A VIDA DIVINA - UMA VISÃO DA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL DA HUMANIDADE

INEDE - Belo Horizonte, MG
02 de julho de 2018, 19h30-21h

Compartilhar:

Ingressos

Inscrição
Grátis
Vendas até 02/07/2018
Encerrado

Descrição do evento

Convidamos para o Lançamento do livro

“A Vida Divina - Uma visão da evolução espiritual da humanidade”

Uma das obras capitais do influente pensador Sri Aurobindo (1872 – 1950). Indiano de nascimento. Diplomou-se em Literatura, Línguas e História pelo King’s College, em Cambridge, Inglaterra.

Aos 25 anos tornou-se um revolucionário líder do Partido Nacionalista Indiano, antecedendo Gandhi na luta para libertar seu país do jugo britânico. Depois de preso, em 1910 afastou-se da cena política e se dedicou ao conhecimento espiritual como uma força interior necessária à luta política.

Sri Aurobindo argumenta em sua vasta obra que a evolução do homem e do universo é um processo permanente e inacabado e que uma nova consciência, a supra-mente universal, precisa emergir rompendo o véu que a recobre porque ela já existe como possibilidade. Seus ensinamentos partem dos antigos sábios da Índia: por trás das aparências existe a realidade de um ser e uma consciência, um si de todas as coisas, um todo eterno. A matéria - diz ele -pode evoluir em planta, animal e vida humana somente porque foi impulsionada por uma compulsão interior presente em tudo.

Sri Aurobindo afirma que o objetivo de sua obra é criar uma base e um caminho para desnudar uma verdade maior além da mente, acessível à alma e à consciência humanas”.

Na obra ‘A Vida Divina’, que agora será lançada em português no Brasil, Sri Aurobindo aborda as grandes questões que sempre estiveram no centro da indagação humana: a origem, a natureza, o sentido e o destino da manifestação universal, e o papel crucial que nela desempenha a consciência humana. Partindo sempre de um enfoque multiangular, e utilizando as ferramentas de uma lógica e um rigor intelectual extremados, colocados a serviço de uma visão profunda e de vasta abrangência, ele aponta para a realidade da dimensão espiritual subjacente à manifestação universal, e que é a um só tempo sua causa, sua razão de ser e seu destino. Ao fazê-lo, ele integra e harmoniza as diferentes experiências formuladas pelo pensamento filosófico e metafísico, seja do Ocidente, seja do Oriente, ao mesmo tempo em que nos introduz à sua visão das auroras do futuro.

Na palestra de lançamento, será lido um trecho do livro, seguido de um diálogo com os participantes. A minuciosa tradução da obra para a língua portuguesa foi feita pela baiana Aryamani, estudiosa da obra de Sri Aurobindo, e que conduzirá os eventos. Desde 1979, Aryamani vive em *Auroville, cidade-laboratório planejada para a experimentação e pesquisa em unidade humana, inspirada nos ensinamentos de Sri Aurobindo.

Aryamani estará contanto um pouco sobre a comunidade AUROVILLE.

*Auroville se localiza no sul da Índia e foi planejada para abrigar 50000 habitantes, número considerado suficiente para que este experimento em UNIDADE HUMANA adquira a sua dimensão plena. É apoiada e reconhecida pela Unesco como “um instrumento de educação capaz de corresponder às enormes necessidades de nossa época, ligando Oriente e Ocidente” e como “um importante programa cultural internacional”.  (Assembleia Geral da Unesco, Paris, 1970)

Acompanhe nossa programação através do site www.inede.com.br e redes sociais.

Sobre o produtor

Comentários

Local

INEDE
Rua Suassuí, 274, Carlos Prates
Belo Horizonte, MG

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.