App Sympla
Baixe agora

Arduino Day Rio de Janeiro 2018

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Arduino Day Rio de Janeiro 2018

Estácio - Campus Nova América - Rio de Janeiro, RJ
05 de maio de 2018, 10h-17h

Ingressos

Palestra - Eixo Sustentabilidade
Grátis
Vendas até 04/05/2018
Encerrado
Palestra - Eixo Arte
Grátis
Vendas até 04/05/2018
Encerrado
Mesa - Eixo Educação
Grátis
Vendas até 04/05/2018
Encerrado
Palestra - Eixo Negócios
Grátis
Vendas até 04/05/2018
Encerrado
Palestra - Eixo Saúde
Grátis
Vendas até 04/05/2018
Encerrado
Oficina - Another Blink in the Wall -"1"
Grátis
Vendas até 05/05/2018
Encerrado
Oficina - Another Blink the Wall -"2"
Grátis
Vendas até 05/05/2018
Encerrado
Oficina - Fazendo um bot do telegram
Grátis
Vendas até 05/05/2018
Encerrado
Oficina - DuinoBlocksll
Grátis
Vendas até 05/05/2018
Encerrado
Exposição
Grátis
Vendas até 05/05/2018
Encerrado

Descrição do evento

Arduino é uma placa fabricada na Itália utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a robótica mais acessível a todos. Todos os anos as comunidades de makers e entusiastas ao redor do mundo se juntam num evento de um dia dedicado a troca e compartilhamento de ideias e projetos utilizando o Arduino, este evento ficou conhecido mundialmente como - Arduino Day. No Rio de Janeiro o HUB de Inovação na UFRJ promoverá no dia 5 de maio de 2018 na Estácio do Shopping Nova América com uma programação que durará o dia inteiro.
*******************PROGRAMAÇÃO*******************
*Abertura*
- Palestras

10h - 11h - Eixo Sustentabilidade
- Thiago Alberto Ramos Gabriel Engenheiro de Controle e Automação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (PA), mestrado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia (RJ) e doutorando em Inteligência Artificial pela COPPE (RJ). Engenheiro, Professor Universitário, CEO Galileu Automação Eletrônica, com vasta experiência em consultoria de implantação e suporte de sistemas automatizados. Atuação no levantamento de processos, migração de dados, treinamento operacional e parametrização de acordo com a necessidade do cliente. Áreas de interesse: inteligência Artificial e Computacional, com atuação em temas como: redes neurais, lógica nebulosa, sistemas especialistas, machine learning, deep learning. -Gabriel R. Caldas de Aquino
Mestre em Informática (PPGI-UFRJ), e Bacharel em Ciência da Computação (IM-UFRJ). Atualmente é doutorando em Informática e membro do Laboratório de Redes e Multimídia (NCE-UFRJ). Também atua no gerenciamento de backbone da UFRJ (TIC-UFRJ). Sua linha de pesquisa é Análise de Dados para redes de dispositivos inteligentes no contexto da Internet das Coisas.

11h - 12h - Eixo Arte
- Igor Abreu
Igor Abreu é artista com pesquisa em instalações interativas, arte eletrônica e programação criativa. Foi professor integrante da equipe de multimídia da escola NAVE - Núcleo Avançado em Educação, programa educacional do Oi Futuro. Participou como expositor no evento Circo Digital 2013 com a instalação sonora Simbinoise e em 2016, foi selecionado para a Mostra Livre de Artes do Circo Voador, com a instalação interativa ILUME. Em setembro de 2017 realizou a instalação LUMUS no Galpão Ladeira das Artes. Colaborou como um dos curadores do evento Espaço Sideral, realizado em 2017 no CCBB Rio, e é um dos curadores do Multiverso, festival de programação criativa que será realizado nos meses de setembro e outubro de 2018 no Oi Futuro Flamengo.


- Caio Cesar Chacal
Caio Cesar Chacal é artista visual, professor e desenvolvedor, com atuações nos campos da arte urbana e cultura digital. Desenhista costumaz na infância e posteriormente hacker autodidata. Quando estudante, participou da criação do laboratório de arte e tecnologia no Núcleo de Arte e Novos Organismos (NANO/UFRJ), foi professor de Artes Visuais do Colégio Pedro II e mais atualmente participou da criação do Laboratório de Atividades, no Museu do Amanhã.

13:30h - 14:30h - Eixo Educação
- Rubens Lacerda Queiroz
Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-1996), especialização em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PGTIAE-UFRJ-2015) e Mestrado em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/NCE/UFRJ-2017), na área de concentração Informática, Educação e Sociedade.


