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3º CURSO ON LINE DE INTRODUÇÃO À NAVEGAÇÃO SEM INSTRUMENTOS - INSPIRADO NA ABORDAGEM DOS... (Cópia)
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3º CURSO ON LINE DE INTRODUÇÃO À NAVEGAÇÃO SEM INSTRUMENTOS - INSPIRADO NA ABORDAGEM DOS... (Cópia)

26 abr - 2022 • 19:00 > 31 mai - 2022 • 21:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Este curso tem o objetivo introduzir os princípios da arte de navegar sem instrumentos inspirado na abordagem dos Polinésios, ou seja, sem uso de bussola, GPS e nem sextante, seja para orientação como para navegação estimada. No formato on line será organizado em 6 encontros semanais de 2 hs. No fim de cada aula haverá orientação de observação do céu e entre aulas haverá atividades de observação do céu noturno e do Sol, além de outros exercícios de observação. No início de cada aula haverá um momento para relato de observações semanais. Durante alguns módulos haverá exercícios em grupo de planejamento de navegação sem instrumentos.

Programação:

 6 encontros: 26/4, 03/5, 10/5, 17/5, 24/5, 31/5 de 2022

 

INTRODUÇÃO E BUSSOLA ASTRONÔMICA- ORIENTAÇÃO PELAS ESTRELAS, LUA E PLANETAS                                                   

Apresentação do curso e presentes

Como usar uma bussola astronômica para se localizar?

Encontrando os pontos cardeais pela observação das constelações

Como saber a hora observando o movimento da Lua

Ritmos dos diversos planetas visíveis a olho nu (Mercurio, Venus, Marte, Jupiter e Saturno)

 

exercício entre módulo:

- Montar uma bussola astronomica

- Observação da Lua, constelações e planetas durante a semana

 

 

HISTÓRIA DA NAVEGAÇÃO POLINÉSIA E EXPEDIÇÃO HOKULEA

Relato das observações durante a semana

História da Navegação sem instrumentos -Navegação Polinésia

A experiência na expedição Hokulea/Brasil

Observação de direção de ondas, swell, marés e ventos predominantes

 

exercício entre módulos:

- Observação da Lua, constelações e planetas durante a semana

 

BUSSOLA ASTRONOMICA – ORIENTAÇÃO PELO SOL

 

Relato das observações

Encontrando os pontos cardeais pela observação do Sol

Amplitude

Analema

Como saber a hora observando o movimento do Sol

Sol do Meio Dia

 

Exercício entre módulo:

- Observação do Sol do Meio dia, nascer e pôr do Sol.

- Caminhar usando o sol como referência durante o dia, achando os pontos cardiais;

 

LATITUDE ESTIMADA

 

Relato de observações durante a semana

Como saber sua latitude pela observação das estrelas?

Medindo o ângulo entre o horizonte e estrelas/planetas usando as mãos

Estrelas zenitais e circunavegantes

Meridiana do Sol

 

Exercício entre módulo:

- Observar sua estrela zenital

 

INDICADORES BIOLÓGICOS E NAVEGAÇÃO EM DIAS NUBLADOS

 

 Relato de observações durante a semana

 Observação de nuvens e previsão de tempo a partir do conhecimento dos Caiçaras

 Observação de aves e comportamento terra-mar

 

Exercício entre módulo:

- Observação de nuvens e da direção dos ventos durante a semana

 

 

NAVEGANDO NA VIDA SEM INSTRUMENTOS

 

relato das observações

Desenvolvendo qualidades e percepção da natureza

Vivendo na era da incerteza e medo do futuro – navegação estimada

Para onde vou? Quais meus instrumentos?

Navegação e autodesenvolvimento

 

exercício entre módulo:

- Observação da Lua, constelações e planetas durante a semana

 

 

LONGITUDE ESTIMADA

 

  Relato de observações durante a semana

  Longitude pela observação do movimento das estrelas (método Craprun)

  Experiência de navegação estimada

   

Exercício entre módulo:

- Observação do movimento de uma estrela ao longo da semana

 

PLANEJANDO UMA ROTA E NAVEGAÇÃO ESTIMADA

 

 Relato de observações durante a semana

 Calculo da velocidade sem instrumentos

 Estimativa do tempo percorrido sem relógio-Sol, Lua e estrelas

 Distancia estimada e correção de rota

 Exemplo da expedição:” Sansboussole” e “Hokulea”


