App Sympla
Baixe agora

Arquitetura Sustentável: Construindo um Mundo Novo

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Arquitetura Sustentável: Construindo um Mundo Novo

Unibes Cultural - Auditório - São Paulo, SP
23 de agosto de 2019, 18h-19h30

Inscrição

Arquitetura Sustentável
Grátis
Inscrições até 23/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

Quais são os novos olhares sobre o papel da arquitetura e do desenho urbano na saúde e bem estar das pessoas e na busca por um desenvolvimento mais sustentável?  A discussão coloca em pauta a relevância dos projetos para concretizar a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos no âmbito da ONU, por meio da apresentação e trazendo assuntos atuais como biomimética.


Painelistas


Alessandra Araujo 


Designer de inovação, bióloga com grande experiência em sustentabilidade. Facilitadora de inovação através da co-criação com biomimética. Profissional de Biomimética, pelo Biomimicry 3.8 que desenvolveu uma metodologia de criação chamada Biomimicry Thinking, desde 2012. Fui responsável por gestão de projetos e de sustentabilidade da GCP Arquitetura & Urbanismo por 14 anos. Realizo várias consultorias para Design Inspirado na Natureza. Idealizei e liderei a criação do projeto Votu Hotel, inteiramente conceituado e desenvolvido com biomimética. Um grande case brasileiro de Biomimética. Realizei curso de Urbanismo Sustentável na Schumacher College - Inglaterra e Gestão Responsável para a Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral – Brasil. Atual mestranda em Master of Science in Biomimicry pela Arizona State University (ASU). Tenho experiência profissional em gestão de projetos nos setores de varejo, telecomunicações e design. Experiência no desenvolvimento de diagnósticos sociais e ambientais para áreas públicas, privadas no Brasil e exterior. Participação como autora de boas práticas para o CBCS – Conselho Brasileiro para Construção Sustentável. Facilitadora para co-criação e inovação inspirada na natureza para organizações e instituições. Professora de Biomimética da AA (Architectural Association - Londres) Amazon Visiting School. Professora de Biomimética na Echos Escola de Design Thinking, Escola de Botânica e também para o Master Ecological Design Thinking da Schumacher College na Inglaterra. Participação como palestrante de Biomimética em diversos eventos. Elaboração de workshops e cursos para aprendizado e prática de Biomimética. Mentora para equipes de projetos com bioinspiração para o Biomimicry Design Challenge. Co-Fundadora Biomimicry Brasil. Fundadora do bio-inspiration


Mariana Malufe Spignardi 


Experiência multinacional (América, Europa, Asia, Oceania) de mais de 14 anos em projetos de impacto social e ambiental positivo. Implementa iniciativas de sustentabilidade de forma eficaz e pragmática. Encoraja o diálogo entre as esferas pública, privada, não governamental e acadêmica, respeitando a dinâmica e a diversidade dos envolvidos. Responsável por elaborar, implementar, desenvolver e monitorar estratégias de sustentabilidade e programas inovadores de gestão de resíduos, eficiência energética, gestão da água, e redução de emissões de Gases de Efeito Estufa-GEE com forte atuação na cadeia de fornecedores. Viabilizou a primeira certificação LEED ND - Leadership in Energy and Environmental Design Neighborhood Development na América Latina e a primeira certificação AQUA Bairros e Loteamentos do Rio de Janeiro. Vencedora do Prêmio Destaque da Odebrecht Realizações Imobiliárias, 2013 – meio ambiente, também foi responsável pela agenda de meio ambiente do projeto vencedor do Prêmio ADEMI RJ, 2014 – meio ambiente. Especializou-se em algumas das mais renomadas universidades no Brasil, EUA e Europa, atuou em estratégias corporativas de sustentabilidade buscando reduzir o impacto ambiental de produtos e empresas, com interação na cadeia de fornecedores e demais envolvidos.  É consultora e professora. Ministra palestras/cursos sobre cidades sustentáveis, implementação de ODS em comunidades/organizações, ciclo de vida das ideias (inovação) e consumo consciente. Desenvolve conteúdos relacionados à estes temas e está envolvida em discussões internacionais sobre Cidades Sustentáveis e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ONU.


Carol Piccin


Gestora Ambiental pela FSP/USP, MBA em Gestão da Sustentabilidade Empresarial pela FGV/SP, atua há mais de 15 anos na administração de projetos com foco em reduzir impactos ambientais, contribuindo para gerar impactos sociais positivos fomentando uma economia consciente. 

Criou a materioteca, um catálogo de materiais e tecnologias sustentáveis que serve como base para projetos de arquitetura/design, a partir de critérios de sustentabilidade. 

É diretora da MateriaLAB, empresa que utiliza o tripé pesquisa/tecnologia/design para auxiliar marcas a desenvolverem projetos sustentáveis e comunicarem melhor agregando valor de mercado e atuando em propósito educativo.


 


Moderador:


Rodolfo Viana - Gerente sênior de Sustentabilidade Corporativa da BASF e diretor-presidente da Fundação Espaço Eco


Rodolfo Viana é Gerente de Sustentabilidade Corporativa da BASF para América do Sul e Diretor Presidente da Fundação Espaço Eco, instituição criada e mantida pela BASF que presta consultoria e desenvolve projetos voltados à sustentabilidade dos negócios.

Formado em Direito pela USP, Rodolfo tem especialização em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas/SPaulo e MBA em Operações pelo IBMEC/Rio.

Antes de ingressar na área de Sustentabilidade, Rodolfo atuou nas áreas de impostos, planejamento, finanças, logística, desenvolvimento de novos negócios e foi Gerente Geral em multinacionais dos setores químico e farmacêutico, no Brasil, na Alemanha e Espanha.



Informações Gerais:


CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Adulto

CATEGORIA: Painel

ACESSIBILIDADE: Cadeirante / Libras

ODS 11  - Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

Sobre o Fórum Virada Sustentável 2019


Negócios de impacto, mobilidade urbana, economia colaborativa, economia circular, moda sustentável, mudanças climáticas, meio ambiente e inovação social, entre outros temas, fazem parte do Fórum Virada Sustentável 2019, uma ocupação de dois dias inteiros na Unibes Cultural, com mais de 50 atividades, 150 palestrantes, onde você poderá saber tudo que há de novo sobre respostas e soluções para os desafios contemporâneos da Humanidade, além, é claro, de muita arte e celebração. O evento integra a programação oficial da Virada Sustentável - São Paulo 2019.


SUJEITO À LOTAÇÃO.

TOLERÂNCIA DE 10 MINUTOS DE ATRASO.

Sobre o produtor

Virada Sustentável

Somos um movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, que tenham em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade. Conheça a programação completa em: viradasustentavel.org.br

Local

Unibes Cultural - Auditório
Rua Oscar Freire, 2500, Pinheiros
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.