Átrio 2018 | Encontro entre Sônia Bridi e Tomáš Halík

PUCPR - Curitiba, PR
04 de setembro de 2018, 19h30-22h

Compartilhar:

Inscrição

Inscrição
Grátis
Inscrições até 04/09/2018
Encerrado

Descrição do evento

MUNDO, SENTIDO E TRANSCENDÊNCIA

Encontro entre Sônia Bridi e Tomáš Halík

“A transcendência se dá dentro da imanência sem perder-se nela, caso contrário não seria realmente transcendência. E a imanência carrega dentro de si a transcendência porque comparece sempre como uma realidade aberta a intermináveis referências. Quando isso ocorre a realidade deixa de ser transcendente ou imanente. Ela se faz transparente. Encerra dentro de si a imanência e a transcendência. Tomemos o exemplo da água. A água é água, jorrando da fonte (imanente). Mas é mais que água. Simboliza também a vida e o frescor (transcendente). Ao transformar-se em símbolo de vida e frescor, a água se torna transparente para estas realidades. E o faz por ela mesma e nela mesma”.

Leonardo Boff, em Transcendência-Imanência-Transparência

Dia 4 de setembro, 19h30

TUCA | Bloco 2 (Azul)


Sônia Bridi é graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 1991 é repórter da Rede Globo. Foi correspondente internacional em Londres, Nova York, Paris e Pequim. Responsável por inúmeras reportagens de repercussão nacional e internacional, Bridi também se destaca por sua atuação em assuntos relacionados às mudanças climáticas e à vida no planeta, conforme demonstrado nas séries ‘A jornada da vida’, ‘Planeta Terra: lotação esgotada’ e ‘Diário do Clima’, na qual escalou o Monte Kilimanjaro (Tanzânia) para mostrar os efeitos do aquecimento global. É autora dos livros ‘Laowai: histórias de uma repórter brasileira na China’ e ‘Diário do Clima’. Atualmente é repórter especial do Fantástico.


Tomáš Halík é presbítero católico, graduado em sociologia, filosofia e psicologia, mestre em Teologia e Estudos Religiosos e doutor em Filosofia. Durante o período soviético, foi banido da docência universitária, perseguido pela polícia secreta, ordenou-se padre clandestinamente e integrou a chamada Igreja Subterrânea. Com o fim do regime totalitarista, se tornou secretário geral da Conferência Episcopal da República Tcheca, professor de Teologia da Universidade Carolina de Praga e consultor do Pontifício Conselho para o Diálogo com os Não-Crentes. Atualmente é presidente da Academia Cristã da República Tcheca, pároco da Igreja Universitária de São Salvador de Praga e diretor do Departamento de Estudos Religiosos da Universidade Carolina de Praga, além de integrar a Academia Europeia de Ciência e Artes. É autor de uma vasta obra teológica, da qual se destacam A Noite do Confessor, O Meu Deus é Um Deus Ferido e Paciência com Deus, que recebeu o prêmio de melhor livro teológico europeu.


EVENTO GRATUITO

*** Todas as pessoas inscritas receberão declaração de participação mediante presença ***

Sobre o produtor

Instituto Ciência e Fé | PUCPR

Comentários

Local

PUCPR
Rua Imaculada Conceição, 1155
Curitiba, PR

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.