App Sympla
Baixe agora

ABA - Formação básica para aplicadores em TEA e DI - RJ

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

ABA - Formação básica para aplicadores em TEA e DI - RJ

Espaço Terapêutico Psi - Rio de Janeiro, RJ
25 de janeiro de 2019, 18h - 03 de fevereiro de 2019, 17h

Descrição do evento

Programação do Curso de APLICADOR DE INTERVENÇÃO BASEADA EM ABA

 

 

Professores responsáveis: Dra. Aída Teresa dos Santos Brito e Dr. Lucelmo Lacerda

Conteúdo programático[1]:

 

A­ Medição

A­01 Preparar para coleta de dados.

A­02 Implementar procedimentos de medição contínua (e.g., frequência, duração).

A­03 Implementar procedimentos de medição descontínua (e.g., intervalo parcial ou total, amostra temporal momentânea).

A­04 Implementar procedimentos de registro de produto permanente.

A­05 Inserir dados e atualizar gráficos.

 

B­ Avaliação

B­01 Descrever o comportamento e o ambiente em termos observáveis e mensuráveis.

B­02 Conduzir avaliação de preferências.

B­03 Auxiliar em procedimentos individualizados de avaliação (e.g., baseado em currículo, desenvolvimento, habilidades sociais).

B­04 Auxiliar em procedimentos de avaliação funcional.

 

C­ Aquisição de Habilidades

C­01 Identificar os componentes essenciais de um plano de aquisição de habilidades.

C­02 Preparar a sessão como descrito no plano de aquisição de habilidades.

C­03 Usar contingências de reforçamento (e.g., reforçamento condicionado e incondicionado, esquemas contínuos e intermitentes).

C­04 Implementar ensino por tentativas discretas.

C­05 Implementar procedimentos de ensino naturalísticos (e.g., ensino incidental).

C­06 Implementar procedimentos de encadeamento via análise de tarefa.

C­07 Implementar treino de discriminação.

C­08 Implementar procedimentos de transferência de controle de estímulos.

C­09 Implementar procedimentos de retirada de estímulo (esvanecimento).

C­10 Implementar procedimentos de ajuda e retirada de ajuda.

C­11 Implementar procedimentos de generalização e manutenção.

C­12 Auxiliar no treinamento de parceiros relevantes (e.g., familiares, cuidadores, outros profissionais).

 

D­ Redução de comportamento

D­01 Identificar os componentes essenciais de um plano de redução de comportamento.

D­02 Descrever funções comuns do comportamento.

D­03 Implementar intervenções baseadas em modificações de antecedentes tais como operações motivadoras / estabelecedoras e estímulo discriminativo.

D­04 Implementar procedimentos de reforçamento diferencial (DRA, DRO).

D­05 Implementar procedimentos de extincao.

D­06 Implementar procedimentos de crise / emergência de acordo com protocolo.

 

E­ Documentação e Relato

E­01 Relatar outras variáveis que podem afetar o comportamento do cliente (e.g., doença, mudança, medicação).

E­02 Produzir anotações de sessão objetivas descrevendo o que ocorreu durante sessões.

E­03 Comunicar efetivamente com o supervisor.

E­04 Obedecer aos requisitos legais e regulatórios relevantes e de requisitos de relato do local de trabalho (e.g., denúncia mandatória de abuso e negligência).

E­05 Obedecer aos requisitos legais, regulatórios e do local de trabalho referentes a registro, arquivo e transporte de dados.

 

F­ Conduta Profissional no âmbito de Prática

F­01 Descrever o papel do TCR no sistema de provisão de serviços.

F­02 Responder adequadamente aos comentários/feedback e manter ou melhorar

desempenho. (Pode ser avaliado através de observação com foco no elemento "responder apropriadamente a feedback").

F­03 Comunicar com parceiros relevantes (e.g., familiares, cuidadores, outros profissionais) de acordo com autorização.

F­04 Manter limites profissionais (e.g., evitar relações secundárias, conflitos de interesse, contatos de mídia social).

F­05 Manter a dignidade do cliente.



[1] Os conteúdos têm como base as orientações curriculares do BACB para a formação de aplicadores (RBT) – somam 40 horas.


O número de vagas é limitado, pois diversos conteúdos práticos serão simulados com acompanhamento e feedback.

Entre um fim de semana e outro de curso haverá testes diários sobre o conteúdo estudado.

Após o último dia de curso haverá também mais uma semana de testes diários para complementação da aprendizagem e composição da carga horária.

Importante: O LOCAL DO EVENTO NÃO DISPÕE DE  RAMPA DE ACESSIBILIDADE

Sobre o produtor

Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo - NATEA

Local

Espaço Terapêutico Psi
Rua Conde de Bonfim, 310, Cobertura, Tijuca
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.