O evento já encerrou...
2º Congresso Internacional de Saúde Mental da Família
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

2º Congresso Internacional de Saúde Mental da Família

8 abr - 2022 • 08:00 > 9 abr - 2022 • 19:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

APRESENTAÇÃO DO EVENTO

 

O 2° Congresso Internacional de Saúde Mental da Família pretende discutir a saúde mental dos diversos membros de uma família, pautando-se no olhar e na prática multidisciplinar, tendo como intuito contribuir para o desenvolvimento da qualidade dos serviços de saúde mental.

 

Público-alvo: Profissionais e acadêmicos da área da saúde e de humanas.

 

As inscrições são limitadas e podem encerrar antes do prazo estabelecido.

 

 

TEMÁTICAS PRESENTES NO EVENTO:

 

  1. A comunicação familiar: promotora de saúde mental X adoecedora - Profª. Dra. Verônica Borges Kappel - UFTM - Minas Gerais -Brasil
  2. Políticas públicas e atenção à saúde mental da população LGBTQIA+ - Me. Henrique Ciabotti Elias - USP - São Paulo - Brasil
  3. Quando a família necessita de intervenção do judiciário – a rede de proteção - Ma. Fernanda Schieber Saúde Vilas Boas de Oliveira Jota - UNB - Distrito Federal - Brasil 
  4. “Fim do mundo” – experiências ao viver uma gestação interrompida - Profa. Dra. Miriam Tachibana - UFU - Minas Gerais - Brasil 
  5. Impacto dos maus-tratos no desenvolvimento humano - Dra. Tatiana Paradella-Bradley - University Northen Kentucky - Kentucky - EUA
  6. A fé como estratégia de cuidado em saúde mental – Ma. Luciana Macedo - Universidade de São Paulo - USP - São Paulo - Brasil
  7. Quando a morte nos visita: o luto durante a pandemia da COVID-19 – Dra. Sandra Rodrigues de Oliveira - PUC RIO - Rio de Janeiro - Brasil
  8.        Educação com afeto: caminhos para a saúde mental infantil - Dr. Luis Grijó dos Santos - Portugal
  9.  A prática terapêutica centrada na família - Ma. Carla R Lage - University of South Austrália - Austrália Meridional - Austrália

 

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

 

 Envio de resumos:

 

Período de 10/01/2022 a 11/03/2022 – prazo final para as inscrições de resumo até às 23h59min. Não serão aceitos resumos após esta data em nenhuma hipótese.

 

Os envios dos resumos serão via e-mail: [email protected]

 

O autor apresentador deverá estar inscrito no evento, cadastrado, no momento da submissão do resumo.

 

Título do e-mail: Resumo Sessão coordenada OU Resumo e-pôster.

 

O comprovante de pagamento do evento deverá ser anexado no ato da submissão do resumo. (Nota: A não observação deste comprovante implicará na exclusão do resumo).

 

Quando a pesquisa envolver seres humanos ou animais e haja a necessidade de avaliação de questões éticas, é obrigatório incluir o Parecer Consubstanciado digitalizado, anexado no momento da submissão do resumo via e-mail. (Nota: resumos que não observarem este item não serão avaliados).

 

Ao submeter o resumo, o autor/apresentador deverá incluir no corpo do e-mail de inscrição o e-mail e contato telefônico (DDD + telefone celular) de todos os coautores a fim de otimizar a divulgação entre os autores quando o arquivo dos Anais do evento for publicado. (Nota: caso o resumo não seja aprovado, esses dados serão desconsiderados).

 

O autor responsável pela submissão do resumo receberá a resposta via e-mail.

 

 

CRITÉRIOS PARA ENVIO DE RESUMOS:

 

O resumo deverá ser enviado no formato Microsoft Word (DOC ou DOCX).

 

É permitido o número de até cinco (05) autores por resumo.

 

Cada participante poderá apresentar apenas um trabalho como autor principal na modalidade sessão coordenada. Não há limite de inscrição como coautoria em qualquer modalidade (e-pôster e sessão coordenada).

