App Sympla
Baixe agora

Água & Saneamento: Não deixar ninguém pra trás

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Água & Saneamento: Não deixar ninguém pra trás

Unibes Cultural - UCULT 360º - São Paulo, SP
22 de agosto de 2019, 18h-20h

Ingressos

Água & Saneamento
Grátis
Vendas até 22/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

Na edição de 2019 do Fórum Virada Sustentável, a Rede Brasil do Pacto Global foi convidada a participar como anfitriã do painel sobre água, tema no qual vem atuando fortemente nos últimos anos, por meio do seu Grupo Temático “Água & Saneamento”. No painel, serão discutidos quais são os principais entraves para o atingimento das metas previstas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) no Brasil. Será discutida a importância da mobilização e criação de projetos em parceria entre diferentes setores (setor privado, ONGs, governo e sociedade civil) para alcançarmos as metas do ODS 6.

Painelistas


Benedito Braga - Presidente da SABESP

Graduado em engenharia civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), Benedito Braga é mestre em Hidrologia pela Stanford University e em Hidráulica pela USP, além de ser PhD em Recursos Hídricos, também pela Stanford University. Foi secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, de janeiro de 2015 a maio de 2018; copresidente do Comitê Organizador Internacional do Fórum Mundial da Água, em Brasília e na Coréia, nos anos de 2018 e 2015, respectivamente; e presidente do referido comitê na França, em 2012. Atualmente, é presidente honorário do Conselho Mundial da Água (World Water Council - WWC), do qual foi presidente de 2012 a 2018. Braga foi, ainda, presidente do Conselho Intergovernamental do Programa Hidrológico Internacional da Unesco, de 2008 a 2009; presidente da Associação Internacional de Recursos Hídricos (International Water Resources Association - IWRA), de 1998 a 2000, bem como diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), de 2001 a 2009. Entre suas atividades docentes, foi professor da Escola Politécnica da USP, de 1980 a dezembro de 2018.. É autor de mais de 200 artigos técnico-científicos e 25 livros e capítulos de livros no tema da gestão de recursos hídricos publicados em vários idiomas. Em 2002, recebeu o Crystal Drop Award da International Water Resources Association em reconhecimento à sua contribuição à gestão de recursos hídricos em nível mundial. Em 2009 recebeu a Honorary Membership da American Water Resources Association e o Prêmio Flavio Terra Barth da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Em 2011 recebeu o Honorary Diplomate da American Society of Civil Engineers pela ampla e destacada atuação na área de recursos hídricos.


Richard Lee - Head of Sustainability at Cervejaria Ambev


Richard é head de Sustentabilidade da Cervejaria Ambev e ingressou na companhia em 2013 como trainee. Com passagem pelas áreas de marketing e inovação tecnológica, atualmente lidera iniciativas de sustentabilidade, diversidade e a água AMA, o primeiro negócio social da Cervejaria Ambev. É formado em direito pela Fundação Getúlio Vargas, gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado pela New York University.


Stela Goldenstein - São Paulo Representative at IFC - International Finance Corporation 


Stela Goldenstein atua na gestão de projetos ambientais, urbanos e de recursos hídricos. Foi Secretária de Meio Ambiente, tanto do Estado como do Município de São Paulo. Presidiu o CONSEMA e o CADES, foi conselheira da SABESP, CONDEPHAAT, SPTrans, COHAB, CDHU, SABESP, CETESB. Desenvolveu programas de planejamento regional e ambiental, urbanização de favelas, gestão urbana de águas e de serviços urbanos. Foi consultora para o planejamento ambiental estratégico de empresas, dirigiu a Ong Águas Claras do Rio Pinheiros, participa do Conselho Consultivo da Ong Akatu, da COMGAS e da O.S. Poiesis e preside a Ong ORBE/SFX. É a Coordenadora no Brasil do 2030 Water Resources Group, entidade vinculada ao Banco Mundial e ao IFC.


Thiago Augusto Terada - Gerente de Responsabilidade Social Corporativa na Aegea Saneamento


Coordenador do GT de Água do Pacto Global. Formado em Relações Internacionais pela PUC, possui MBA em Negócios Globais e Sustentabilidade na ALTIS, na Itália. Possui vasta experiência em Sustentabilidade e Relações Governamentais em diferentes setores, como químicos, saneamento e cosméticos. Atualmente, lidera as questões de Responsabilidade Social na AEGEA, empresa que atua no setor de água e saneamento em 49 municípios e atende mais de 7 milhões de pessoas no Brasil.


Moderadora


Renata Ruggiero Moraes - Diretora Presidente no Instituto Iguá


Formada em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP) e com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ao longo dos últimos 19 anos, atuou como executiva à frente das áreas de Sustentabilidade, Comunicação e Desenvolvimento Organizacional de grandes empresas, tais como Banco Real (atual Banco Santander) e Racional Engenharia. Participou da criação da Ideal Invest, fundo de investimento de impacto, voltado para o financiamento da educação superior no Brasil. Também atuou na liderança de projetos de sustentabilidade junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e foi sócia-fundadora e presidente do Projeto LACE, organização sem fins lucrativos com foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do lazer, arte, cultura e educação. Ao longo dos últimos 2 anos, assumiu a direção executiva do Instituto Reciclar, tendo sido responsável pela transição de seu modelo de atuação e pela gestão de seu fundo endowment. Atualmente, é Diretora Presidente do Instituto Iguá de Sustentabilidade, que tem como missão contribuir para a universalização do saneamento no Brasil, por meio da promoção da inovação no setor e da educação para o desenvolvimento sustentável.



Informações Gerais


CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Adulto

CATEGORIA: Oficina

ACESSIBILIDADE: Cadeirante / Libras

ODS 6 - Água Potável e Saneamento

 

Sobre o Pacto Global

 

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países. A Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003, e hoje é a terceira maior do mundo, com mais de 800 membros. Os mais de 30 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção e ODS (esta última para engajar as empresas em relação à Agenda 2030).

 

Sobre o Fórum Virada Sustentável 2019


Negócios de impacto, mobilidade urbana, economia colaborativa, economia circular, moda sustentável, mudanças climáticas, meio ambiente e inovação social, entre outros temas, fazem parte do Fórum Virada Sustentável 2019, uma ocupação de dois dias inteiros no Unibes Cultural, com mais de 50 atividades, 150 palestrantes, onde você poderá saber tudo que há de novo sobre respostas e soluções para os desafios contemporâneos da Humanidade, além, é claro, de muita arte e celebração. O evento integra a programação oficial da Virada Sustentável - São Paulo 2019.


SUJEITO À LOTAÇÃO.

TOLERÂNCIA DE 10 MINUTOS DE ATRASO.

Sobre o produtor

Virada Sustentável

Somos um movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, que tenham em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade. Conheça a programação completa em: viradasustentavel.org.br

Local

Unibes Cultural - UCULT 360º
Rua Oscar Freire, 2500, 5º andar, Sumaré
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.