A Evolução dos Ecossistemas de Startups de Software: Um Modelo de Maturidade. Tese Doutorado

Google Campus - São Paulo, SP
02 de maio de 2017, 14h-19h

Compartilhar:

Inscrição

Entrada Gratuita
Grátis
Inscrições até 02/05/2017
Encerrado

Descrição do evento


Resultado da revolução tecnológica das últimas décadas, vários ecossistemas de startups de software surgiram ao redor do globo. Acelerados pela Internet, pela onipresença dos dispositivos móveis e pela abundância de serviços de nuvem, empresas de software com modelos de negócio escalável, conhecidas como startups, se tornaram o assunto da moda. 

Com empreendedores de tecnologia como seus principais agentes, alguns desses ecossistemas já existem há mais de 50 anos, enquanto outros são apenas recém-nascidos. Essa diferença no grau de evolução e maturidade torna a comparação de aglomerados de tecnologia um desafio. Mais ainda, se alguns ecossistemas querem evoluir para um estágio próspero e sustentável, ecossistemas nascentes precisam de uma visão clara de como desenvolver suas comunidades.

Esta tese apresenta nossa pesquisa baseada em um estudo de caso múltiplo em três diferentes ecossistemas, e foi dividade em três fases. Durante a primeira fase, nós analisamos o ecossistema empreendedor de Israel e, utilizando teoria fundamentada em dados, criamos um arcabouço conceitual que provê uma versão generalizada para mapear ecossistemas. Desenvolvemos, também, uma metodologia e um protocolo sistemático para entrevistas a serem usadas na análise de ecossistemas específicos.

A segunda fase da pesquisa foi realizada em São Paulo, com o objetivo de refinar e validar a metodologia e o arcabouço conceitual. Esta fase resultou na descoberta de como  é importante analisar a dinâmica e o processo de evolução dos ecossistemas, nos levando a criar um modelo de maturidade para ecossistemas de startups de software. O modelo de maturidade foi baseado no modelo conceitual que criamos, mapeando os fatores mais importantes que definem as características de um ecossistema.

Para validar e refinar o modelo de maturidade criado na segunda fase, realizamos um terceiro estudo de caso em Nova Iorque que contou com o feedback de mais de uma dezena de especialistas. Geramos um modelo de maturidade final, um guia prático para determinar o nível de maturidade de cada ecossistema. Com esse modelo, é possível não somente comparar diferentes ecossistemas, como também identificar lacunas e propor ações práticas e personalizadas que podem resultar em melhorias significativas e levar ecossistemas ao próximo nível de desenvolvimento.

Sobre o produtor

Daniel Cukier

Comentários

Local

Google Campus
Rua Coronel Oscar Porto, 70 - Paraíso, São Paulo - SP, , 70
São Paulo, SP

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.