- Izabel Goudart
Educadora e artista visual que atua na educação básica, formação inicial e continuada de docentes e na pesquisa e desenvolvimento de metodologias e projetos colaborativos que articulam arte, ciência, tecnologia e educação. É docente do Colégio de Aplicação da UFRJ e coordenadora do Laboratório de Aprendizagem em Rede Aprender Brincando (LACOR). Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Mestre em Educação pelo Proped UERJ, possui licenciatura em Química e formação livre em artes, realiza estágio pós-doutoral em Arte e Tecnologia no Media Lab UFG

14:30 - 15:30 - Eixo Negócios
- Gabriel Bastos
Técnico eletrônico formado pelo Cefet-RJ e futuro engenheiro eletrônico pela UFRJ. Co-founder da Evaa, uma startup criada em 2017 voltada para o ramo de gestão integrada a novos conceitos de tecnologia. Atuou no mercado na parte de desenvolvimento de projetos eletrônicos voltados para sensoriamento. Desde 2013, têm desenvolvido diversos projetos com Arduino para diferentes aplicações, desde científicas até aplicações de mercado. Participou também de várias Hackathons como competidor, mentor e organizador.

15:30 - 16:30 - Eixo Saúde
-
Beatrice Terço
Designer formanda em Design - Mídia Digital pela PUC- RIO. É pesquisadora PIBIT/CNPQ de tecnologias assistivas para tetraplégicos. Foi estagiária do LIFE de 2013 a 2015. Seu projeto de conclusão de curso Ândria abordou questões da Astrologia artificial através da metodologia prática reflexiva aplicada em design de interação. Suas áreas de trabalho são design de interação, arte, tecnologias assistivas e interfaces físicas.
- Oficinas
10h - 11h - "Another Blink in the Wall - 1"
- Rio Hacker Space
Oferecida por Bruno Horácio, Gabriel Bastos, Igor e Wanderson Trindade. Fazendo alusão ao exemplo mais simples da computação física, será demonstrado de maneira didática como fazer o Arduino interagir com o mundo exterior ligando e desligando luminárias e equipamentos usando módulos de Redes. Essa oficina tem como objetivo quebrar a barreira do iniciante com o uso de Arduino, comentando brevemente sobre conceitos de eletônica e elétrica.
Nível: Iniciante.
11h - 12h - "Another Blink in the Wall - 2"
- Rio Hacker Space
Oferecida por Bruno Horácio, Gabriel Bastos, Igor e Wanderson Trindade. Fazendo alusão ao exemplo mais simples da computação física, será demonstrado de maneira didática como fazer o Arduino interagir com o mundo exterior ligando e desligando luminárias e equipamentos usando módulos de Redes. Essa oficina tem como objetivo quebrar a barreira do iniciante com o uso de Arduino, comentando brevemente sobre conceitos de eletônica e elétrica.
Nível: Iniciante.
14:30 - 15:30 - "Fazendo um bot do telegram, abrir seu portão do condomínio"
- Carlos Henrique
Apaixonado por coding, adepto ao lema "Keep Learning" e developer na @globo.com. Vamos mostrar como um bot, que lhe tajudará a não usar mais a chave para abrir o portão.
Nivel: Intermediário.


15:30 - 16:30 - "DuinoBlocksII: Ferramenta de programação visual para iniciantes em robótica"
- José Augusto Mendes
Este workshop apresenta o DuinoBlocksII (DBKII), uma ferramente de programação visual voltada para a robótica educacional baseado em placas Arduino e de Tecnologias livres (e gratuitas). Tem como o objetivo o apoio ao ensino/aprendizagem de lógica de programação e o despertar do pensamento computacional, além de ser um facilitador na introdução de robótica para iniciantes e entusiastas da prática. O workshop trará também uma atividade envolvendo um emulador de circuitos online (Tinkercad), onde a programação será implementada no DBKII e executada no emulador de circuitos.
Nível: Iniciante.


- Exposição
*Encerramento*
(Em Breve)
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1534100020032107/
Para mais informações:



Sobre o produtor

HUB de Inovação da UFRJ

O Hub é um lugar - físico e virtual - que pretende reunir indivíduos, cidadãos e consumidores que atuam ou pretendem atuar nesse cenário de construção de uma Nova Economia, onde o conhecimento é livre, o desenvolvimento e a construção de soluções e produtos são facilitados, as fronteiras estão diluídas, as coisas são ressignificadas, a conectividade é intensa, os ativos são compartilhados, as forças produtivas colaboram, as tecnologias são democratizadas e a criatividade é a linguagem comum. O modelo proposto é baseado, então, em uma lógica de reunião e convergência de competências, conhecida nos registros recentes como espaço maker e fab labs. Nestes, coletivos de atores se reúnem com o objetivo de interagir, resolver problemas, gerar conhecimento e discutir caminhos para a implementação de práticas produtivas com menor impacto ambiental e maior eficácia operacional.

Local

Estácio - Campus Nova América
Rua Macedo Costa, 126, Inhaúma
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.