App Sympla
Baixe agora

3º Meetup DevOps & Cia Sorocaba

R. da Penha, 1181 - Sorocaba, SP
26 de outubro de 2019, 08h30-14h

Ingressos

R$ 0,00

Vip
Grátis
Vendas até 25/10/2019
0

Descrição do evento

Agenda

Infraestrutura como Código - Integrando o Terraform com o Ansible

9h - 9h40

Eduardo Fonseca (Itau)

A apresentação será focada em como integramos ferramentas de provisionamento de infraestrutura junto com ferramentas de gerenciamento de configuração de maneira efetiva e prática.

DevSecOps - Colocando segurança na esteira

9h40 - 10h20

Diego Gabriel Cardoso (GFT)

Resumo: O futuro das empresas passa pelas constantes transformações digitais e, para isso, é fundamental manter aplicações que atendam às exigências dos clientes e, sobretudo, seguras. Nesse cenário, nasceu o conceito de DevSecOps, descrevendo um conjunto de práticas para integração entre as equipes de desenvolvimento de software. Nesta palestra, entenderemos mais sobre conceitos e como aplicar DevSecOps na prática. Provocaremos discussões “saudáveis” sobre o modelo tradicional de desenvolvimento e este modelo ágil que está trazendo uma grande mudança de paradigma na construção de aplicações.

Coffee Break

10h20 - 10h50

Porque ninguém é de ferro

Oferecido pela -- Liga-Ágil

Introdução ao OpenShift

10h50 - 11h30

Hector Vido (4 Linux)

Infraestrutura como Código, é um conceito extremamente relacionado à filosofia DevOps. E uma infraestrutura baseada em códigos declarativos não somente aproxima o Dev e Ops, como traz diversas vantagens, como redução de tempo/processos manuais que estão sujeitos a erros e podem colocar as operações em risco. Quando falamos em infraestrutura como código, existem diversas ferramentas que trabalham em cima deste conceito, e muitas delas atuam juntas para englobar soluções mais completas,e por isso sera apresentado conceitos por trás de Infraestrutura como Código, com alguns exemplos práticos. Topicos relacionados: provisionamento e gerenciamento de configuração. Ferramentas abordadas: Vagrant, Packer, Terraform e Ansible

Como foi o case de implementar a cultura DevOps em uma empresa como o Mercado livre

11h30 - 12h10

Gabriel Policante Araújo (Mercado Livre)

Irei contar como foi o inicio da implementação de uma cultura DevOps em uma empresa de grande porte como o Mercado Livre. Contarei como foi o inicio, as resistências, a dificuldade de membros da mesma equipe em vários países diferentes (Argentina, Brasil, Chile, México, Uruguai e USA) e as aceitações de como é o verdadeiro trabalho em equipe e não somente a “automação” das coisas. Passando a visão de como foi mudar aplicações monolíticas para container e a visão para começar a programar a infraestrutura. Vamos passar nossa experiência contando um case que foi implementar uma pipeline, desde a parte de gestão de branch do github, passando por analise de código com o Sonarqube, a criação da pipeline automatica usando Jenkins e ansible, finalizando o deploy no EKS utilizando helm ( kubernetes da AWS ). Uma palestra bem descontraída e divertida, uma conversa informal que atenda todos os públicos (desde quem está começando até a parte de gestão de TI), para isto irei utilizar a experiência em lecionar e transmitir conhecimento de forma simples e direta..

Sobre o produtor

Marcos Vinicius Rezende

Comentários

Local

R. da Penha, 1181
Rua da Penha, 1181, Centro
Sorocaba, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.