App Sympla
Baixe agora

ALC Experience (Online)

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

ALC Experience (Online)

Evento online
19 de setembro de 2019, 19h30-20h30

Ingressos

Inscrição
Grátis
Vendas até 19/09/2019
Encerrado

Descrição do evento

“O principal objetivo da educação nas escolas deve ser criar homens e mulheres capazes de fazer coisas novas, não apenas repetir o que outras gerações já fizeram” (Jean Piaget)

Depois de duas formações de facilitadores realizadas no Brasil, o Agile Learning chegou em BH. Esse é um evento para quem quer saber mais sobre o ALC: como funciona, pra quem é, quais os princípios norteadores, o que é árvore ágil, como aplicar... Um momento para aprofundar na teoria por trás da metodoologia. Se você acredita em um outro jeito de fazer educação, essa experiência é para você.


O que são ALCs?

Agile Learning Centers (ALCs) são uma rede global de microescolas e outras iniciativas educacionais que utilizam ferramentas ágeis para potencializar a educação autodirigida.

O primeiro ALC surgiu na cidade de Nova York em 2013, após alguns testes com ferramentas ágeis terem sido feitos na Manhattan Free School, hoje ALC-NYC. Em seguida, o time fundador levou a ideia para uma incubadora de projetos de transformação social, a Emerging Leaders Labs. Desde então, o modelo se consolidou e novos projetos floresceram, primeiro nos Estados Unidos e depois na América Central, na Europa e em outras localidades.

Em 2018, a rede conta com 57 projetos em diferentes continentes.

O que é Agile Learning?

Agile Learning ou Aprendizagem Ágil é a mistura da educação autodirigida com os métodos ágeis. É um conjunto de princípios e técnicas para fortalecer o aprendizado que pode ser aplicado em qualquer lugar, desde uma escola até uma ONG, empresa ou universidade.

Três princípios sustentam nossa filosofia de aprendizagem:

- Autodireção: pessoas aprendem naturalmente. Quando somos estimulados a seguir nossas paixões, somos capazes de aprender anos de conteúdo em semanas só porque fizemos uma escolha consciente. E ainda aprendemos a fazer escolhas.

- Cultura intencional: criamos um ambiente onde as pessoas sentem que fazem a diferença. Como seres sociais, atingimos o ápice do nosso potencial em comunidades nas quais conseguimos cultivar escuta e pertencimento.

- Ferramentas ágeis: usamos métodos concretos para materializar esses ideais. Essas ferramentas promovem feedbacks imediatos e visíveis, autogestão efetiva, clareza de propósito e rapidez para evoluir a partir das mudanças.

FACILITADORES:

Alex Bretas Cofundador do ALC São Paulo, o primeiro ALC brasileiro, e membro-fundador da teya, um ecossistema de inovação em aprendizagem. Autor dos livros "Doutorado Informal" E "Kit Educação Fora da Caixa", escreve e oferece palestras sobre aprendizagem autodirigida. Facilitou a primeira formação de facilitadores em Agile Learning no Brasil. Juliana Machado Cofundadora do ALC São Paulo, formada em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em teorias de ensino aprendizagem pelo COGEAE (PUC-SP). Trabalha como educadora há mais de 15 anos, desenvolvendo currículo e material de apoio para os cursos que ministra. Formou-se psicanalista pelo IBCP o que foi fundamental para ampliar seu entendimento a respeito dos percursos humanos. Acrescentou ao seu percurso a formação de educadora sistêmica pelo IDESV e estudou futurismo e novas economias, tornando-se fluxonomista, no curso idealizado por Lala Deheinzelin. Marcelle Xavier Facilitadora, designer de experiências, escritora, publicitária formada pela UFMG, e cofundadora da REMA LAB Marcelle Xavier trabalha desde 2014 com facilitação de inovação sistêmica, design de experiências de conexão e criação de comunidades. Utiliza no seu trabalho ferramentas advindas da Teoria U, Design Thinking, CNV, Thinking Environment, Transition Design, Art of Hosting, Transition Towns, Scrum, Agile Learning, Economia Colaborativa, Criatividade Quântica e Constelações de sistemas.

Sobre o produtor

Marcelle Xavier

Me dedico a promover espaços onde haja conversas de qualidade, pensamento sistêmico e desenvolvimento de ações capazes de lidar com a complexidade dos tempos emergentes.

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.