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1º Simpósio de Hemodinâmica Lamurgem

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Evento encerrado

1º Simpósio de Hemodinâmica Lamurgem

Hospital Geral - Cuiabá, MT
09 de novembro de 2019, 07h-18h

Inscrição

1º Simpósio de Hemodinâmica Lamurgem
R$ 30,00  (+ R$ 3,00 taxa)
em até 6x R$ 6,19
Inscrições até 01/11/2019
Encerrado
Total
R$ 0,00

Descrição do evento

1º Simpósio de Hemodinâmica da Lamurgem

É com muito orgulho que a Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência (LAMURGEM), promove o seu 1º Simpósio de Hemodinâmica, cujo intuito é propiciar um ambiente de educação continuada para os estudantes de medicina. Através de temas chaves e palestrantes experientes, convidamos você a participar conosco dessa troca de experiência, além de poder compartilhar conosco, alguns de seus trabalhos científicos e relatos de caso. Sim, isso mesmo!Você que se inscreveu no Simpósio, terá a oportunidade de submeter um trabalho científico a nossa comissão organizadora, a fim de contribuir mais ainda com nosso evento.

Para mais informações acesso nosso instagram (@lamurgemunic) ou nos mande um e-mail (lamurgemunic@gmail.com) e confira mais detalhes.


EDITAL PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

 

Este edital é referente ao envio de trabalhos para o I Simpósio de Hemodinâmica, a fim de serem selecionados para exposição e apresentação do resumo durante o evento. Os resumos serão revisados por uma comissão, e os trabalhos aceitos serão apresentados sob a forma de Banners. Os critérios para seleção dos melhores trabalhos irão considerar relevância clínica e científica e originalidade.

 

Art. 1º REGRAS GERAIS PARA ENVIO DOS TRABALHOS

 

1.1. Os resumos deverão ser enviados para o e-mail lamurgemunic@gmail.com. Propostas enviadas para outro e-mail, serão desconsideradas.

 

1.2. É necessário nomear-se o e-mail da seguinte forma: “Submissão de resumo Simpósio Hemodinâmica” no “Assunto” e descrição de todos participantes no corpo do e-mail.

 

1.3. Os trabalhos devem abordar, obrigatoriamente, temas relacionados à hemodinâmica.

 

1.4. Os arquivos devem ser enviados em formato PDF com o título da apresentação no nome do arquivo.

 

1.5. Serão aprovados apenas 10 (dez) trabalhos para apresentação no simpósio.

 

1.6. O certificado produzido sobre o resumo será reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos, sendo permitido, somente, alterações ortográficas após a aprovação do trabalho. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.

 

1.7. Dúvidas e eventuais casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora e Científica.

 

Art. 2º PRAZOS

 

2.1. O processo de submissão de trabalhos deverá seguir o seguinte cronograma:

 

2.1.1. 09/09/19: data de abertura para submissão de resumos;

2.1.2. 19/10/19: data final de submissão de trabalhos;

2.1.3. 02/11/19: resultados da avaliação, aceite e seleção pela Comissão Científica Julgadora;

2.1.4. Até 04/11/19: os apresentadores dos trabalhos selecionados deverão estar com suas inscrições no simpósio efetuadas e pagas. Caso contrário, o trabalho será desconsiderado e outro resumo poderá ser aprovado.

 

A Comissão Científica e Organizadora reserva-se no direito de alterar datas e prazos com aviso prévio.

 

Art. 3º: NORMAS PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

 

3.1. Serão aceitos trabalhos apenas nas seguintes categorias:

 

3.1.1 Relato de caso: apresentação de relato de caso que comprove relevância e validade científica.

 

3.1.2. Projeto de pesquisa: apresentação de linha de pesquisa concluída ou em andamento, que demonstre resultados coerentes e evidentes.

 

3.1.3. Revisão de literatura: apresentação de revisão de literatura de tema pertinente dentro do campo de estudo da hemodinâmica.

 

3.2. Não serão aceitos trabalhos que não se enquadrem nas categorias supracitadas.

 

3.3. Os trabalhos devem ser enviados em português.

 

3.4. Os resultados devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados.

 

3.5. Não serão aceitos trabalhos sem apresentação de resultados, não sendo admitidas justificativas como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados”.

 

3.6. As normas para formatação do resumo estarão dispostas no Anexo I deste edital

 

Art. 4º: INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS PARA A MODALIDADE BANNER

 

4.1. Os resumos selecionados deverão ser apresentados sob forma de Banner no dia  09 de novembro de 2019; Estes deverão ficar fixados nos locais e horários determinados pela comissão organizadora do evento.

 

4.2. O Banner poderá deverá ser confeccionado em português.

 

4.3. Todos os Banners deverão apresentar os seguintes itens: Título, Autores, Filiação/Titulação dos autores, Introdução com Justificativa, Objetivos, Métodos e Resultados (ou Descrição do Caso), Conclusões, Bibliografias (incluídas no formato Vancouver). Poderá conter gráficos, figuras e tabelas.

