App Sympla
Baixe agora

Bate-Papo em Dia | Arte, Espiritualidade e cultura Huni Kuin

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

Bate-Papo em Dia | Arte, Espiritualidade e cultura Huni Kuin

Espaço Identidade PUCPR - Curitiba, PR
25 de outubro de 2019, 17h45-19h

Ingressos

Inscrições
Grátis
Vendas até 23/10/2019
Encerrado
Total
R$ 0,00

Descrição do evento

Arte, espiritualidade e cultura Huni Kuin 

Os povos indígenas têm sido protagonistas no processo do Sínodo para a Amazônia. Ao logo do processo de escuta foi registrado a participação de, pelo menos, 172 etnias indígenas em toda a Pan-Amazônia, contribuindo com as diferentes reflexões sobre o bioma, território e a diversidade cultural da região. Compreender os modos de vida da população indígena, seja da Amazônia ou de outras regiões é fundamental para a compreensão da ecologia integral, conceito trabalhado pelo Papa Francisco na carta encíclica Laudato Si. A ecologia está presente em todas as dimensões da vida indígena: na arte, espiritualidade, musicalidade, educação e na cultura como um todo, manifestadas por meio de suas práticas cotidianas, que articulam elementos da história e memória coletiva.

Nesta edição do bate papo em dia, receberemos três lideranças do povo indígena Huni Kuin, localizado no estado do Acre, na Amazônia brasileira, para um diálogo sobre arte, espiritualidade e cultura.


Convidados:

TUIM NOVA ERA: Incentivador do resgate da arte e cultura do seu povo, líder espiritual da aldeia Boa Sorte, localizada na terra indígena Huni Kuin do Rio Humaitá, no estado do Acre, Amazônia, Brasil. Formado como Agroflorestal, trabalha com a educação ambiental e Idealizador da Escola Viva de Estudos das Medicinas Tradicionais Huni Kuin "Centro Hiwea Kiri Beisiti" onde trabalha como um líder espiritual incentivando os costumes e tradição de seu povo. Junto com sua comunidade, outras lideranças e anciões conduz 1 vez ao ano em sua aldeia a Vivência Yuxibu Nuku Shushawati.

 

TXANA IBÃ: irmão do Tuim Nova Era, jovem aprendiz da aldeia Boa Sorte, localizada na terra indígena Huni Kuin do Rio Humaitá, no estado do Acre, Amazônia, Brasil. Estudante das medicinas sagradas de seu povo e das cantorias sagradas, tradicionais e também com instrumentos como o violão.

 

MASPÃ: jovem artesã, aprendiz das artes sagradas de seu povo com miçangas, tecelagem e pinturas corporais. Estudante dos cantos sagrados, saindo pela primeira vez da aldeia Boa Sorte, localizada na terra indígena Huni Kuin do Rio Humaitá, para representar, compartilhar e fortalecer o movimento de sagrado feminino Huni Kuin.


Saiba mais: PUCPR em sintonia com o Sínodo para a Amazônia

 

Sobre o Bate-papo em Dia:

Um debate informal e descontraído sobre temas relevantes da atualidade, com a presença de convidados/as especiais.

 

25 de outubro de 2019

Horário: 17h45 às 19h

Local: Identidade Institucional PUCPR (ao lado da Biblioteca)

***Haverá Declaração de Horas Complementares mediante presença***

Sobre o produtor

Observatório das Juventudes PUCPR

http://observatoriodasjuventudes.pucpr.br/

Local

Espaço Identidade PUCPR
Imaculada Conceição, 1155, Lado da Biblioteca, Prado Velho
Curitiba, PR

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.