App Sympla
Baixe agora

2º Seminário de Formação de Trabalhadores da Rede de Proteção à Criança e Adolescente

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

2º Seminário de Formação de Trabalhadores da Rede de Proteção à Criança e Adolescente

Câmara Municipal de Porto Alegre - Porto Alegre, RS
05 de fevereiro de 2019, 18h - 15 de fevereiro de 2019, 22h

Inscrição

Inscrição
Grátis
Inscrições até 25/01/2019
Encerrado

Descrição do evento

Após o sucesso do Seminário de Formação de Trabalhadores da Rede de Proteção à Criança e Adolescente, estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso, voltado à capacitação de candidatos interessados em concorrer ao posto de Conselheiro Tutelar em 2019. A atividade é promovida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Porto Alegre, com carga horária de 40 horas. 

A iniciativa, proposta pelo vereador Claudio Janta, foi acatada pela presidência da comissão e é coordenada por conselheiros e ex-conselheiros tutelares de Porto Alegre. Estão previstas palestras visando a capacitação de acordo com as exigências legais, com ênfase na legislação específica que rege as atribuições dos conselheiros e recomendações internacionais das quais o Brasil é signatário e que subsidiam as políticas de proteção.

Quando: 4 a 15 de fevereiro (data alterada!)

Horário: 18h às 22h

Local: Câmara Municipal de Porto Alegre (sala 301 e 303, no 3º piso)

CURSO GRATUITO! Garanta a sua inscrição aqui e participe.



PROGRAMAÇÃO 

04/02 - Segunda-feira                                                                   

18h - Abertura Oficial do 2° Seminário, com a participação de representação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

18h45 -   “Conselho Tutelar, as Meninas e a Violência de Gênero”, com Dra. Aline Kerber - Socióloga, Especialista em Segurança Pública e da Coordenação do Movimento Mães e Pais Pela Democracia.

05/02 - Terça-feira

18h - “ Conselheiro/a Tutelar e os limites da sua relação com as mídias, Órgão e Autoridades Públicas relacionadas ao tema da Proteção da Criança e do Adolescente”, com Dr. André Flores - Advogado, Especialista em Direito Público, ex-conselheiro tutelar, ex-corregedor dos Conselheiros Tutelares de Porto Alegre.

06/02 - Quarta-feira

18h - “Exploração Sexual e Crimes Virtuais”, com Dr. Júlio Alfredo Almeida - Promotor de Justiça.

07/02 - Quinta-feira

18h - “70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Proteção para Crianças e Adolescentes”, com Dr. Marcos Rolim, Jornalista, Doutor e Mestre em Sociologia, Pesquisador e ex Deputado Estadual e Federal.

08/02 - Sexta-feira

18h - “Proteção para Crianças e Adolescente e o papel do Conselho Tutelar e a Rede de Proteção”, com Conselheiro Jeferson Machado - Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do RS e ex-conselheiro e Pedagoga Maria Celeste Silva - Especialista em Psicologia e Políticas Públicas e Pós-graduada em Criança e Adolescente, ex-presidente da Câmara de Vereadores de POA e ex-conselheira tutelar.

11/02 - Segunda-feira

18h - “Justiça Restaurativa e Círculos de Restauração”, com M. Jarbas Pitaguary Machado Pires- Assistente Social, Especialista em Mediação de Conflitos e Mestre em Reabilitação e Inclusão.

12/02 - Terça-feira       

18h - “O Mapa da Violência Contra a Juventude”, com Dr. Alberto Kopittke - Advogado, Mestre em Ciências Criminais e Dr. em Políticas Públicas.

13/02 - Quarta-feira

18h - “Histórico do Estatuto da Criança e do Adolescente”, com Dra. Claudia Barros – Defensora Pública.

14/02 - Quinta-feira

18h - “Políticas Públicas para a Juventude”, com Felipe Tisbierek - Coordenador de Unidade de Políticas Públicas para a Juventude UPPJ/PMPA.

15/02 - Sexta-feira

18h - “Justiça Restaurativa”, com Dra. Fabiana do Nascimento de Oliveira - Graduada em Serviço Social, Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela PUC-RS. Foi servidora do Tribunal de Justiça do RS, integrando a CPR JIJ - Central de Práticas Restaurativas do Juizado da Infância e da Juventude de POA, no período compreendido entre Abril de 2003 à Dezembro de 2012. Participou do processo de implementação da Justiça Restaurativa no Estado do RS. Atualmente é Assistente Social, responsável pelo Núcleo de Qualificação Profissional, da Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania da Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul.

21h  Solenidade de Encerramento do 2º Seminário com a entrega dos certificados aos participantes efetivos.

Sobre o produtor

CCJ e vereador Clàudio Janta

Local

Câmara Municipal de Porto Alegre
Avenida Loureiro da Silva, 255, Sala das Comissões, Cidade Baixa
Porto Alegre, RS

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.