App Sympla
Baixe agora

4º Encontro - Tema: Arborização Urbana

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

4º Encontro - Tema: Arborização Urbana

CEULP ULBRA - Palmas, TO
18 de abril de 2018, 19h30-21h30

Inscrição

Inscrição
Grátis
Inscrições até 18/04/2018
Encerrado

Descrição do evento

  

DIÁLOGOS DA SUSTENTABILIDADE - 2º EDIÇÃO

 

PROGRAMAÇÃO DO 4º ENCONTRO

 

Data: 18 de abril de 2017 (quarta-feira)

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Auditório do Ceulp Ulbra (Av. Joaquim Teotônio Segurado, 1501, Plano Diretor Sul, Palmas/TO)

 

Realização: CBN Tocantins

 

TEMA CENTRAL: ARBORIZAÇÃO URBANA: UMA AGENDA NECESSÁRIA

A arborização urbana tem sido uma preocupação constante de ambientalistas e urbanistas em todo Brasil. Entretanto, as árvores não são apenas elementos importantes dos ecossistemas, mas também equipamentos urbanos multifuncionais, eficazes e de baixo custo. São parte importante dos ambientes e cidades saudáveis. Não trata-se somente de plantar árvores em ruas. O processo de arborização urbana é muito mais que isso. O paisagismo precisa deixar de ser visto como mera decoração e ser alçado ao seu potencial máximo: ferramenta de urbanismo com suas funcionalidades e mescla do natural com o construído. Para contribuirmos com a reflexão sobre políticas públicas de parques e jardins e assim ajudar a desenvolver suas funções sociais, prioridades e racionalidade técnica e econômica, o Diálogos da Sustentabilidade tratará do tema: Arborização Urbana e você é nosso convidado.

 

Contato: 3215-9504

 

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas. Acesse o link http://bit.ly/dsarborizacao

Certificado de 2h - O certificado de participação será emitido e enviado (em pdf) por e-mail após o evento.

 

PROGRAMAÇÃO

 

18h30 às 19h30 - Recepção dos participantes

 

19h30 - Abertura por Júlio Prado - Âncora da CBN Tocantins

 

19h40 - Fala do consultor técnico do projeto

 

RAMIS TETU

Engenheiro Agrônomo pela Esalq - USP e Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental pela UFT. Sócio Diretor da Desenvolverde Meio Ambiente, atua com sua empresa há 27 anos no Tocantins em projetos e obras de planejamento e recuperação ambiental, conservação de solo e água, paisagismo e arborização urbana. Diretor de Parques e Jardins de Palmas em 2011. Presidente do Congresso Brasileiro de Arborização Urbana de 2013. Colunista de sustentabilidade da Rádio CBN Tocantins e Jornal do Tocantins desde 2011, é palestrante e consultor em diversas temáticas desta área.

 

19h50 - Diálogos com especialistas

 

MEDIAÇÃO:

 

 

 

JÚLIO PRADO

Jornalista pelo Centro Universitário do Triângulo Mineiro. Especialista em gestão de conteúdo e produções nos segmentos de Rádio, TV, Impresso e Mídias Digitais. Coordenou a cobertura de Grandes Eventos para TV e Rádio como a Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo no Brasil 2014, além de produções nacionais e internacionais para programas de TV como Globo Repórter, Fantástico e Jornal Nacional. No segmento de meio ambiente, foi Vencedor do Prêmio Jornalismo Ambiental promovido no Brasil pela Rede de TV Americana CNN em 2002, Prêmio Nacional de Jornalismo promovido pela Agência Nacional das Águas. Atualmente é Coordenador da Rádio CBN Tocantins e âncora do Jornal CBN Tocantins na emissora.  

 

ESPECIALISTAS:

 

KENNIANE NOGUEIRA

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT/2001), especialização em Planejamento Urbano e Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT/2006) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UNB/2009). Atualmente é Professora Assistente I e Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Luterano de Palmas/TO (CEULP/ULBRA). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável.

 

RENATO TORRES PINHEIRO

Graduado em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa (1992), doutorado em Ecologia Conservação e Manejo de Vida Silvestre na Universidade de Alicante, Espanha (1999) e pós-doutorado em Biodiversidade no Instituto Cavanilles de Biodiversidade e Biologia Evolutiva, Universidade de Valencia, Espanha (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins onde leciona na graduação em Medicina, Engenharia Ambiental e Arquitetura, no mestrado em Biodiversidade, Ecologia e Conservação, mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas e Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da UFT. Realiza pesquisas relacionadas ao conhecimento e conservação da Biodiversidade e Ecologia Urbana. Coordenou a elaboração do Diagnóstico, Plano e Manual de Arborização Urbana de Palmas.

 

WALFREDO ANTUNES DE OLIVEIRA FILHO

Graduado em Arquitetura da FAU/UCG, com especialização em Paisagismo sob Waldemar Cordeiro e Transportes Urbanos (TRANSCOMET/Bélgica). Mestre em Ciências na área de Planejamento Regional e Urbano pela Escola de Economia da Universidade de Londres. Doutorando em Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da ULisboa(Portugal). Ocupou funções públicas de direção relacionadas à Planejamento, em Goiás, Tocantins e Governo Federal. Tem diversificados trabalhos profissionais na área de sua especialidade, é Co-Autor do Plano Urbanístico original de Palmas(TO) e Professor Assistente no Curso de Arquitetura da UFT. Atualmente exerce Consultoria à Câmara Municipal de Palmas, sobre o novo Plano Diretor do Município e sua regulamentação e instrumentos legais complementares.

 

21h30 - Término

Sobre o produtor

Local

CEULP ULBRA
Av. Joaquim Teotônio Segurado, 1501, Plano Diretor Sul
Palmas, TO

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.