DOCENTES:

Pedro Jovchelevich

Engenheiro agrônomo com mestrado estudando a influência dos ritmos da Lua na agricultura; astrônomo amador a mais de 25 anos; docente de astronomia para alunos de escolas waldorf; responsável por mais de 30 cursos “Semeador de estrelas- Ritmos astronômicos na Agricultura Biodinâmica” em diversos estados; Navegador terrestre, Stand up e velejador a mais de 10 anos. Estudioso da navegação sem instrumentos a partir da abordagem dos Polinésios (membro da Sociedade Polinésia de Navegação) e formado em Navegação de Emergência pela Starpath Navegation School-EUA. Coordenador do curso Navegação sem instrumentos.

Alexey Bevilacqua,

Biólogo com atuação na área de conservação e sistemas de gestão de riscos para áreas naturais remotas. Sócio-fundador da KANALOA VA’A em 2003. Desde então envolvido na difusão da prática e aperfeiçoamento pessoal associado a milenar cultura e filosofia Polinésia, junto a equipes competitivas e corporativas. Morou na Big Island em 2012; remador dos Clubes Hui Nalu, Kai ‘Opua e Kai ‘Ehitu nas temporadas de 2012, 2015 e 2016. Membro da Polynesian Voyaging Society e da tribulação da Hōkūle’a, responsável pela logística da LEG16, travessia do Atlântico ao Brasil, em 2016.

Elio Somaschini Crapun – físico de formação, empreendeu duas voltas ao mundo em solitário, sendo que a segunda se estendeu por sete anos. Na Polinésia aprendeu a navegação sem instrumentos e desenvolveu novo método de calculo da longitude com observação das estrelas associado a simples relógio. -

Gabriel Lima

Psicólogo, facilitador de processos de aprendizagem transformadora com a natureza e instrutor de expedições em ambientes naturais remotos. Gabriel cresceu entre a floresta e o mar de Ilhabela, morou e trabalhou na África do Sul, Holanda, Estados Unidos e São Paulo. Estudou no Schumacher College, Emerson College, Outward Bound e com Allan Kaplan. É também coordenador no Brasil da Formação Internacional Social Innovation: Entrepreneurship, Design and Development. Como consultor para a transformação de sistemas sociais complexos trabalha, atendendo clientes nos três setores.

Shirley Pacheco de Souza

Oceanógrafa formada pela UERJ, mestre e doutora em Ecologia pela UNICAMP (ênfase em Ecologia Humana e Etnoecologia).

Professora nos cursos de Meio Ambiente e Aquicultura do IFSP - Campus Caraguatatuba desde novembro de 2010.

Coordena o Projeto Etnometeorologia Caiçara, que registra o conhecimento dos caiçaras sobre a previsão do tempo.

Participa de grupo de pesquisa em Cetáceos no litoral norte de SP, associado ao Projeto Baleia à Vista.

Coordena voluntariamente o “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias” em São Sebastião, SP, desde 2002 pelo Instituto Terra e Mar (ONG da qual é uma das fundadoras).

Participa desde 2007 de pesquisas em Etnobiologia, realizadas com pescadores artesanais ao longo da costa brasileira, vinculadas ao Fisheries and Food Institute (FIFO).

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Política de reembolso ou cancelamento do seu evento

O curso somente será realizado se houver um número  mínimo de alunos, portanto faça sua inscrição com antecedência. Caso não tenha o mínimo de alunos, 3 dias antes da realização do curso o mesmo poderá será adiado.

Uma vez iniciado, o curso não mais será cancelado, a não ser por motivos alheios ao controle da organização do curso.

Se por algum motivo o curso for cancelado será devolvido o valor da inscrição

Acima de 30 vagas será gerado uma lista de espera para um próximo curso.

OBS: vale destacar que a o Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito ao reembolso por desistência, descontada a taxa de serviço, em até 7 dias corridos, contados a partir da data da compra




Termos e políticas

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Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

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* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Pedro Jovchelevich

Agrônomo com mestrado estudando a influência dos ritmos da Lua na agricultura; astrônomo amador a mais de 25 anos; docente de astronomia para alunos de escolas waldorf; Navegador terrestre, Stand up e velejador a mais de 10 anos. Estudioso da navegação sem instrumentos a partir da abordagem dos Polinésios (membro da Sociedade Polinésia de Navegação) e formado em Navegação de Emergência pela Starpath Navegation School-EUA.

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