de 2007 a 2019 e professor de filosofia política social na Universidade Livre de Amsterdã. É docente também de filosofia reformacional na Universidade Erasmus de Roterdã (em Roterdã, na Holanda) e professor de questões sociais nas universidades Christelijke Hogeschool Ede e Gereformeerde Hogeschool Zwolle.


Programação


18:30 - Abertura

19:00 - Palestra - Prof. Dr. Roelof Kuiper

20:30 - Lançamento do Livro Capital Moral: O poder de conexão da sociedade.


SOBRE A OBRA


Este livro é uma contribuição sociofilosófica fundamental para as discussões contemporâneas acerca da sociedade. O autor analisa o desenvolvimento do pensamento moderno e demonstra o que uma abordagem cristã-filosófica pode oferecer para as questões prementes de hoje. O Dr. Roel Kuiper, filósofo, acadêmico e político neerlandês, nos apresenta uma perspectiva sociológica e cultural sobre o presente estado de “desconexão” da sociedade ocidental, ocasionado, segundo ele, pelo utopismo (que projeta para o futuro as esperanças e cuidado para com este mundo), pela entronização da técnica (que termina por influenciar as relações humanas, dando-lhes um viés mecanicista) e pela deriva subjetiva e emocionalista do homem moderno.

Partindo dessas premissas, Kuiper demonstra como a noção de contrato social, que de certo modo é uma alternativa secularizada e reduzida do ideal de “pacto”, necessariamente conduz ao esfacelamento das relações de uma sociedade e ao crescimento da suspeita ou indiferença entre seus membros, erodindo assim o capital moral, que é imprescindível a todas associações e instituições humanas. Dialogando tanto com a tradição reformada quanto com o liberalismo e comunitarismo modernos, o autor dá continuidade, a seu próprio modo, a uma abordagem já iniciada por nomes como Daniel F.M. Strauss e Michael Walzer, oferecendo-nos assim um sóbrio diagnóstico da atual crise das sociedades democráticas e liberais.


 


Sobre o produtor

Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

Local

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua da Consolação, 930, Consolação
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.