App Sympla
Baixe agora

Autismo: Programa de Intervenção e Inclusão Escolar

Sescon Blumenau - Blumenau, SC
30 de julho de 2019, 18h45-21h45

Inscrição

R$ 0,00

Inscrição
R$ 1.800,00
Pague em até 12x
Inscrições até 29/07/2019
0

Descrição do evento

Autismo: Programa de Intervenção e Inclusão Escolar
Estratégias para o desenvolvimento através da Abordagem Interacionista (motivacional e lúdica)

Objetivo
O curso visa instrumentalizar pais, familiares e profissionais que se relacionam com crianças e adultos com autismo a planejarem e executarem um personalizado Programa de Intervenção e Inclusão Escolar que promova o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das pessoas com autismo, assim como a autonomia e a extinção de comportamentos indesejados, através da interação motivacional e lúdica. 

Metodologia do curso
Aulas expositivas dialogadas, exercícios, dinâmicas e vivências, análise de vídeos dos participantes e material escrito de apoio. 

Público alvo
Pais e familiares de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, profissionais da educação e da saúde, como por exemplo: professores, psicopedagogos, musicoterapeutas, educadores físicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos. 

Ministrante
Juliana Alves Santiago é graduada em Psicologia pela FURB-SC (CRP 12/08361), possui formação em Psicologia Existencialista Sartriana pelo NUCA-SC, e formação em regime de residência (2 anos) em Autismo e na metodologia “Interacionista, Responsiva, Motivacional e Lúdica” da Inspirados pelo Autismo. Tem trabalhado há mais de 14 anos com crianças, adolescentes e adultos com autismo, e desde 2012 é consultora da Inspirados pelo Autismo (www.inspiradospeloautismo.com.br). Juliana tem demonstrado e ensinado a metodologia interacionista utilizada pela Inspirados pelo Autismo ministrando cursos, realizando palestras e consultorias presenciais em diversas regiões brasileiras junto às famílias e instituições que atendem pessoas com o diagnóstico de TEA. Em 2010 foi palestrante do I Encontro Nacional de Autismo em São Paulo. Ministrou Formação em Autismo pelo ICPG de Blumenau em 2010. Forneceu capacitação em inclusão escolar de crianças com autismo aos educadores da Rede Municipal de Ensino de Blumenau (SEMED) de 2010 a 2012, 2018 e 2019. Foi co-autora do livro “Transtornos Globais de Desenvolvimento” (material didático da pós-graduação a distância) em 2013 e revisão em 2016, editora Uniasselvi. É professora desde 2015 do curso de extensão “Psicologia e Psicoterapia Existencialista Sartriana – módulo II” na FURB. 

Conteúdo Programático

  1. Compreendendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

    - O que é TEA
    - Os critérios para diagnóstico (DSM-V)
    Sinais e características: Autismo e Síndrome de Asperger
    Desenvolvimento neurotípico X desenvolvimento neuroatípico
    A Atenção Compartilhada
    O Impulso da Coerência Central
    A Função Executiva
     A Teoria da Mente e o Raciocínio Social
    O Processamento Sensorial Diferenciado
    Os Comportamentos de Inflexibilidade, repetição e isolamento
    Os Estados de Disponibilidade para a Interação
    As Habilidades Sociais e a Comunicação Social Recíproca

  2. Estratégias e recursos para intervenção e mediação: estruturando o Programa Personalizado de Intervenção

    - A perspectiva desenvolvimentista e interacionista (responsiva, motivacional e lúdica)
    - A avaliação do desenvolvimento da pessoa com TEA
    O estabelecimento das metas
    Como estimular a atenção compartilhada 
    Técnicas para desenvolver mais contato visual
    Estratégias para a pessoa com autismo superar os desafios e participar mais das atividades interativas a escolares/terapêuticas
    Como desenvolver a flexibilidade, participação efetiva em atividades de vida diária (autonomia) e uso do vaso sanitário 
    Estratégias para desenvolver a comunicação social recíproca
    O desenvolvimento do raciocínio social e habilidades sociais 
    Como lidar e extinguir comportamentos indesejados
    -
    Como elaborar o Plano Individual de Intervenção: avaliação, metas, estratégias, atividades e avaliação

  3. Estratégias para promover a efetiva inclusão escolar do estudante com TEA

    - A perspectiva da educação inclusiva
    - Parceria família, escola e comunidade
    Estratégias para o professor regente
    Estratégias para o professor mediador
    Adaptação do currículo, materiais e avaliação pedagógica

Carga horária
17 encontros presenciais, semanalmente terças-feiras das 18:45 às 21:45 (51 horas/aula)

Início das aulas
30 de julho de 2019

Término das aulas
10 de dezembro de 2019.

Investimento
R$1800,00 à vista ou em até 12 parcelas de R$ 177,00.

Observação
O curso depende de uma quantidade mínima de inscritos para ser ministrado. Em caso de não fechamento de turma, os valores pagos serão integralmente devolvidos através do estorno no cartão de crédito ou depósito bancário.

Vagas limitadas



Sobre o produtor

Juliana Alves Santiago

Psicóloga (CRP12/08361), Psicoterapeuta infantil e familiar, consultora da Inspirados pelo Autismo, formação em Psicologia Existencialista Sartriana pelo NUCA, formação em regime de residência (2 anos) em Autismo e na Metodologia “Interacionista, Responsiva, Motivacional e Lúdica” da Inspirados pelo Autismo.

Comentários

Local

Sescon Blumenau
Rua XV de Novembro, 759, Centro
Blumenau, SC

Ver mapa

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.