 

O texto deve ser redigido em língua portuguesa, com fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento simples entre linhas. Não haverá serviço de tradução ou de revisão textual dos resumos. O conteúdo dos resumos é de inteira responsabilidade dos autores. Há um modelo disponível nesta página.

      

        Acessar o link para verificar o modelo.

      https://drive.google.com/drive/folders/1GSreS5yW3qy-qjQHpT2du_-pW5cIQPYg?usp=sharing 

 

Conter até mil (1000) palavras;

 

Não é permitida a inclusão de tabelas, figuras ou imagens no resumo.

 

Conter Introdução, Objetivo(s), Método, Resultados, Discussão, Conclusão ou Considerações Finais. As referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas de padronização bibliográfica da ABNT.

 

Título (máximo de 12 palavras) em negrito e em caixa alta;

 

Deverá conter ao menos três (03) descritores/palavras chaves (DeCS – Descritores em Ciências da Saúde/ MeSH – Medical Subject Headings). Os trabalhos de outras áreas (humanas; sociais) com intersecção com a área de saúde podem utilizar outros descritores indexados.

 

Todos os resumos recebidos serão avaliados por uma Comissão Científica composta por membros indicados pela Coordenação Científica do evento.

 

Serão aceitos resumos de estudos do tipo:

 

  • Pesquisa (experimental, observacional, qualitativa, quantitativa);
  • Revisão de literatura;
  • Série de casos/Artigo de atualização;
  • Relato/Estudo de caso ou experiência.

 

 

MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO:

 

Sessão Coordenada

Sessões temáticas organizadas pela Comissão Científica do Congresso de acordo com os eixos propostos previamente. O intuito é discutir um mesmo tema a partir de diferentes perspectivas, abordagens teóricas e aplicações práticas. Cada sessão será formada por no máximo quatro participantes inscritos e com trabalhos aprovados, além de uma pessoa convidada pela Comissão Científica para coordenar a sessão e debater o tema. Os eventuais coautores dos trabalhos não precisam estar com a inscrição realizada no momento da submissão, visto que o certificado de apresentação será emitido ao primeiro autor (apresentador). Se desejarem, os coautores podem se inscrever como ouvintes neste evento.

O 2º Congresso Internacional em Saúde Mental da Família espera receber submissões de trabalhos que apresentem contribuições significativas para a discussão dos eixos temáticos ligados à proposta do evento, tendo em vista a importância de discussões teóricas e iniciativas práticas que reforcem e favoreçam o cuidado em saúde mental e seu reflexo em todo o grupo familiar. As propostas de apresentação recebidas serão analisadas pelos membros da Comissão Científica na ordem de sua chegada. Cada trabalho será avaliado como “aceito”, “aceito com modificação” e “recusado”. Toda a comunicação entre Comissão Científica e participantes acontecerá por e-mail.

           

Sobre a apresentação: cada participante poderá submeter somente um trabalho como autor principal para as sessões coordenadas do Congresso, que acontecerão on-line e ao vivo. A apresentação deverá durar no máximo dez (10) minutos. Após as apresentações de todos os participantes, o coordenador da sessão abrirá espaço para discussões e perguntas acerca da temática, com duração máxima de 20 minutos. As perguntas e comentários do público ouvinte serão realizados por meio do chat, sob a responsabilidade do coordenador da sessão. O tempo total da sessão não pode exceder uma hora de duração a fim de se fazer cumprir a programação do Congresso.

            Não serão aceitas apresentações gravadas. Consideramos de extrema importância a presença de cada autor/apresentador nas sessões coordenadas para propiciar um momento de diálogo, troca e construção de conhecimento com os demais congressistas.

As apresentações deverão ser preparadas em Microsoft® PowerPoint e salvas em formato PDF em no máximo dez (10) telas. A primeira tela deve apresentar o nome do evento e logomarca, vínculo institucional, título do estudo em caixa alta e em negrito, nome do autor e coautores. A apresentação deve conter Introdução, Objetivo(s), Método, Resultados, Discussão, Conclusão ou Considerações Finais, e as referências bibliográficas principais do estudo.