 

4.4. O horário para afixação será após a realização do credenciamento no período da manhã e a retirada deverá ser feita após as  17 horas do dia 09 de novembro de 2019;

 

4.5. As orientações relativas aos horários das apresentações serão feitas no ato de afixação do Banner. O autor deverá ser apto a apresentar o trabalho, em não mais do que 5 minutos, bem como esclarecer possíveis dúvidas. Também deverá assinar a planilha de apresentação que estará com a Comissão Científica.

4.7. A confecção e impressão, bem como afixação e retirada do Banner são de responsabilidade dos autores do trabalho.

 

4.8. A organização do Congresso isenta-se da responsabilidade de armazenamento dos Banners não retirados dentro do prazo devido.

 

4.9. As normas para confecção dos banners estão dispostas no Anexo II deste Edital.

 

Art. 5º: AUTORES

 

5.1. Serão permitidos o envio de apenas 1 (um) trabalho como autor principal.

 

5.2. Não há limites para inscrições de trabalhos como co-autor.

 

5.3. Há o limite de 6 autores mais orientador por trabalho, totalizando 7 pessoas.

 

5.4. O autor que submeter o trabalho deve estar inscrito e participar do evento.

 

Art. 6º: SELEÇÃO E PREMIAÇÃO

 

6.1. A seleção será realizada por uma Comissão Julgadora composta por, pelo menos, 2 (dois) avaliadores, cegos para os autores.

 

6.2. Os resumos enviados serão classificados de acordo com cada um dos seguintes os critérios abaixo relacionados:

 

6.2.1. Redação e estrutura: Inclui a organização, cumprimento das normas, capacidade de síntese, e clareza de apresentação;

 

6.2.2. Originalidade: Nova aplicação/contribuição ao conhecimento existente;

 

6.2.3. Metodologia científica;

 

6.2.4. Resultados;

 

6.2.5. Impacto e relevância do trabalho;

 

Obs: 6.2.3 e 6.2.4 não são aplicáveis aos relatos de experiência. Estes por sua vez serão avaliados quanto ao aspecto original, incluindo descrição de casos raros, comportamentos atípicos, ocorrência de evento adverso não descrito com o uso de terapêutica consagrada e/ou convencional, assim como formas inovadoras de diagnóstico e tratamento.

 

6.4. O melhor trabalho apresentado será premiado.

 

6.5. Em caso de ausência do apresentador, o trabalho será automaticamente desclassificado.

 

6.6. Cada acadêmico receberá um certificado individual de apresentação ou coautoria do trabalho.

 

6.7. Para o recebimento do certificado de apresentação do trabalho no evento, o apresentador deverá comparecer ao evento e ter 75% de presença no mesmo.

 

Art. 7º: MENÇÃO HONROSA DO MELHOR TRABALHO

 

7.1. A menção honrosa é instituída pelas Comissões Organizadora e Científica do I Simpósio de Hemodinâmica e se destina a profissionais e estudantes, autores do trabalho selecionado.

 

7.2. Será concedida premiação ao melhor trabalho apresentado dentre os trabalhos avaliados e constará no certificado aos autores. Os trabalhos serão julgados com base no texto escrito (Resumo enviado via endereço eletrônico) e na apresentação do Banner.

 

7.3. A divulgação dos trabalho premiado, bem como a premiação do mesmo, será realizada no decorrer da programação do I Simpósio de Hemodinâmica.

 

ANEXO I: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DOS RESUMOS:

 

(a) Formato: texto salvo em formato PDF.

 

(b) Configuração das páginas: Tamanho do papel: A4 (21cm x 29,7 cm) Margem superior: 3 cm Margem inferior: 2 cm Margem esquerda: 3 cm Margem direita: 2 cm

 

(c) Características do texto: Letra: Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento entre linhas: 1,5cm. Parágrafo justificado.

 

(d) Título: título original conforme submetido no resumo, em caixa alta, centralizado, em negrito, na primeira linha.

 

(e) Autores: na segunda linha, na ordem: autor principal, coautor(es) e orientador, segundo as normas de Vancouver; na linha abaixo, menção à instituição à qual pertencem.

 

(f) Texto do resumo: Deve ser redigido em corpo único e não deve exceder 2.500 caracteres com espaços, sendo limite de 250 caracteres para o título. O texto do resumo deve estar estruturado da seguinte forma: Introdução, Métodos, Resultados e Conclusões, devendo o texto ser objetivo e conciso com informações essenciais em cada uma de suas sessões.

 

Obs: A divisão acima não é obrigatória para Relatos de Caso, onde os ítens Métodos e Resultados são substituídos pela Descrição do Caso.

 

(g) As abreviaturas devem ser colocadas entre parênteses após a palavra completa aparecer pela primeira vez.

 

(h) A instituição ou instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, fontes financiadoras e agradecimentos NÃO devem ser mencionados no corpo do texto.

 

(i) Referências bibliográficas NÃO devem ser incluídas no texto.

 

(j) Não será permitida utilização de gráfico ou tabela no resumo.

 

Cuiabá, 09/09/2019.

Sobre o organizador

Liga Acadêmica de Urgência e Emergência- LAMURGEM

Local

Hospital Geral
Rua 13 de Junho, 2101, Centro Norte
Cuiabá, MT

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