App Sympla
Baixe agora

Arte Política como expressão dos tempos

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Arte Política como expressão dos tempos

Auditório Centro Ruth Cardoso - São Paulo, SP
26 de março de 2019, 19h-21h30

Inscrição

Gratuito
Grátis
Inscrições até 26/03/2019
Encerrado
LIBRAS (def.auditivo)
Grátis
Inscrições até 26/03/2019
Encerrado

Descrição do evento

"A arte imita a vida ou a vida imita a arte?", já questionava a célebre frase. Fato é que a arte expressa sua máxima força quando se mostra relevante, quando consegue tirar o espectador de sua inércia, quer seja pelo questionamento, pelo prazer ou pelo choque.

Esta aí um dos papeis fundamentais da arte: confrontar a realidade vivida, dissecando, ressignificando e apresentando-a sob diferentes perspectivas. Aqui encontra-se o campo que intersecciona Arte e Política, que denuncia essa mesma realidade para todo aquele que precisa ver, ouvir e sentir. Para registrar. Para não calar.

Nos dias atuais, se faz necessário o debate sobre a Arte Política como expressão dos tempos - como expressão da vida, como denúncia, como sentido e sentimento.

Três convidados muito especiais trarão as perspectivas do ARTISTA, do CURADOR e da INSTITUIÇÃO CULTURAL para conversar com todos sobre esse campo e sua relevância hoje.


CONVIDADOS

AGNALDO FARIAS
é professor doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi Curador Geral do Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, Curador Geral do Instituto Tomie Ohtake (2000/2012) e do MAM do Rio de Janeiro (1998/2000); Curador de Exposições Temporárias do MAC da USP (1990/1992). Foi Curador Geral da 29a. Bienal de São Paulo (2010), da Representação Brasileira da 25a. Bienal de São Paulo (1992) e Curador Adjunto da 23a. Bienal de São Paulo (1996). Também foi Curador Internacional da 11a. Bienal de Cuenca, Equador (2011) e do Pavilhão Brasileiro da 54a. edição da Bienal de Veneza (2011).

BRUNO ASSAMI
é Gestor organizacional com larga experiência no Terceiro Setor. Atuou no MASP; Instituto Tomie Ohtake; Instituto Itaú Cultural; ADG - Associação Brasileira dos Designers Gráficos, dentre outras. Atualmente, acumula os cargos de Diretor Executivo da Unibes Cultural, Diretor da Arena Cultural (projeto em fase de implementação), Conselheiro Cultural do Consulado de Portugal em SP e Representante da Fundação PROA para o Brasil. Graduado em RP e Máster em Tecnologia para a Educação, liderou no planejamento, implantação e estruturação de organizações e de projetos, na gestão estratégica e operacional.

SIMONE MICHELIN
artista visual, investiga a natureza do espaço público, enfocando a convergência entre Arte, Arquitetura, Comunicação e Tecnologia. Pertence à 2ª geração da Videoarte nacional, pioneira nas investigações em arte e tecnologia no Brasil. Expõe trabalhos e faz conferências desde os anos 1980. Doutora em Artes Visuais (EBA/UFRJ; CAIIA-STAR/UK). Recebeu o 6º Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, com “Lilliput”; RUMOS ITAÚ CULTURAL, menção honrosa”; Artista Pesquisador, MAC de Niterói; BOLSA RIOARTE em ARTE E TECNOLOGIA, SMC, RJ, entre outros. Publicou o livro "SIMONE MICHELIN, Luciferinas", com a retrospectiva de 30 anos de carreira. Deixou como legado na UFRJ a criação do curso de graduação em Artes Visuais (Escultura) da EBA.


Serviço
Quando: 26/03 - terça-feira
Onde: auditório do CRC -- Rua Pamplona, 1005
Horário: 19h00 às 21h30
Valor: GRATUITO

TRANSMISSÃO AO VIVO pela página do CRC no Facebook
Intérprete de LIBRAS no evento
Local acessível para cadeirantes.


Por favor, se não puder comparecer, cancele sua inscrição para dar lugar a outra pessoa.

Realização: Centro Ruth Cardoso
Apoio Institucional: Fundação Lemann

Sobre o produtor

Local

Auditório Centro Ruth Cardoso
Rua Pamplona, 1005, Jardim Paulista
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.