            Os arquivos para a apresentação deverão ser enviados em formato PDF e no idioma português com antecedência. Para maior organização das sessões coordenadas, o prazo máximo para o envio do material será 23h59min do dia 28/03/2022 (segunda-feira) pelo e-mail [email protected] com o título Resumo Sessão Coordenada. Caso haja impossibilidade de apresentação pelo primeiro autor, um dos coautores poderá apresentar o trabalho, desde que a alteração seja comunicada com antecedência de cinco dias à organização do evento, além de o coautor precisar estar inscrito no evento. No dia da apresentação (08/04/2022 pela manhã), os slides serão reproduzidos nas salas virtuais pela equipe da Comissão Organizadora do Congresso, conforme o material disponibilizado pelos autores.


E-pôster

A modalidade de pôster eletrônico (e-pôster) é uma novidade do 2º Congresso Internacional em Saúde Mental da Família. Os congressistas que selecionarem essa modalidade não precisarão apresentar oralmente seus trabalhos, mas sim preparar pôsteres digitais que ficarão disponíveis durante todo o evento em um local posteriormente indicado pela Comissão Organizadora.

 

Sobre a apresentação: Os autores deverão montar a apresentação em um único slide em formato .ppt ou .pptx e depois salvar em PDF para enviar para o e-mail [email protected]. Configuração de tamanho de página: 14,29cm x 25,40cm (largura x altura). Orientação de página: Retrato. Tipo de fonte e tamanho de letra à escolha do autor. No entanto, sugerimos cautela para este item, pois a impossibilidade de leitura e/ou visualização do conteúdo do e-pôster é de responsabilidade do autor. É permitida a utilização de imagens e gráficos. Solicita-se incluir a logomarca do evento.

Para maior organização do evento, o prazo máximo para o envio do material será 23h59min do dia 28/03/2022 (segunda-feira) pelo e-mail [email protected] com o título Resumo e-pôster.

 


EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS:

 

  •  Temática central: Saúde mental da família.
  •  Eixos temáticos indicados para este Congresso. Indicar o eixo temático ao enviar o e-mail.
  • 1. Estratégias de cuidado em saúde mental
  • 2. Pandemia da COVID-19
  • 3. Intervenções da rede de apoio e proteção às famílias
  • 4. Políticas públicas e saúde mental
  • 5. Infância e adolescência
  • 6. Comunicação e dinâmicas familiares
  • 7. Perdas e lutos
  • 8. Transtornos mentais
  • 9. Família e promoção da saúde

CERTIFICADOS:

 

Será fornecido um (01) certificado ao participante/ouvinte que fizer check-in no evento.

 

Será fornecido um (01) certificado ao apresentador de trabalho na modalidade Sessão Coordenada, no qual constará o título do trabalho apresentado e os nomes de todos os coautores.

 

Os resumos serão publicados nos Anais do Congresso em formato eletrônico e com registro ISBN - em até 40 dias após o evento.

 

Todos os certificados serão enviados por e-mail.

 

 

DATAS:

 

Período para inscrição: 10/01/2022 a 07/04/2022

 

Período para envio de trabalhos: 10/01/2022 a 11/03/2022

 

Período de avaliação dos trabalhos: 01/03/2022 a 18/03/2022

 

Data máxima em que o responsável pelo trabalho receberá o parecer: 20/03/2022

 

Data limite para o envio do material completo a ser apresentado: 28/03/2022

 

Data em que ocorrerão as apresentações das Sessões Coordenadas: 08/04/2022 (período matutino)


                                                                                          OBSERVAÇÕES


Link logomarca: 

https://drive.google.com/drive/folders/1P4y313KDDGqD-OXlDKYkGCIuc9-6urUI?usp=sharing

Informações adicionais ou dúvidas poderão ser sanadas através do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp  (34) 99841 5070.

 

Para validações das inscrições de estudantes favor enviar o comprovante de escolaridade no e-mail: [email protected]





Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Cesam Centro de Estudos em Saúde Mental

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.