App Sympla
Baixe agora

Capacitação para Organizações: PROVE - Programa de Voluntariado do Terceiro Setor

Faculdade Pitágoras - Belo Horizonte, MG
18 de outubro de 2019, 11h-18h

Descrição do evento

Data: 18 de outubro de 2019

Horário:  11 às 18 horas

Facilitadores: Jackson Abacatu / Wagner Faria / Rodrigo Starling

Apresentação: Capacitação para Organizações: PROVE - Programa de Voluntariado do Terceiro Setor é uma resposta ao  relatório  “O estado do voluntariado no mundo: transformar a governança” (2015), do  Programa de Voluntariado ONU/UNV. O documento informa que voluntários, em todo o mundo, estão subutilizados no quesito governança. No Brasil, notadamente no Terceiro Setor, esta realidade se traduz três desafios: 1-Recrutamento e fidelização de voluntários; 2-Segurança jurídica e  3-Mobilização de recursos para a implementação  e gestão de programas de voluntariado.

Após 10 anos de observação, esta capacitação sobre  a metodologia PROVE, criada pelo MINAS VOLUNTÁRIOS , com apoio  e chancela da FUNDAMIG, visa responder a estes desafios.

Objetivo Geral: Qualificar e capacitar gestores, voluntários e organizações na metodologia PROVE – Programa de Voluntariado do Terceiro Setor em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Objetivos Específicos: apresentar estratégias para os 3 grandes desafios do voluntariado , com foco no Terceiro Setor: 1) Recutramento, seleção e fidelização de Voluntários; Segurança Jurídica; Mobilização de Rcursos para ações, projetos e programas de voluntariado.

Público-Alvo: Gestores de organizações públicas ou privadas, voluntários, universitários e profissionais interessados na prática do Voluntariado Transformador em linha com os ODS/ONU.

Programação:

9h00 – Recepção e Credenciamento

9h15 às 10:45 – Metodologia PROVE: diferenciais e estratégias

10:45 às 12h00 – Aspectos Jurídicos do Voluntariado Transformador

12h00 às 13h00 - Horário livre para almoço

13h00 às 14h00 - Diagnóstico Organizacional / Coach Voluntário 

14h00 às 15h30 – Mobilização de Recursos para Ações, Projetos e Programas de Voluntariado Transformador

15h30 às 16h00 – Coffee break e ebcerramento

Facilitadores: 

Jackson Abacatu

Artista plástico, cineasta e músico, formado em Cinema de Animação e Escultura na Escola de Belas Artes da UFMG. Já realizou dezenas de curtas e videoclipes, que já foram exibidos países como Argentina, Colômbia, Canadá, Itália e Armênia. Diretor da produtora audiovisual Etama Produções. Vice-presidente do MINAS VOLUNTÁRIOS. Parceiro de Rodrigo Starling na JARS consultores.

Wagner Faria

Advogado, formado pela PUC/MG, atuante há 13 (treze) anos nas áreas de Direito Administrativo e Empresarial. Ex-assessor jurídico da Fundação Rural Mineira – RURALMINAS e da Secretaria de Estado de Defesa Social do Estado de Minas Gerais – SEDS/MG, tendo atuado na elaboração de contratos, convênios e termos de parcerias, além da análise de processos de licitação e elaboração de pareceres. Sócio de Pettersen &Faria Sociedade de Advogados e Diretor Administrativo-Financeiro MINAS VOLUNTÁRIOS.

Rodrigo Starling

Filósofo, escritor e conferencista. Pós em Gestão de Políticas Sociais- PUC Minas e Mestre em Ciências Políticas - ULHT Lisboa. Autor de 11 livros, figura em coletâneas do Brasil e exterior. Em 2013, foi nomeado Embaixador da Paz pelo CUAP, organização com a chancela do Vaticano. Presidente MINAS VOLUNTÁRIOS e Sócio da JARS Consultores , em 2015/16, atuou como consultor junto a Organização das Nações Unidas – ONU.

Sobre o produtor

FUNDAMIG

Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado

Comentários

Local

Faculdade Pitágoras
Rua dos guajajaras, 591, Sala 304, Centro
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.