App Sympla
Baixe agora

A Collage e o Surrealismo - por Bruno Barnabé

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

A Collage e o Surrealismo - por Bruno Barnabé

Espaço Plexi - São Paulo, SP
17 de junho de 2019, 19h30-21h

Inscrição

Ingresso
Grátis
Inscrições até 17/06/2019
Encerrado

Descrição do evento

Galeria Plexi convida para o Dialogo sobre a Collage Contemporânea.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O dialogo apresenta uma proposta investigativa sobre o que é collage e o poder da linguagem sobre os movimentos artísticos que refletem na sociedade contemporânea.

A ideia é discutir as Formas de quebrar a unidade em pedaços e recompô-la em novos arranjos nas ciências humanas e na filosofia, particularmente na antropologia estrutural de Claude Lévi-Strauss, compondo uma indiferenciada união entre ciência e arte, são próprias desta época e inauguram uma nova direção do pensamento.

Para refletir:
"Max Ernst afirmará que “a técnica da colagem é a exploração sistemática do encontro casual ou artificialmente provocado de duas ou mais realidades estranhas entre si sobre um plano aparentemente inadequado, e um cintilar de poesia que resulta da aproximação dessas realidades”. (ERNST, 1974)"

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Sobre o artista: Bruno Barnabé
Bruno Barnabé é collagista, educador e pedagogo, nascido em Indaiatuba e radicado na cidade de São Paulo desde 2005. Materializa suas pesquisas epistemológicas através da sobreposição de resíduos gráficos e fotográficos que coleta em suas explorações pelo mundo. Barnabé encontrou a collage em 2005, período em que frequentou a Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna (AAMAM) e conheceu integrantes do movimento surrealista paulistano. Estudou gravura e desenho experimental em Londres, onde descobriu a monotipia. De volta ao Brasil, estudou com o artista, pensador e poeta Sergio Franceschi Lima, considerado o maior especialista em surrealismo em nosso país. Com trabalhos publicados em diversos periódicos nacionais e internacionais, Barnabé já expôs individualmente em 2017, na Biblioteca Central Cesar Lattes, da Unicamp, em Campinas e também na Galeria Recorte, em fevereiro de 2018.

Sobre o mediador: Kin Jin
KinJin expressa sua percepção do mundo contemporâneo através da Artes Visuais. Sua obra, traduzida pela técnica e linguagem da colagem, é uma experiência imagética e interpretativa através da mistura de símbolos, figuras, mediações e a estética para uma nova concepção espontânea. A subjetividade das suas imagens é a pesquisa por vários exemplos que a história da arte expõe como; o surrealismo, o construtivismo e o dadaísmo, contemplando o mundo contemporâneo que rodeia o cotidiano da sociedade moderna. O deslocamento, a fragmentação e a justaposição das imagens são algumas possibilidades KinJin leva o espectador a criar uma forma de pensamento e uma manifestação fundamental para a realidade atual.

Sobre o produtor

Espaço Plexi

Seja bem vindx! Somos um local que promove a interação entre as pessoas. Nosso fio condutor é a co-criação e a criatividade; um hub criativo para a geração de uma nova economia. Somos uma rede de pessoas com propósitos verdadeiros que juntos geram impacto; transformam. Nós criamos espaços que transformam o jeito de trabalhar. São espaços amplos e confortáveis que possibilitam uma vivência de bem estar e produtividade. Venha com a gente compartilhar os seus conhecimentos!

Local

Espaço Plexi
Rua Patizal, 76, Vila Madalena
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.